sábado, 23 de abril de 2022

Ranking de penaltis das 100 equipas que participaram nos últimos 2 campeonatos das 6 melhores Ligas de Futebol da Europa

Futebol é um jogo cujas regras já foram inventadas à muito tempo, supostamente aplicáveis da mesma forma em Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália ou França (as 6 melhores da Europa). Os penaltis acontecem em média a cada 8,9 golos marcados por cada uma das 100 equipas que disputaram as últimas 2 edições das melhores 6 Ligas de Futebol da Europa. Em termos absolutos, só o AC Milan usufruiu de mais penaltis (26 no total dos 71 jogos disputados na Liga Italiana), do que o FCP, que usufruiu de 24 penaltis em apenas 64 jogos, logo o Campeão Europeu de penaltis é o FCP, que em média usufrui de um penalti a cada 2,66 jogos.

Sabe-se que, apenas o campeonato Português e o Alemão são disputados por 18 equipas, os restantes incluem mais jogos, pois são disputados por 20 equipas. Apesar de disputarem muitos menos jogos do que em Inglaterra, Espanha, Itália ou França, constata-se que FCP e o Sporting são 2 das equipas, que usufruíram de mais penaltis favoráveis nas últimas 2 épocas, em média o FCP usufruiu de 1 penalti a cada 6,2 golos marcados e o Sporting usufruiu de 1 penalti a cada 6,9 golos marcados. 

De todas as equipas apuradas para a Liga dos Campeões, o Benfica foi a que usufruiu de menos penaltis na sua competição interna nos últimos 2 campeonatos. FCP e Sporting, nestas 2 épocas, podem se vangloriar de terem usufruído de mais penaltis no seu campeonato interno, do que o campeão Europeu de 2020/21 (Chelsea) ou 2021/22 teve (nenhum clube presente nos 1/2 final usufruiu de mais penaltis do que os 24 que o FCP obteve ou os 18 que o Sporting obteve). Estes 2 claramente candidatos a candidatos a Campeões Europeus de penaltis, jogam na mesma Liga que a equipa que mais demora a usufruir de 1 penalti em toda a Europa (apenas o Benfica demora em média mais de 20 golos para usufruir de 1 penalti, em toda a Europa do futebol, alô Fontelas Gomes)!

As Ligas Inglesa e Espanhola continuam a monopolizar as 1/2 final da LC como tem acontecido nos últimos anos. Qual foi a última vez que tivemos um clube Português na 1/2 final? 

Nesta época tivemos nos 1/4 final, o Benfica (1 penalti a cada 20,6 golos marcados, é a equipa em toda a Europa que necessita de marcar mais golos para que seja assinalada 1 penalti a seu favor) e outras 7 equipas (a amarelo no quadro que se segue), todas elas usufruíram no seu campeonato interno de 1 penalti a cada 6,2 golos marcados (Villarreal), a cada 7,2 golos marcados (Chelsea), a cada 9,7 golos marcados (Manchester City), a cada 12,5 golos marcados (Bayern Munique), a cada 10,5 golos marcados (Liverpool), a cada 9,7 golos marcados (Real Madrid), a cada 11,5 golos marcados (Atlético Madrid). 7 dos clubes apurados, tem uma média de penaltis muito próxima de 1 penalti a cada 9 golos marcados, que é a média geral destes 100 clubes, não se pode dizer que chegaram a esta fase da LC, ajudados ou prejudicados com penaltis no seu campeonato interno, já o Benfica claramente tem sido prejudicado na Liga Portuguesa. Os penaltis ajudam muito no sucesso desportivo, veja-se o exemplo do AC Milan, que depois de 8 anos de completa ausência da LC, nestas 2 últimas épocas consegue atingir os primeiros lugares da classificação em Itália, muito graças aos extraordinários 26 penaltis que usufruiu. É obra 26 penaltis em 71 jogos! Tal como é obra obter 24 penaltis em 64 jogos, que o FCP leva na Liga Portuguesa (13 desses penaltis assinalados ainda com o jogo empatado)!

