segunda-feira, 8 de abril de 2024

Com 1-1 no marcador, Otamendi é derrubado dentro da área aos 81 minutos e o arbitro (e o VAR)?

A MDCSQT tratou de branquear mais um penalti roubado ao Benfica, fazem de tudo para não passar este lance nos resumos desse Derby, apelidado por todos como decisivo para a atribuição do titulo. 

A grande penalidade é a decisão arbitral com o qual o arbitro mais pode influenciar o resultado do jogo. Vejam lá a diferença que faz para o sucesso desportivo, ser ou não ser assinalado um penalti! 

Todos os jogadores sabem que a bola foi centrada para o Otamendi cabecear essa bola. O olhar do Coates e do Arthur Cabral denuncia aquilo que todos nós vimos, que se St. Juste não tem derrubado o Otamendi, este era o jogador melhor colocado para chegar a este cruzamento. Derrubar um atacante em falta dentro de área é obrigatóriamente lance para grande penalidade! Otamendi não se deixou cair, foi derrubado! O lance é bastante visível, todos vimos que foi atingido na perna pelo St. Juste ainda a bola vinha pelo ar. Otamendi não consegue finalizar porque foi derrubado antes sequer da bola chegar onde se encontrava. O VAR tinha a obrigação de avisar o arbitro disto.

Conseguem imaginar o cenário que teríamos hoje, caso o Artur Soares Dias tivesse assinalado penalti aos 81 minutos, caso Artur Soares Dias não fosse um anti-Benfiquista primário, ele na sua carreira assinalou mais penaltis desfavoráveis ao Benfica (-9) do que os que marcou a favor do Benfica (7). Incrível! Acontecer estes nºs agregados com um dos principais candidatos ao titulo em Portugal, após 47 jogos! Um clube que em 47 jogos apresenta um saldo positivo de 49 golos (102-53), é muito improvavel que possa ter cometido mais infrações na sua área defendiva do que as que ocorreram na área ofensiva (vejam a quantidade de vezes a mais que obrigatoriamente se tem de chegar a área adversária para conseguir obter um saldo positivo de 49 golos e não ocorrem penaltis)! Inacreditável os dados estatíscticos de Artur Soares Dias nos jogos do Benfica, então comparativamente aos jogos que apitou do FCP! É que em média, ele concede ao FCP 1 penalti a cada 6 golos marcados, mas já ao Benfica em média necessita de marcar 15 golos para finalmente ele ver algum penalti!

Os comentadores dizem que aos 31 minutos deveria haver cartão para Di Maria e Pote por quizílias.

O Artur Soares Dias, em vez de exibir cartões decidiu  somente advertir verbalmente os jogadores, pedindo-lhes contecção, percebeu que os adeptos pagaram bilhete para ver os artistas em campo. Há quem defenda amarelo para os ambos como na maioria das vezes os árbitros resolvem essas quizílias, outros defendem que tinha de ser vermelho direto para Di Maria, mas todos dizem que há haver cartões tinham de ser ambos advertidos por comportamente anti-desportivo. Depois de 2 minutos de paragem do jogo para acalmar os jogadores e de Artur Soares Dias ter conversado demoradamente com os jogadores a pedir calma e para se concentrarem no jogo, depois do Di Maria regressar a área, Pote voltou a provocar o Di Maria. Este 2º momento de provocação aos 34 minutos, inacreditávelmente passou sem o correspondente cartão por parte do Artur Soares Dias, que foi aqui completamente desrespeitado pelo Pote, que reincidiu no comportamento anti-desportivo como Pepe fez esta jornada, ao cometer uma 2 infração, depois de uma 1ª em que o arbitro já os tinha advertido. Todos estamos de acordo que reincidindo no comportamento anti-desportivo um jogador é bem expulso, assim sendo, como pode ser tolerado a não amostragem do vermelho por esta 2ª provocação do Pote, 1 minuto depois de ambos terem sido advertidos verbalmente pelo arbitro que não podia continuar com essas atitudes em campo. Como Artur Soares Dias admitiu ser desrespeitado desta forma ao minuto 34 sem exibir nenhum cartão ao Pote quando este já depois da reeprensão do arbitro volta a provocar?
Carlos Nicolia denunciou esta reincidência desrespeitosa para com Di Maria mesmo após advertência do Artur Soares Dias e mesmo assim ao minuto 34 não saiu do bolso o cartão que devia ser imperativo!

O Artur Soares Dias não exibe cartão aqui e depois ainda perdoa por 2 vezes a expulsão ao Hjulmand!

Os dados estatísticos históricos demonstram que Artur Soares Dias não costuma conseguir ver infrações na área favoráveis ao Benfica, tal como não consegue ver penaltis cometidos na área defensiva portista. Como pode um candidato ao titulo (Benfica) em 47 jogos em que marcou 102 golos, sofrendo 53 golos, ter mais faltas na sua área defensiva, do que as assinalados sobre os seus atacantes na área ofensiva! Como pode ter um saldo favorável de 11 decisões para o FCP e um saldo nulo para o seu rival Benfica?

Como pode Artur Soares Dias assinalado 57 decisões desfavoráveis aos 4 candidatos, sendo que só 6 castigaram o FCP (3 penaltis e 3 expulsões), enquanto ao Benfica foram 16 decisões arbitrais desfavoráveis (9 penaltis e 7 expulsões)?

Com estes dados estatísticos nos jogos apitados pelo Artur Soares Dias, o Benfica não vencerá titulos.

Com a arbitragem de Artur Soares Dias, destacadamente é o FCP, o clube que ele permite ter maior rendimento pontual médio (conquista 79% dos pontos possíveis, mesmo 19 dos 39 jogos tendo sido contra os outros 3 rivais diretos na luta pelo titulo). É obra, conseguir 79% dos pontos possíveis, sendo metade dos jogos contra o Benfica, Sporting e o Braga! Mesmo com metade dos jogos sendo contra os outros 3 rivais diretos ao titulo, conseguir mesmo assim +1% do que consegue com todos os restantes árbitros mesmo, é muito revelador da tendência deste arbitro, é que por contraste o principal rival (Benfica) foi obrigado a obter menos -19% do que obteve com todos os outros árbitros nas últimas 16 épocas. Com Artur Soares Dias, o Braga baixa o rendimento médio em 12% e o Sporting em 8%, só o FCP consegue o extraordinário feito de melhorar o seu rendimento médio, mesmo jogando metade dos jogos contra os outros 3 rivais diretos. Se virmos o saldo de decisões arbitrais que concedeu a cada uma destes 4 candidatos, facilmente compreendemos, o porquê de o FCP conseguir melhorar o rendimento e os outros diminuirem, nos jogos apitados pelo Artur Soares Dias. Os nºs não enganam, ele não é neutro!


Sem comentários: