domingo, 15 de maio de 2022

É oficial, o Benfica terminou a temporada 2021/22 (É a equipa portuguesa com menos penaltis nas últimas 2 épocas)

Inacreditável! Nas últimas 2 épocas, aos olhos dos responsáveis pela arbitragem, o Benfica equipara-se apenas ao Belenenses, o último classificado da Liga 2021/22, que usufruiu dos mesmos 7 penaltis que o Benfica usufruiu. Todas as restantes equipas usufruíram de mais penaltis que o Benfica, nestas últimas épocas (68 jogos). O FCP usufruiu de mais 18 penaltis do que o Benfica (25-7), o Sporting usufruiu de mais 14 penaltis do que o Benfica (21-7), o Guimarães usufruiu de mais 9 penaltis que o Benfica (16-7), o Gil Vicente usufruiu de mais 7 penaltis do que o Benfica (14-7), ou seja, do dobro dos penaltis do Benfica, o despromovido Tondela usufruiu de mais 6 penaltis do que o Benfica (13-7), o Braga usufruiu de mais 5 penaltis do que o Benfica, Santa Clara usufruiu de mais 6 penaltis do que o Benfica, etc. 

É inexplicável, como um candidato pode ser o que teve menos penaltis. Como em condições arbitrais normais, uma equipa que marcou 147 golos, pode terminar na cauda do ranking de penaltis da Liga? É a Liga da VARgonha no seu esplendor. Esta equipa que não tem penaltis assinalados a seu favor, é simultaneamente a que tem mais golos anulados pelo VAR, só o Darwin nos jogos contra os rivais diretos, teve um golo anulado na Luz alegadamente por 2 cm, outro anulado alegadamente por 4 cm em Alvalade e outro anulado alegadamente por 7 cm no Dragão.


Os registos estatísticos curiosos não param de acontecer na Liga Portuguesa.

Se perguntarmos a qualquer adepto de futebol em Portugal, seguramente saberá responder prontamente.

1 - Qual foi a equipa em Portugal que teve mais golos anulados pelo VAR nesta temporada?

2 - Qual foi a equipa em Portugal que teve mais golos anulados pelo VAR na temporada anterior?

3 - Qual foi a equipa Portuguesa que teve menos penaltis assinalados a seu favor em 2020/21?

4 - Qual foi a equipa Portuguesa que teve menos penaltis assinalados a seu favor nas últimas 2 épocas?

As respostas a estas 4 perguntas são bem simples e infelizmente é sempre a mesma, Benfica, ...Benfica!


Segue-se o quadro resumo das equipas com mais penaltis na Liga da VARgonha nas últimas 2 épocas.





Em 2 épocas, só foram assinalados penaltis a favor do Benfica, quando o clube já não tinha condições para lutar pelo titulo de campeão. Em toda a primeira volta de 2020/21 e 2021/22, o único penalti assinalado a favor do Benfica foi na 12ª jornada, quando já estava a vencer o Belenenses por 5-0, ou seja, quando já era completamente irrelevante para o rendimento desportivo. Com esse penalti apenas se garantiu, que o Benfica usufruiria do mesmo nº de penaltis do último classificado da Liga (Belenenses). Enquanto o titulo esteve em aberto, os Benfiquistas foram completamente privados de poder usufruir de penaltis. Nestes últimos 2 campeonatos, mais de metade dos jogos do Benfica foram dirigidos por apenas 5 árbitros (o Artur Soares Dias, o Hugo Miguel, o Rui Costa, o Nuno Almeida e o Luis Godinho, cada um deles apitou 7 jogos do Benfica, mesmo assim, o Artur Soares Dias, o Hugo Miguel, o Rui Costa não conseguiram ver/assinalar nenhum penalti a favor do Benfica nos 21 jogos que dirigiram no total). Ao F. C. Porto, Manuel Mota concedeu 5 penaltis, João Pinheiro concedeu 4 penaltis, Rui Costa concedeu 3 penaltis, Artur Soares Dias concedeu 2 penaltis, Nuno Almeida concedeu 2 penaltis, Tiago Martins concedeu 2 penaltis e Hugo Miguel concedeu 2 penaltis, estes são os mais recorrentes.
Aqui está o quadro resumo com os jogos em que foram assinalados os 7 penaltis a favor do Benfica.
Nos 7 jogos em que usufruiu de penaltis, o Benfica conquistou 18 pontos, ou seja, 86% dos pontos possíveis, enquanto o FCP, conquistou 51 pontos nos 21 jogos em que usufruiu de penaltis, ou seja, 81% dos pontos possíveis, todas as equipas do mundo obtém bons rendimentos desportivos quando usufruem de muitos penaltis, as que não tem penaltis é que acabam nas últimas posições (Belenenses)! 