Normalmente as equipas das 6 melhores Ligas de Futebol da Europa, são as que atingem os 1/4 final da Liga dos Campeões. Nesta temporada 2021/22, constatamos que entre as 8 melhores equipas da Europa temos: 

  • Villarreal (Espanha), que com 19 penaltis é entre os 8 finalistas, a equipa que usufruiu de condições arbitrais mais favoráveis na sua competição interna, é no ranking Europeu, o 10º clube que usufruiu de mais penaltis. Ainda assim, muito longe dos 23 penaltis que o FCP usufruiu.
  • Chelsea (Inglaterra) com 17 penaltis é o 14º no ranking Europeu de penaltis. 
  • Manchester City com 16 penaltis é o 18º no ranking Europeu de penaltis. 
  • Bayern Munique com 15 penaltis é o 23º no ranking Europeu de penaltis.
  • Liverpool com 14 penaltis é o 32º no ranking Europeu de penaltis. 
  • Real Madrid com 13 penaltis é o 37º no ranking Europeu de penaltis.
  • Atlético Madrid com 11 penaltis é o 49º com condições arbitrais mais favoráveis. 
  • Benfica com 7 penaltis, é incompreensivelmente apenas o 93º na Europa (só o Fontelas Gomes pode explicar, porque todas as equipas em Portugal além do Belenenses usufruíram de mais penaltis que o representante da Liga Portuguesa nesta fase tão adiantada da LC, o Benfica). 
Conclusão: O Benfica com apenas 7 penaltis destoa claramente das restantes 7 equipas presentes nos 1/4 final que usufruíram entre 18 e 11 penaltis cada e estão na 1ª metade (50 primeiros classificados). 
É evidente que tem havido viciação arbitral na Liga da VARgonha, pois facilmente se constata que, em condições normais de arbitragem, seria impossível a um clube marcar 144 golos, sem que os seus adversários tenham cometido o dobro dos penaltis que foram assinalados a favor do Benfica. Prova disso, é que todos os 9 clubes que marcaram tanto ou mais golos do que o Benfica em toda a Europa, o mínimo de penaltis que usufruíram a seu favor foi 14 (Liverpool e Dortmund, que no ranking são o 31º e 32º com mais penaltis entre os 100 clubes que disputaram as últimas 2 épocas nas 6 melhores Ligas de Futebol da Europa). Em condições arbitrais normais, uma equipa do top10 de golos marcados (Benfica com 144 golos), nunca pode ser apenas o 91º no ranking de penaltis.

Seque-se o quadro com ranking de penaltis das 100 equipas que participaram nas últimas 2 edições das 6 melhores Ligas de Futebol da Europa (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, França e Portugal).


O Benfica com apenas 7 penaltis, é apenas o 93º clube com mais penaltis em 100 participantes, apesar de ser o 11º clube com mais golos marcados nestas últimas 2 épocas. Quando a média de penaltis de todos os 100 clubes é de 12 penaltis, fica difícil atingir a Liga dos Campeões só com 7 penaltis assinalados a teu favor. Pior ainda quando, os rivais são uns autênticos campeões Europeus de penaltis!

As equipas com menos penaltis do que o Benfica, seguramente que não tem as mínimas condições arbitrais para entrarem na Liga dos Campeões através da sua Liga Interna, são aliás as grandes candidatas a descer de divisão, o Belenenses é neste momento o 18º e último em Portugal, Bordéus, Armínia Bielefeld, Burnley se o campeonato acabasse hoje desceriam em França, Alemanha e Inglaterra. Ter penaltis ao nível do que são assinalados a favor do Benfica é condenar a equipa a descida de divisão.


4 comentários:

Anónimo disse...

Porreiro, estás ao nível dessas equipas não jogas um corno, como é que queres penaltis?? Para se obter penaltis aí que jogar com intensidade, não ter medo, desequilíbrio no um para um, partir para cima da defesa na área.. Queres penaltis?? Muda para o Milan..

Rui dos Santos disse...

ASNÓNIMO, M. City(17º),B. Munique(22º), Barcelona(24º), M.United(31º), R.Madrid(37º)Arsenal(47º),A.Madrid(56º),Tottenham(81º),tb não JOGAM 1 CORNO??
PALHAÇO....os PORCOS da POCILGA é que atacam bem...

Ricardo disse...

Ó urso e o que dizes do City e Liverpool? Também não jogam nada? Andas a comer ervas daninhas.

Joao Pelé disse...

Boa prespectiva de análise.
Felizes e contentes vão enganando toda a gente.