O penalti é a decisão arbitral com o qual a arbitragem mais pode alterar o resultado de uma partida de futebol. Quando agregamos dados estatísticos das últimas 5 temporadas (desde 2018/19 até 2022/23), vemos que o FCP foi entre os clubes dos 6 principais campeonatos, foi o clube que usufruiu de mais penaltis assinalados a seu favor. Os árbitros portugueses concederam ao FCP 55 penaltis favoráveis e também concederam ao Sporting 54 penaltis, o 3º clube português com mais penaltis já está muito distante com 37 penaltis, depois segue o Benfica com 36.
Na Liga Portuguesa nestas últimas 5 épocas cada equipa disputou 165 jogos (campeonato de 34 jornadas, tal como a Alemã), quando nas Ligas Inglesa, Italiana, Espanhola e Francesa são de 38 jornadas, por exemplo o PSG que é a 3ª equipa com mais penaltis, neste mesmo período de 5 épocas já disputou 184 jogos, marcou 431 golos, usufruindo de 50 penaltis, ou seja, em média usufrui de 1 penalti a cada 9 golos. Apesar da Liga Portuguesa ter menos jogos que as outras na Europa, FCP e Sporting são as 2 equipas Europeias, que usufruiram de mais penaltis nas últimas 5 épocas na sua Liga Domestica! Não são os melhores ataques, mas são inegavelmente as que beneficiam de mais penaltis entre todas as equipas que participam nas 6 principais Ligas de Futebol da Europa!
Incompreensivelmente, neste mesmo período entre 2018/19 e 2022/23 só foram concedidos ao Benfica 36 penaltis, mesmo sendo a equipa portuguesa com melhor ataque, marcou 390 golos, ou seja mais 20 do que os 370 golos que o FCP conseguiu marcar usufruindo de 55 penaltis, 1 penalti a cada 7 golos marcados em média.
Uma vez que, a longo prazo todos os clubes tendem a obtem penaltis consoante a quantidade de vezes que chegam a área adversária, golos que conseguem marcar, pois independentemente de onde é disputado as regras do jogo é sempre a mesma. Não é normal é o Benfica após 5 temporadas (165 jogos agregados) usufruir em média de 1 penalti a cada 11 golos marcados, quando os rivais FCP e Sporting em média não necessitam de marcar 7 golos para que possam usufruir de 1 penalti. Em condições arbitrais de normalidade será expectável que todas as equipas em média usufruam de 1 penalti a cada 7 golos marcados.
Sabe-se que em média ocorre 1 penalti a aproximadamente cada 7 golos que se consegue marcar, tal como podemos comprovar na média dos 25 clubes Europeus que usufruiram de mais penaltis
O Benfica teve as mesmas condições do V. Guimarães para ser campeão nas últimas 5 temporadas!
Sem comentários:
Enviar um comentário