Inacreditável, como a Liga da VARgonha consegue que o Benfica seja o último no ranking de penaltis num acumulado de 68 jogos, mesmo sendo neste período, a equipa em Portugal que marcou mais golos só por si sem penaltis, pois:

  1. Benfica nas últimas 2 épocas, conseguiu marcar 140 golos só por si sem penaltis, o que com mais 7 penaltis, atingiu o total de 147 golos que marcou oficialmente em 68 jogos.
  2. F. C. Porto nas últimas 2 épocas, conseguiu marcar 135 golos só por si sem penaltis, o que com mais 25 penaltis, atingiu o total de 160 golos que marcou oficialmente nas últimas 2 épocas.
  3. Sporting nas últimas 2 épocas, conseguiu marcar 117 golos só por si sem penaltis, o que com mais  21 penaltis,  atingiu o total de 138 golos que marcou oficialmente nas últimas 2 épocas.
Como não há nenhum registo histórico de uma equipa que conseguiu conquistar masis pontos que o rival com mais 18 penaltis, obviamente o Benfica conquistou menos pontos do que o FCP. Nestas últimas 2 épocas, somente diretamente com os penaltis, o Benfica pode acrescentar 5 pontos, menos 24 que os rivais (o FCP usufruiu de condições arbitrais para acrescentar 29 pontos e o Sporting usufruiu de condições arbitrais para acrescentar 29 pontos).

3 comentários:

Anónimo disse...

Resolveu o autor do blogue publicar no dia em que terminou o campeonato publicar uma análise sobre penalties.

Seria expectável que essa análise incidisse por um lado sobre os números do campeonato que terminou nesse dia e, que por outro lado, incluísse não só os penalties favoráveis como também os desfavoráveis.

Percebe-se bem porque é que não o fez. Os números não são compatíveis com as teorias do autor.

Vejamos os números de 2021/2022:

Sporting
O Sporting marcou 73 golos e sofreu 23 golos. Saldo de 50 golos.
O Sporting marcou 9 golos de penalty e sofreu 1 golo de penalty. Saldo de 8 golos.

Fazendo a respectiva relação temos 1 penalty em cada 6,25 golos

Porto
O Porto marcou 86 golos e sofreu 22 golos. Saldo de 64 golos.
O Porto marcou 6 golos de penalty e sofreu 3 golos de penalty. Saldo de 3 golos.

Fazendo a respectiva relação temos 1 penalty em cada 21,33 golos

Benfica
O Benfica marcou 78 golos e sofreu 30 golos. Saldo de 48 golos.
O Benfica marcou 5 golos de penalty e sofreu 1 golo de penalty. Saldo de 4 golos.

Fazendo a respectiva relação temos 1 penalty em cada 12 golos

Ou seja enquanto que no Porto temos 1 penalty por cada 21 golos no caso do Benfica temos um 1 penalty por cada 12 golos.

Esclarecedor não é verdade?

Curioso é que o autor não tenha produzido a análise que se esperaria tendo em conta o seu objectivo (pontos conseguidos sem a influência de penalties e de expulsões).

Façamos essa análise. Se todos os jogos em que houve penalties e/ou expulsões tivessem terminado com o resultado que existia quando a primeira destas duas situações (penalties/expulsões) ocorreu:

o Sporting teria tido menos 11 pontos e terminaria o campeonato com 74 pontos
o Porto teria tido menos 14 pontos e terminaria o campeonato com 77 pontos
o Benfica teria tido menos 9 pontos e terminaria o campeonato com 65 pontos

Ou seja nada se alteraria. O Porto continuaria a ser campeão e o Benfica continuaria a ser terceiro.

Se fizermos o mesmo raciocínio para as 2 últimas temporadas, chegamos aos seguintes números:

o Sporting teria tido menos 22 pontos e terminaria os 2 campeonatos com 148 pontos
o Porto teria tido menos 28 pontos e terminaria o campeonato com 143 pontos
o Benfica teria tido menos 16 pontos e terminaria o campeonato com 134 pontos

Ou seja, o Benfica continuaria em terceiro lugar….

Anónimo disse...

Ou seja, na época passada, que o Benfica teve 2 penaltis a favor, com menos 2 penaltis teria perdido 16 pontos. Esclarecedor.

Anónimo disse...

Convinha saber ler o que está escrito.

Os 16 pontos dizem respeito:

1º) não a uma época mas a duas épocas

2º) Não só a penalties mas também a expulsões.