domingo, 26 de março de 2023

Grafico com a evolução do saldo de penaltis dos 4 candidatos nas últimas 15 épocas

Todos os adeptos sabem que os penaltis são muito importantes no rendimento desportivo das equipas, veja-se a atual temporada que o Benfica está a realizar em que os árbitros assinalam as faltas na área sofridas pelos atacantes Benfiquistas e a brutal diferença que é comparativamente as últimas 2 temporadas em que nunca eram assinaladas.

Nas útimas 15 épocas em média cada um dos 4 candidatos usufruiu de um saldo favorável de 67 penaltis, sendo que concretamente:

  1. F. C. Porto obteve um saldo favorável de 102 penaltis (beneficiou de 140 penaltis favoráveis e sofreu 38 penaltis desfavoráveis).
  2. Sporting obteve um saldo favorável de 74 penaltis (beneficiou de 130 penaltis favoráveis e sofreu 56 penaltis desfavoráveis).
  3. Benfica obteve um saldo favorável de 74 penaltis (beneficiou de 118 penaltis favoráveis e sofreu 44 penaltis desfavoráveis).
  4. Braga obteve um saldo favorável de 14 penaltis (beneficiou de 82 penaltis favoráveis e sofreu 68 penaltis desfavoráveis).
Dependendo exclusivamente dos árbitros, o FCP seria destacadamente a equipa com mais titulos conquistados em Portugal e o Benfica e o Sporting estariam empatados no que toca a oportunidades de obter sucesso desportivo. Como se pode vericar no quadro que se segue, o Braga nunca teve verdadeiramente condições arbitrais para ser campeão em Portugal, enquanto o FCP é sistematicamente das equipas com melhor saldo de penaltis época após época, claramente dominam a arbitragem em Portugal, sendo que o Sporting no reinado do Fontelas Gomes tem vindo a tomar essa liderança paulatilamente.



De seguida podemos ver o grafico evolutivo do saldo de penaltis dos 4 candidatos ao titulo em Portugal nas últimas 15 temporadas.




Sem comentários: