domingo, 9 de abril de 2023

Artur Soares Dias é o portista com mais vitórias no Estádio da Luz! Já conseguiu derrotar o Benfica por 6 vezes na Luz!

Eufórico pela vitória publicou Artur Soares Dias "Obrigado, equipa! Sou um felizardo! Não há melhor sentimento quando se termina o 25.º clássico/dérbi e se sente que o futebol saiu a ganhar." O jogo terminou com a vitória da equipa que ele queria que vencesse, mas mesmo assim deveria se abster de demonstrar felicidade, por muito que esteja feliz por desta vez, ele ter consequido a vitória, sem que se possa afirmar que tal resultou de uma expulsão ou penalti que tenha assinalado! Apesar dos 12 penaltis de diferença que ele tráz no seu histórico indiciadores que, nunca foi, é ou será um elemento equidistante, falando em concreto só deste jogo da 27ª jornada 2022/23, não tomou nenhuma das decisões relevantes árbitrais no rendimento.

Após conseguir a sua 6 vitória na Luz, o Artur Soares Dias não conseguiu manter a discrição que seria expetável para quem tem a obrigação de desempenhar o papel de arbitro e demonstrar sempre ser verdadeiramente um elemento neutro. Alguém antes já tinha ouvido o Artur Soares Dias publicamente a manifestar felicidade num dia que o seu FCP perdeu? Tal nunca aconteceu, nem acontecerá! Aliás até hoje, nos 37 jogos para o campeonato que apitou do FCP, só há 1 único treinador no Mundo que conseguiu vencer o FCP com o Artur Soares Dias a apitar (foi o experimentadíssimo Jorge Jesus), mais ninguém conseguiu. Aos olhos do Artur Soares Dias, nestas 15 épocas, o FCP nunca teve dias de fraco rendimento desportivo, nem houve épocas em que FCP tinha plantéis/treinadores inferiores aos rivais, mesmo nas temporadas que o FCP terminou em 3º lugar, o Artur Soares Dias nunca permitiu que fosse derrotado e olhe que 19 dos 37 jogos que apitou foram contra os outros 3 candidatos ao titulo. 

Aqui está o rendimento médio geral do FCP nas últimas 15 épocas contra cada uma das equipas.



Salão de Festas? Com Artur Soares Dias a apitar é facil ao FCP conseguir ter um salão de Festas! Com o arbitro que garante a maior vantagem de penaltis do FCP sobre o Benfica, entre todos os que apitaram nas últimas 15 épocas, todos sabemos que a equipa tendenciamente mais favorecida pelos penaltis assinalados por ele vencerá maioritariamente. Sozinho, o Artur Soares Dias é responsável por 12 dos 28 penaltis que o F. C. Porto leva de vantagem em relação ao Benfica, Carlos Xistra por 9 penaltis, Pedro Proença por 6 penaltis e Jorge Sousa por 4 penaltis. Estes 4 árbitros que concederam ao FCP uma vantagem de 31 penaltis em relação ao Benfica nos 108 jogos que em conjunto controlaram. Foram os 4 árbitros que o Conselho de Arbitragem utilizou para controlar 20 dos últimos 30 clássicos, ou seja 2 em cada 3 confrontos diretos entre o Benfica e o FCP. Com todos os outros arbitros, em 370 jogos o Benfica usufruiu de uma vantagem de 3 penaltis para o FCP. Por aqui se vê que os 28 penaltis que FCP leva de vantagem advém do BANDO DOS 4 úlizados para controlar os clássicos. O FCP tem atualmente a sorte ter um arbitro privado sempre a seu dispor (Artur Soares Dias), para o que for preciso fazer para o sucesso desportivo do clube. Apesar de no máximo apitar 4 vezes o Benfica por época, Artur Soares Dias nas últimas 6 temporadas conseguiu sempre derrotar o Benfica e somente em 2018/19 não conseguiu obrigar o Benfica a perder pontos em metade dos jogos que apita em cada temporada!

É indesmentível, Artur Soares Dias aumenta o rendimento do FCP! Os nºs não enganam!
Não é só pela descomunal diferença de penaltis que ele assinalou para o FCP ou para o Benfica!
 


Por muito que se queira camuflar/esconder, é um facto indesmentível, Artur Soares Dias, o arbitro que garante a maior vantagem de penalti do FCP em relação ao Benfica nas últimas 15 épocas,  é um arbitro que declaradamente favorece o rendimento desporivo do FCP e prejudica o do Benfica. 

  • Nestas últimas 15 épocas, o mesmo FCP que em 22 jogos contra o Benfica comquista em média 53% dos pontos possívieis, aumentou o seu rendimento médio para 71% nos 8 jogos dirigidos pelo Artur Soares Dias! 
  • O mesmo FCP que nestas últimas 15 épocas em média em 24 jogos contra o Sporting conquista 53% dos pontos possíveis, aumenta o seu rendimento médio para 83% nos 6 jogos dirigidos pelo Artur Soares Dias.
  • O mesmo FCP que nestas últimas 15 épocas em média em 25 jogos contra o Braga conquista 68% dos pontos possíveis, aumenta o seu rendimento médio para 73% nos 5 jogos dirigidos pelo Artur Soares Dias. 

