domingo, 10 de abril de 2022

Coitados dos adeptos Portugueses, forçados a ver esta Liga da VARgonha

A Arbitragem em Portugal tem sido uma autentica vergonha, a viciação do campeonato é feita de uma forma tão evidente, que enoja, qualquer amante do futebol. Alguém consegue explicar qual é o mérito desportivo de jogar 490 minutos em superioridade numérica num campeonato (51 minutos contra o 2º classificado, 43 minutos contra o 3º classificado, 97 minutos contra o 5º classificado, 60 minutos contra o 6º classificado, 33 minutos contra o 8º classificado, etc). Qual é a gloria de vencer sistematicamente contra 10 adversários (12 vezes em 29 jornadas)? Qualquer equipa em condições arbitrais tão favoráveis, só poderá obter sucesso desportivo. Dados estatísticos desta magnitude devia envergonhar todos os que verdeiramente querem promover o Futebol Português! Em toda a Europa, seria possível encontrar algum outro clube que tenha beneficiado de 23 penaltis, sendo que 13 penaltis dos quais foram assinalados ainda com o jogo empatado em apenas 63 jornadas? É como se em 13 dos 63 jogos começasse a partida já a vencer por 1-0. Qual é a gloria destas 13 em 63 jogos, cujo principal responsável pelo golo da vantagem é a arbitragem!  Como não ser campeão nestas condições arbitrais tão discumunalmente favoráveis! Que equipa alguma vez na história do futebol já desaproveitou 16 penaltis de vantagem sobre o rival, deixando ultrapassar na classificação? A arbitragem da Liga da VARgonha torna impossível o sucesso desportivo do Benfica.

Este vergonhoso Conselho de Arbitragem decidiu completamente o campeonato com penaltis e expulsões. Nas últimas 2 épocas (63 jogos disputados para cada equipa), foram assinalados:

  • 23 penaltis favoráveis ao F. C. Porto (13 deles assinalados ainda com o jogo empatado e 3 quando estava a perder por 1 golo, logo, só diretamente com penaltis, pôde acrescentar 29 pontos). Como conquistou 159 pontos oficialmente, chegamos a conclusão que, o FCP conseguiu conquistar 130 sem o efeito direto dum penalti nestas últimas 2 épocas, ou seja, é uma equipa suficientemente forte para conquistar cerca de 68,8% dos pontos possíveis sem o efeito direto de nenhum penalti.
  • 18 penaltis favoráveis ao Sporting (12 deles assinalados ainda com o jogo empatado e 3 quando estava a perder por 1 golo, logo, só diretamente com penaltis, pôde acrescentar 27 pontos). Como conquistou 158 pontos oficialmente, chegamos a conclusão que, o Sporting conseguiu conquistar 131 sem o efeito direto dum penalti nestas últimas 2 épocas, ou seja, é uma equipa suficientemente forte para conquistar cerca de 69,3% dos pontos possíveis sem o efeito direto de nenhum penalti.
  • Apenas 7 penaltis favoráveis ao Benfica (2 deles assinalados ainda com o jogo empatado e 1 quando estava a perder por 1 golo, logo, diretamente com penaltis, pôde acrescentar 5 pontos). Como conquistou 140 pontos oficialmente, chegamos a conclusão que, o Benfica conseguiu conquistar 135 sem o efeito direto dum penalti nestas últimas 2 épocas, ou seja, é uma equipa suficientemente forte para conquistar cerca de 71,4% dos pontos possíveis sem o efeito direto de nenhum penalti. Forçou-se o Benfica a ter uma desvantagem de 24 e 22 pontos para os rivais, só diretamente com os penaltis, então se acrescentarmos os golos anulados ao Benfica e as expulsões a que o FCP teve direito, qualquer um percebe o nível de viciação desta Liga.
É intrigante vermos que em 63 jogos, a equipa que apresenta melhor rendimento médio sem o efeito de penaltis (Benfica), não teve a mimíma hipótese de lutar pelo titulo em nenhum dos 2 últimos campeonatos, foi completamente arredado da luta ao ser privado de penaltis. É uma vergonha descarada vermos que, nestas últimas 2 épocas foram assinalados -16 penaltis favoráveis ao Benfica comparativamente ao FCP e -11 comparativamente ao Sporting. Em 63 jogos, em condições arbitrais normais, nunca encontrariámos uma diferença de 16 penaltis sequer entre o 1º e o 10º classificado de qualquer Liga de Futebol do Mundo, quando mais entre os 3 primeiros classificados. Esta aberração só acontece na Liga da VARgonha, em que, praticamente só foram assinalados penaltis favoráveis ao Benfica, quando a equipa já vencia por 2 ou mais golos de vantagem ou depois de estar matematicamente arredado do título (3 dos 7 penaltis assinalados a favor do Benfica foram quando a equipa já vencia por 2 ou mais golos). Foi o penalti assinalado na 12ª jornada quando o Benfica já vencia o Belenenses por 5-0, que permitiu aos Benfiquistas não voltarem a ser os últimos adeptos a festejar um penalti assinalado a seu favor na Liga Portuguesa, como aconteceu na temporada passada, passaram esse enorme fardo para o Belenenses (sem surpresa encontra-se na última posição). 

Aqui esta o quadro resumo dos penaltis favoráveis assinalados nas últimas 2, 7 ou 14 épocas, para se compreender melhor a tendência arbitral ao longo das últimas épocas e o efeito direto nos pontos dos penaltis assinalados com o jogo empatado ou quando se estava a perder por 1 golo de desvantagem.



Neste quadro fica evidenciado a falacia de que, o Benfica conquistou menos pontos nas últimas 2 épocas, do que o FCP e o Sporting, porque estes jogam melhor futebol. É que se isso fosse verdade, o FCP teria obrigatoriamente conquistado mais 24 pontos que o Benfica, simplesmente ao converter os penaltis (29-5) e o Sporting teria conquistado mais 22 pontos que o Benfica só convertendo os penaltis (27-5), logo a diferença teria de ser maior de que 24 ou 22 pontos, pois uma equipa que joga melhor futebol tem de conseguir conquistar por si só, mais pontos que o rival sem o efeito direto de penaltis. Então, os rivais que jogam muito, sem os penaltis não conseguem conquistar mais pontos que o propalado Benfica que joga pouco de 2020/21 e 2021/22. 

No acumulado das últimas 2 épocas, apenas o último classificado/condenado a descida Belenenses (que usufruiu de apenas 6 penaltis), teve menos penaltis que o Benfica, que é após 29 jornadas disputadas, o melhor ataque da Liga Portuguesa 2021/22 e o 2º melhor ataque no acumalado das últimas 2 épocas, mesmo praticamente sem terem sido assinalados penaltis a favor do Benfica neste período em análise. Em toda a Europa só existem 9 equipas que conseguiram marcar mais do que os 142 golos que o Benfica marcou e todas elas usufruíram de 14 ou mais penaltis (Bayern marcou 185 golos usufruíndo de 15 penaltis, PSG marcou 156 golos usufruíndo de 21 penaltis, Manchester City marcou 155 golos usufruíndo de 16 penaltis, Inter Milão marcou 154 golos usufruíndo de 20 penaltis, Liverpool marcou 147 golos usufruíndo de 14 penaltis, FCP marcou 146 golos usufruíndo de 23 penaltis, Barcelona que marcou 145 golos usufruíndo de 15 penaltis, Dortmund marcou 145 golos usufruíndo de 14 penaltis, Nápoles marou 144 golos usufruíndo de 19 penaltis, o 10º melhor ataque é do Benfica que marcou 142 golos usufruíndo de apenas 7 penaltis! Ou sejá todas as outras equipas do TOP10 usufruiram do dobro ou mais dos penaltis que foram concedidos ao Benfica na Liga Portuguesa! Claramente o Benfica é um caso que merece análise, entre os 10 melhores ataques da Europa nas últimas 2 épocas! É por demais evudente que algo não está bem na arbitragem da Liga Portuguesa. É que oficialmente o Benfica vai com 142 golos marcados, mas na verdade todos sabemos que marcou muitos mais golos, pois inacreditavelmete 1 em cada 5 golos marcados pelo Benfica tem sido anulado pelo VAR (além dos golos anulados por pequenos contatos na área nos lances de cruzamentos para a área, temos também os muitos fora-de-jogos assinalados pelo VAR, a titulo de exemplo só o Darwin, o melhor marcador da Liga ainda teve golos anulados por 4 cm contra o Sporting, por 6 centimetros contra o FCP)! É isto, a Liga da VARgonha!

Em qualquer Liga de Futebol do mundo, um clube conseguiu ultrapassar na classificação, um rival que tenha usufruído de mais 16 penaltis? Ou sequer mais 11 penaltis? Fontelas Gomes consegue explicar como é possível se chegar a 16 penaltis de diferença entre 2 equipas que oficialmente marcaram 146 e 142 golos em 63 jogos? É que em média é assinalado 1 penalti por cada 9 golos marcados, logo só encontrariamos uma diferença de 16 penaltis entre equipas que apresentassem uma diferença de 144 golos aproximadamente. Ou seja, o FCP nestes 63 jogos só se tivesse capacidade de marcar o dobro dos golos que efetivamente marcou é que revelaria que tinha um ataque suficientemente forte para provocar mais 16 penaltis do que o Benfica obrigou os adversários a cometer. Se alguém encontrar um caso semelhante de 16 penaltis entre equipas com nº de golos muito semelhantes, que indique aqui este caso completamente atípico equiparável a da Liga da VARgonha. 

2 comentários:

Red Sea disse...

Com muita pena minha, e não retirando um milímetro ao mérito deste (e de outros) blogues, penso que, na verdade e infelizmente, é chover no molhado. Quem foi escolhido pelos sócios para (entre os quais me incluo) defender o Benfica até às últimas consequências, não o faz ou se faz, pelo menos que dê algum sinal para fora que nos aquiete. Este blogue tem repetidamente ao longo de anos, mostrado o escândalo e o estado calamitoso em que se encontra a arbitragem portuguesa. Debalde. Quem reiteradamente oferece penaltis e mais tempo de jogo em superioridade numérica à agremiação portuense, olha para os dados estatísticos e devem-se rir muito, enquanto vão trocando entre si umas graçolas pelo whatsapp. Dos jornalistas não podemos esperar nada, pois transformaram-se em vendilhões do templo, ao que se consta, no tempo do Bruno de Carvalho, afiambravam uns pequenos almoços a troco de informações gratuitas para ajudar a vender papel. Portanto, Rui Costa tem aqui montanhas para remover, acredito que seja tarefa monumental e delicada, mas se quer ter o respeito dos sócios e adeptos e a continuação da admiração que dele temos desde os tempos em que calçava chuteiras, tem de por mãos à obra não se escondendo atrás de news qualquer coisa. Há que chegar à opinião pública de norte a sul, sem ninguém ficar de fora. Há que fazer pressão nas instâncias do futebol, há que os amedrontar. Há que exigir demissões. Há que retirar a equipa de campo, mesmo que isso custe ao clube milhares em multas. A imprensa internacional agradece.

Anónimo disse...

Eia pareces o sr. Eagle com as cores, mas seria interessante saber do porquê dos rivais terem mais penaltis que o Benfica, e se realmente existem ou são forjados pelos árbitros, porque de repente lembrei me de uma equipa que tinha a centrais o Luisão e bateu o recorde de ficar dois anos seguidos sem sofrer um penalti contra e olha que davam sarrafadas com o Jesus, como jogar mais minutos na liga contra equipas reduzida a 10 jogadores, tens uma equipa de donzelas que joga para trás e para o lado e queres penaltis?? O que vale a que é malta que manteve o Vieira 20 anos a governar se também engole a tua tese, mas tá bonito o grafismo com cores e tudo..