domingo, 4 de dezembro de 2022

Roger Schmidt: “Espero que os nossos cinco jogadores se encontrem na final do Mundial. É o meu desejo”

Quando em 12/11/2022 o treinador do Benfica deu esta entrevista, estava-se longe de imaginar que um mês após, concluida a fase de grupo e já com o sorteio da fase a eliminar efetuado, seria uma realidade tão explicita como é neste momento. Argentina e Portugal já só se podem enfrentar, se ambas as equipas atingirem a final. Os Benfiquistas convocados para este Mundial já não se eliminarão uns aos outros antes do jogo final. 

Roger Schmidt preparou muito bem os seus atletas, quer os 3 que estão na seleção Portuguesa, quer os 2 que estão na seleção Argentina estão em grande forma (tem condições para ajudar as suas seleções a atingir a desejada final). Nesta temporada, quer os Portugueses, quer os Argentinos, não podem dizer que tem defesas centrais em melhor forma do que o Otamendi ou o António Silva, ou que tem médios em melhor forma do que o Enzo Fernandez ou o João Mário, ou Pontas de Lança em melhor forma do que o Gonçalo Ramos (sim o Ronaldo, André Silva, J. Alvarez ou o Lautauro Martinez, são grandes goleadores, mas nesta temporada nenhum deles marcou 14 golos pelo seu clube). 

Dos 5 jogadores, o Otamendi e o João Mário, são jogadores já bastante experientes, mas os restantes 3 são jovens que esta temporada pela 1ª vez estão a jogar como titulares indiscutíveis numa equipa de Champions, anteriormente já provaram a sua valia nas equipas jovens. o António Silva já venceu a Champions Youth Leage, Gonçalo Ramos já foi finalista, o Enzo com apenas 21 anos já venceu a copa Sudamericana e Recopa Sudamericana. Apesar deste passado de excelência que estes jovens tiveram, ainda se questiona que há coragem por parte dos selecionadores principais de Argentina e de Portugal para os colocar no 11 da seleção principal, premiando o seu desempenho desportivo dentro de campo nesta temporada 2022/23. Até ao momento Scaloni nos 4 jogos disputados pela Argentina, em conjunto utilizou o Otamendi e o Enzo durante 593 minutos em 720 possíveis (82,4% dos minutos possíveis) e o Fernando Santos utilizou o António Silva, João Mário e Gonçalo Ramos em 184 minutos dos 810 possíveis (ou seja, em 22,7% dos minutos possíveis). Portugal claramente não está a aproveitar os Benfiquistas que tem no elenco. Argentina começou muito mal a competição, com o Enzo no banco, mas Scaloni depressa percebeu que mais do que o estatuto é o reconhecimento do rendimento desportivo dos atletas que o pode levar ao titulo de Campeão Mundial, por isso arranjou forma de colocar o Enzo no seu 11 titular, já na seleção Portuguesa, ainda não houve coragem para colocar o António Silva, João Mário ou Gonçalo Ramos no 11 mais utilizado, mesmo sendo dos que estão em lelhor forma. 

Será que conseguirão ambos os selecionadores atingir a final como era o desejo do Roger Schmidt ou o seu grande trabalho em potenciar o rendimento desportivo destes jogadores vai ser desaproveitado pelos seus selecionadores? Gakpo é outro jogador potenciado pelo Roger Schmidt que está a fazer um grande Mundial (3 golos marcados em 4 jogos, estando já apurado para o 1/4 final contra a Argentina)!

Qual é a sua opinião: Quantos jogadores potenciados pelo Roger Schmidt atingirão a final do Mundial, 1, 2, 3 ou nenhum e porquê?

Sem comentários: