Com a transferência do Gonçalo Ramos, abriu-se um novo mundo de oportunidades para Petar Musa e Casper Tengstedt, pelo menos enquanto o novo reforço contratado (Arthur Cabral) não estiver integrado. Petar Musa que foi na temporada passada o substituto mais vezes utilizado do Gonçalo Ramos, parte aparentemente em vantagem, mas Casper Tengstedt apenas nesta temporada fez a pré-temporada no Benfica, ou seja, somente nesmo momento está nas mesmas circunstâncias que todos os colegas para se mostrar ao treinador desde o começo da temporada. Muitas vezes, não é fácil apanhar o comboio em andamento e o Benfica quando ele chegou em Janeiro 2023 já estava em velocidade TGV. Quer Petar Musa, quer Casper Tengstedt terão neste início de temporada a sua grande oportunidade para singrarem ao mais alto nível, é agora o tempo de se mostrarem se não quiserem continuar mais na sombra de uma grande carreira desportiva (melhor que chegar ao nível Benfica, é triunfar no Benfica).
- Conseguirá Casper Tengstedt marcar o seu 1º golo pelo Benfica hoje na Supertaça? É que marcando hoje, seguramente estaria novamente em campo na estreia para o campeonato na próxima 2ª feira e repetindo sucessivamente boas prestações isso, acabará para lhe permitir a afirmação plean no Benfica que procura. Ele ainda só tem 22 minutos de últização oficial no Benfica, dai que neste momento em Portugal ninguém sabe qual é verdadeiramente a valia desportiva deste jovem contratado aos 22 anos ao Rosemborg.
- Se o Musa, marcar golo(s) e ajudar o Benfica a vencer a Supertaça, conhecendo a meritocracia do Roger Schmidt, é certo que seria o titular na 1ª jornada da Liga no Bessa e se voltar a ser feliz nesse estádio como já foi numa temporada inteira em que lá jogou, garantiria a titularidade na jornada seguinte e então se voltar a marcar na Luz, ai abrir-se-a definitivamente uma janela de grandes oportunidades para Petar Musa poder ser titular mais vezes, deixará de ser visto apenas como um bom suplente, ao provar que tem condições para ser titular com sucesso.
As caracteristicas do Petar Musa não são tão parecidas com as do Gonçalo Ramos, nesse aspecto a contratação do Arthur Cabral parece mais ser o que o treinador quer na frente, já que este tem todas as qualidades que o treinador aprecia para aquela posição (que o Ramos garantiu na temporada passada). Muito bem esteve a direção em ter conseguido contratar o Arthur Cabral em completo segredo, enquanto decorriam as negociações, falava-se de todos os nomes possíveis e imaginários, mas somente soubemos todos ao mesmo tempo, que o escolhido para o lugar de PL tinha sido Arthur Cabral, no dia em que este chegou a Portugal acompanhado pelo Braz. O que veio provar mais uma vez, que os diversos nomes que a comunicação social todos os dias coloca como reforço do Benfica, são na maior parte das vezes invenções da CS para fazerem dinheiro a custa da grandeza do Benfica.
Aqui estão os dados estátisticos do Gonçalo Ramos (melhor marcador do Benfica em 2022/23) que serve de referência comparitiva para os 3 PL que vão fazer parte do plantel do Benfica 2023/24.
Como se pode ver no quadro, Arthur Cabral na sua carreira marcou 1 golo a cada 144 minutos (Ramos marcou 1 golo a cada 142 minutos), é um PL que tem tudo para ser ainda mais efetivo jogando agora finalmente num dos clubes de elite da Europa (Benfica que é dominador na sua Liga interna, coisa que Fiorentina não consegue ser em Italia).Artur Cabral aos 25 anos vem em fase ascendente na carreira, foi o artilheiro das equipas em que jogou nas últimas 5 épocas:- Em 2018/19 no Ceará, foi o artilheiro com 24 golos marcados, o 2º melhor marcador da equipa foi Élton com 7 golos marcados, este extraordinário desempenho aos 19 anos, levou a que o Basileia o contratasse por 2,5 M€.
- Em 2019/20 no Basileia, na sua época de estreia na Europa, mesmo com apenas 2.457 minutos em campo, foi o artilheiro da equipa com 18 golos marcados, o 2º melhor marcador da equipa foi o Fabian Frei com os mesmos 18 golos marcados em 4.557 minutos de utilização.
- Em 2020/21, no Basileia foi o artilheiro com 20 golos marcados, o 2º melhor marcador da equipa foi o Pajtim Kasami com 13 golos marcados.
- Em 2021/22, no Basileia foi o artilheiro com 27 golos marcados em 31 jogos, o 2º melhor marcador da equipa foi o Valentim Stocker com 10 golos marcados. O desempenho nas 2 épocas e meia no Basileia foi tão extraordinário que seria impossível ninguém reparar que já estava a mais na Liga Suiça, dai ter ser comprado por 15 M€ pelo Fiorentina em Janeiro 2022.
- Em 2022/23 na Fiorentina, foi o artilheiro com 17 golos marcados em apenas 2.552 minutos de utilização, o 2º melhor marcador da equipa foi o Nicolas Gonzalez com 14 golos marcados em 2.677 minutos de utilização e o ex-Benfica, Jovic com 13 golos marcados em 2.338 minutos foi o 3º melhor marcador da Fiorentina. Após 5 épocas como principal goleador chegou a hora de finalmente jogar numa das principais equipas da Europa, o Benfica um crónico candidato a ser campeão em Portugal e disputar a Liga dos Campeões. É a oportunidade certa para brilhar e se afirmar como avançado centro/goleador na Liga Portuguesa e atingir o nível para a canarinha.
Gonçalo Ramos já saiu, Rei Morto, Rei Posto é o que se constuma dizer!Quem será o novo Rei?
Rei Arthur! Ou será, que o Petar Musa (ou Casper Tengstedt) é que será o novo rei do golo?
Sem comentários:
Enviar um comentário