O penalti é a decisão arbitral com o qual mais se consegue influenciar a alteração no marcador, no desempenho desportivo de uma equipa. Em condições arbitrais normais, não se encontraria significativa diferença de penaltis entre equipas com rendimentos desportivos semelhantes. No agregado das últimas 15 épocas (479 jogos), o Benfica tem um saldo positivo de 753 golos (1109 marcados - 356 sofridos) e o FCP tem um saldo positivo de 751 golos (1060 macados - 309 sofridos), ou seja, os 2 rivais tem apenas 2 golos de diferença em 479 jogos, mesmo tendo o FCP usufrido de uma vantagem de mais 28 penaltis do que o Benfica. Duas equipas com rendimento semelhante não podem ter a apitar sistematicamente o seu confronto direto, um arbitro que garante 31 penaltis de diferença entre elas!

Sabemos que nas últimas 15 épocas, os 4 candidatos ao titulo em conjunto usufruiram de 471 penaltis e marcaram 3.830 golos, ou seja, em média, em Portugal se usufrui de 1 penalti a cada 8 golos marcados, logo só seria expetável ocorrer uma difeença de 12 penaltis, entre 2 equipas que tem aproximadamente 98 golos de diferencça entres si, algo que num campeonato não acontece nem entre o 1º e o último classificado, quanto mais entre os 2 principais candidatos. Encontrarmos 12 penaltis de diferença nos jogos apitados pelo Artur Soares Dias é uma evidência indesmentível de que se trata de um arbitro favorável ao sucesso desportivo do FCP e desfavorável ao Benfica! 

Aqui está a Listagem de árbitros que apitaram nas últimas 15 épocas, desde o mais favorável ao FCP (estão a azul no quadro) até ao mais desfavorável ao FCP (estão a vermelho no quadro), em que qualquer um percebe que o Artur Soares Dias é o mais favorável aos interesses do FCP e o pior para os interesses desportivos do Benfica.

Tendêncialmente o Benfica obterá melhor rendimento do que o FCP com árbitros com o histórico de penlatis favoráveis ao Benfica (Fábio Veríssimo e Bruno Paixão), tal como o F. C. Porto obterá melhor rendimento do que o Benfica com árbitros com o histórico de penlatis favoráveis ao F. C. Porto e desfavorável ao Benfica  (Artur Soares Dias, 12 penaltis de diferença!, Carlos Xistra com 9 penaltis, Pedro Proença com 6 penaltis, Jorge Sousa com 4 penaltis). O FCP nos clássicos ter sistematicamente os árbitros que lhe concedem a maior vantagem de penaltis possível em relação ao Benfica é uma brutal vantagem para obter sucessso desportivo. 

É inacreditável, mais estes 4 árbitros são mesmo os que garantem a maior vantagem possível de penaltis do FCP sobre o Benfica, entre todos os que apitaram nas últimas 15 épocas e por coencidência foram os nomeados para controlar o confronto direto entre os 2 principais candidatos ao titulo nas últimas 15 épocas (em que apenas por uma única vez, o Sporting foi campeão e os restantes 14 titulos tudo indica serão repartidos salomonicamente, 7 para cada um destes 2 candidatos ao titulo em Portugal. 

Nestas últimas 15 épocas, todos concordam que houve muitas épocas, em que o Benfica apresentou melhores equipas que o FCP, mas o Artur Soares Dias conseguiu sistematicamente que o FCP vencesse, mesmo em épocas como a atual em que já havia 10 pontos a separar as 2 equipas após 26 jornadas, ou quando se enfrentaram na Luz na 22ª jornada da época 2015/16, na qual o Benfica viria a acabou campeão com 15 pontos de avanço sobre o 3º classificado FCP, ou em 2019/20 em que 7 pontos separavam as 2 equipas na 20ª jornada, ou na época 2017/18 em que na 30ª jornada, as duas equipas entraram na Luz com o Benfica com 1 ponto de vantagem sobre o FCP. Estamos a falar das 4 vezes que o Artur Soares Dias apitou o clássico Benfica-F. C. Porto já na 2ª volta, em que apesar do Benfica até essa altura demonstrar mais potencial que o FCP, com a sua arbitragem conseguiu que o FCP vencesse esses 4 jogos, mesmo sendo 3 deles em pleno Estádio da Luz.

Com Artur Soares Dias a apitar é quase impossível a qualquer equipa vencer o FCP, até hoje, em 37 jogos para o campeonato Português, (19 deles contra os outros 3 candidatos ao titulo, 8 contra o Benfica, 6 contra o Sporting e 5 contra o Braga), somente houve um treinador que conseguiu vencer o FCP em jogos apitados pelo Artur Soares Dias. Nem o super Benfica de Roger Schmidt foi capaz de ganhar ao Artur Soares Dias, dos 4 jogos que o Benfica não venceu esta temporada, 2 delas tiveram a arbitragem do Artur Soares Dias, 1 delas do Tiago Martins e outra do Rui Costa (todos árbitros com os quais, o FCP tem uma clara vantagem de penaltis em relação ao Benfica nas ultimas 15 épocas!

Até hoje só Jorge Jesus conseguiu vencer o F. C. Porto num jogo apitado pelo Artur Soares Dias! Com 11 Eusébios em campo, está provado que é possível derrotar o FCP com Artur Soares Dias a apitar!







1 comentário:

Anónimo disse...

Atenção: quem ganhou não foi o JJ. Foi o Eusébio.

Zé Pincel