segunda-feira, 24 de abril de 2023

TOP25 DOS CLUBES DAS 6 PRINCIPAIS LIGAS DE FUTEBOL DA EUROPA COM MAIS PENALTIS NAS ÚLTIMAS 5 ÉPOCAS

O penalti é a decisão arbitral com o qual a arbitragem mais pode alterar o resultado de uma partida de futebol. Quando agregamos dados estatísticos das últimas 5 temporadas (desde 2018/19 até 2022/23), vemos que o FCP foi entre os clubes dos 6 principais campeonatos, foi o clube que usufruiu de mais penaltis assinalados a seu favor. Os árbitros portugueses concederam ao FCP 55 penaltis favoráveis e também concederam ao Sporting 54 penaltis, o 3º clube português com mais penaltis já está muito distante com 37 penaltis, depois segue o Benfica com 36. 

Na Liga Portuguesa nestas últimas 5 épocas cada equipa disputou 165 jogos (campeonato de 34 jornadas, tal como a Alemã), quando nas Ligas Inglesa, Italiana, Espanhola e Francesa são de 38 jornadas, por exemplo o PSG que é a 3ª equipa com mais penaltis, neste mesmo período de 5 épocas já disputou 184 jogos, marcou 431 golos, usufruindo de 50 penaltis, ou seja, em média usufrui de 1 penalti a cada 9 golos. Apesar da Liga Portuguesa ter menos jogos que as outras na Europa, FCP e Sporting são as 2 equipas Europeias, que usufruiram de mais penaltis nas últimas 5 épocas na sua Liga Domestica! Não são os melhores ataques, mas são inegavelmente as que beneficiam de mais penaltis entre todas as equipas que participam nas 6 principais Ligas de Futebol da Europa!

Incompreensivelmente, neste mesmo período entre 2018/19 e 2022/23 só foram concedidos ao Benfica 36 penaltis, mesmo sendo a equipa portuguesa com melhor ataque, marcou 390 golos, ou seja mais 20 do que os 370 golos que o FCP conseguiu marcar usufruindo de 55 penaltis, 1 penalti a cada 7 golos marcados em média. 

Uma vez que, a longo prazo todos os clubes tendem a obtem penaltis consoante a quantidade de vezes que chegam a área adversária, golos que conseguem marcar, pois independentemente de onde é disputado as regras do jogo é sempre a mesma. Não é normal é o Benfica após 5 temporadas (165 jogos agregados) usufruir em média de 1 penalti a cada 11 golos marcados, quando os rivais FCP e Sporting em média não necessitam de marcar 7 golos para que possam usufruir de 1 penalti.  Em condições arbitrais de normalidade será expectável que todas as equipas em média usufruam de 1 penalti a cada 7 golos marcados. 

Sabe-se que em média ocorre 1 penalti a aproximadamente cada 7 golos que se consegue marcar, tal como podemos comprovar na média dos 25 clubes Europeus que usufruiram de mais penaltis



Fontelas Gomes saberá que em Portugal, os adeptos Benfiquistas também necessitam de condições arbitrais equiparáveis aos que são concedidos ao FCP e ao Sporting para poderem ter sucesso desportivo? Saberá Fontelas Gomes que o Guimarães mesmo com condições ligeiramente superiores ao do Benfica ao usufruir de 37 penaltis, também não tem a mínima hipótese de obter sucesso (nenhum clube consegue ultrapassar na classificação outro que tenha a sorte de usufruir de mais 18 penaltis)? As condições arbitrais que o Benfica teve nas últimas 5 épocas só se equiparam aos do V. Guimarães!

O Benfica teve as mesmas condições do V. Guimarães para ser campeão nas últimas 5 temporadas!


Sem comentários: