sábado, 18 de março de 2023

Conhecido o emparelhamento para os 1/4 final e também para as 1/2 final

Éis o resultado do sorteio da Liga dos Campeões:

Benfica VS Inter Milão________o apurado enfrentará o vencedor do ________AC Milão VS Nápoles

Man. City VS Bayern Munique____o apurado enfrentará o vencedor do_____Real Madrid VS Chelsea


Os apaixonados pelo futebol estão neste momento a discutir o favoritismo que cada uma destas equipas terão, em cada uma das eliminatórias até se definir o campeão Europeu 2022/23, aqui está uma analise de um ponto de vista que somente num espaço como este poderia encontrar: 

  1. O histórico recente, diz-nos que o principal favorito será sempre o campeão Europeu em titulo, o Real Madrid (atual 5º do Ranking UEFA e que nas últimas 5 épocas na Liga Espanhola foi a equipa que mais penaltis beneficiou, ao usufruir de 45 penaltis favoráveis), que nos 1/4 final defrontará o Chelsea, Campeão Europeu 2020/21 e atual 3º Ranking UEFA e que nas últimas 5 épocas na Liga Inglesa usufruiu de 36 penaltis. Ou seja, teremos um confronto entre duas equipas com uma diferença de 9, entre os penaltis que cada uma destas equipas usufruiu na sua Liga Domestica nas últimas 5 épocas, sendo que em média o Chelsea usufruiu de 1 penalti a cada 8 golos marcados (293 golos) e o Real Madrid usufruiu de 1 penalti a cada 7 golos marcados (330 golos). O consolidado Real Madrid é neste momento favorito a vencer o Chelsea em mudança.
  2. Na lista de favoritos seguem-se,  o Manchester City, atual 1º Ranking UEFA, que nas últimas 5 épocas na Liga Inglesa usufruiu de 39 penaltis, que defrontará o Bayern Munique, atual 2º Ranking UEFA e que nas últimas 5 épocas na Liga Alemã usufruiu de 29 penaltis favoráveis. Ou seja, teremos um confronto entre duas equipas com uma diferença de 10, entre os penaltis que cada uma destas equipas usufruiu na sua Liga Domestica nas últimas 5 épocas, sendo que também estamos a falar do melhor ataque das 6 principais Ligas, o Bayern Munique com 455 golos marcados e do 2º melhor ataque, o Manchester City com 446 golos marcados. É com bastante expectativa e com grande incerteza sobre quem será vencedor que os adeptos aguardam por este confronto entre estes 2 tubarões. Pode-se afirmar que é uma autêntica final antecipada! O atual 1º ou o 2º do Ranking UEFA será eliminado nos 1/4 final.
  3. Inter Milão é o atual 12º do Ranking UEFA e nas últimas 5 épocas na Liga Italiana usufruiu de 46 penaltis favoráveis, medirá forças com o Benfica, atual 19º do Ranking UEFA e que nas últimas 5 épocas na Liga Portuguesa, usufruiu de 34 penaltis favoráveis. Ou seja, teremos um confronto entre duas equipas com uma diferença de 12, entre os penaltis que cada uma destas equipas usufruiu na sua Liga Domestica nas últimas 5 épocas, sendo que Inter Milão na Liga Italiana em média usufruiu de penalti a cada 7 golos marcados (marcou 358 golos), enquanto o Benfica na Liga Portuguesa, em média usufruiu de 1 penalti a cada 11 golos marcados (marcou 382 golos). Claramente o Inter Milão teve mais sorte arbitral na Liga Italiana do que o Benfica na Liga Portuguesa.
  4. Nápoles é o atual 21º do Ranking UEFA e nas últimas 5 épocas na Liga Italiana usufruiu de 37 penaltis favoráveis, que medirá forças com o AC Milão, atual 36º do Ranking UEFA e que nas últimas 5 épocas usufruiu de 41 penaltis na Liga Italiana. Ou seja, teremos um confronto entre duas equipas Italianas, que últimas 5 épocas, registam uma diferença de 4 penaltis entre elas na Liga Italiana. 
No quadro abaixo, com a cor verde, temos o Sporting e a Juventus, que se vão defrontar para a Liga Europa, sendo que nas últimas 5 épocas, o Sporting marcou 308 golos na Liga Portuguesa (usudruíndo de 52 penaltis favoráveis), enquanto a Juventus marcou 324 golos na Liga Italiana (usudruíndo de 52 penaltis favoráveis). 

Um dado curioso, que o quadro abaixo do ranking de penaltis das equipas que disputam as 6 principais Ligas de Futebol da Europa demonstra, é que a excessiva proteção arbitral na Liga Domestica, não obriga os clubes a construir planteis fortes para poderem ter sucesso desportivo fora da sua Liga Nacional, ou seja, numa competição Europeia onde não controlam a arbitragem. Nenhuma das 5 equipas que usufruiram de mais penaltis na sua Liga Domestica (equipas protegidas internamente), conseguiu ser campeão Europeu nas últimas 5 épocas, nem F. C. Porto, nem Sporting, nem PSG, nem Lazio, nem Inter Milão conseguiram vencer a Champions neste período e destas 5 equipas com melhores condições arbitrais internas, somente o PSG conseguiu sequer atingir a 1/2 final nas últimas 5 épocas. E entre as 21 equipas que usufruiram de mais penaltis na sua Liga nas últimas 5 épocas, apenas o Real Madrid conseguiu se sagrar campeão Europeu. A falta de penaltis prejudica o sucesso desportivo internamente, mas aparentemente acabou obrigando o Benfica a construir planteis ainda mais forte do que o normalmente tem, dai que com arbitragens normais dos árbitros internacionais, está pela 2ª vez consecutiva entre as 8 melhores equipas da Europa.

Aqui neste Blog, os penaltis favoráveis assinalados nas últimas 5 épocas nas 6 principais Ligas de futebol da Europa, é o dado estatístico que podemos partilhar no quadro TOP38 que se segue:
F. C. Porto e o Sporting são os 2 primeiros do Ranking de penaltis entre as equipas de futebol Europeias. Estas são as condições arbitrais adversas na sua Liga Domestica, que o Benfica foi obrigado a competir nas últimas 5 épocas, com uma desvantagem de 18 penaltis em relação aos outros 2 rivais, logo as probabilidades de ser campeão em Portugal nestes últimos anos tem sido bastante baixas. Comparativamente com os 2 rivais em Portugal, o Benfica compete em clara desvantagem arbitral, já no lote dos 8 clubes que estão presente nos 1/4 final da Champions, a desvantagem é bastante menor.

Meus caros amigos, nestas 8 equipas que se vão enfrentar nos 1/4 final, encontramos:
  • A maior diferença de golos marcados na sua Liga nas últimas 5 épocas, no confronto entre o Nápoles (355 golos) e o AC Milão (304 golos), ou seja apresentam 51 golos de diferença. No 2º confronto em que se deteta uma maior diferença na capacidade goleadora das equipas, vemos que o favorito Real Madrid (330 golos), conseguiu marcar mais 37 golos do que o Chelsea (293 golos) e o 3º confronto com maior diferença na capacidade goleadora, temos o Benfica (382 golos marcados), que conseguiu marcar mais 24 golos do que o Inter Milão (358 golos marcados). O confronto mais equilibrado, é o do Bayern Munique (455 golos marcados) com o Manchester City (446 golos marcados), a data de hoje, temos somente 9 golos de diferença entre estas 2 equipas, veremos qual será a diferença entre elas em meados de Abril aquando deste confronto.
  • A maior diferença nos penaltis que as equipas usufruiram na sua Liga Domestica, regista-se no confronto entre o Inter Milão e o Benfica, que apresentam 12 penaltis de diferença. No polo oposto, teremos a menor diferença de penaltis, no confronto entre o AC Milão e o Nápoles, registam apenas 4 penaltis de diferença entre elas nas últimas 5 épocas.
  • Saberá Fontelas Gomes, que o Benfica é apenas o 29º clube com mais penaltis nas últimas 5 épocas, sendo mesmo o penultimo no que toca as condições arbitrais na sua Liga, entre os 8 clubes presentes nos 1/4 final da Champions? Só o Fontelas Gomes pode explicar, porque razão, o plantel do Benfica consegue estar 2 épocas consecutivas entre as 8 melhores equipas Europeias, enquanto em Portugal os mesmos jogadores, há 3 anos que não conseguem nenhum sucesso desportivo com os árbitros Portugueses a dirigir os jogos, nem sequer uma Taça da Liga!

1 comentário:

Alma Encarnada disse...

Seria interessante também a comparação entre penaltis assinalados contra. Não ficaria nadinha surpreendido se também aí os dragartos liderassem, pelo menos comparativamente ao Benfica.