quarta-feira, 30 de março de 2022

TOP 20 das equipas com mais golos marcados nas últimas 2 épocas nas 6 melhores Ligas da Europa

É comum dizer-se no futebol, que o ataque é a melhor defesa. É uma verdade indiscutível. Para encontrar as melhores equipas, então temos de olhar para o topo das equipas com mais golos marcados. De modo a termos uma amostra que permita obter conclusões com base em dados estatísticos, utilizaremos os dados agregados das últimas 2 épocas, ou seja, estamos a falar de de cerca de 60 jogos.

Sem surpresa, vemos que as 2 equipas com mais golos marcados nas 6 melhores Ligas da Europa (Bayern Munique e o Manchester City), são as 2 principais candidatas a conseguir na mesma temporada conquistar a Liga dos Campeões e o respetivo campeonato. No Top 20 seguramente encontraremos a equipa que será campeão 2021/22 em Portugal, Espanha, Inglaterra, ALemanha, Italia e França.

Todas as 8 equipas que vão disputar os 1/4 final da LC estão entre as 29 melhores ataques da Europa e só 2 delas não estão no TOP20, sendo que: 

  • Benfica, o 11º melhor ataque da Europa com 137 golos marcados, vai discutir com o 7º melhor ataque, o Liverpool o acesso as 1/2 finais. Apesar de na Liga da VARgonha o Benfica estar praticamente privado de poder usufruir de penaltis assinalados a seu favor, as 2 equipas apresentam uma diferença de 4 golos nestas últimas 2 épocas. Oficialmente, o Liverpool marcou 141 golos, mais 4 que os 137 golos do Benfica, vantagem nos golos marcados que advém também do facto do Liverpool ter usufruído de 13 penaltis na Liga Inglesa, mais do dobro dos 6 penaltis que o Benfica usufruiu na Liga Portuguesa nas últims 2 épocas. Em Portugal só o Belenenses teve menos penaltis do que o Benfica, tudo indica que é um clube condenado a descida de divisão.
  • O melhor ataque da Europa (Bayern Munique), vai jogar contra o 29º melhor ataque (Villarreal), este será o confronto mais desequilibrado, estamos a falar de 72 golos de diferença (180-108). 
  • O 2º melhor ataque da Europa (Manchester City), vai jogar contra o 16º melhor ataque (Atlético Madrid), estamos a falar de 31 golos de diferença (151-120). 
  • O 13º melhor ataque (Real Madrid), vai jogar contra o 28º melhor ataque (Chelsea), estamos a falar de apenas 11 golos de diferença (126-115). Este confronto aparenta ter tudo para ser bastante equilibrado, com o favoritismo muito repartido.
Aqui está o quadro com as 20 melhores ataques da Europa acrescidos das 2 equipas fora deste TOP20 que ainda estão em prova nos 1/8 final da LC. Vemos que em média, cada uma das 20 equipas do TOP20 marcou 135 golos e usufruiu de 16 penaltis favoráveis. Infelizmente o Benfica destoa, completamente do que é o número médio de penaltis assinalados a favor dos 20 melhores ataques.


Em média cada uma das equipas do TOP20 usufruiu de 16 penaltis nestas últimas 2 épocas. O Sporting está na média com 16 penaltis e o FCP muito acima da média com 21 penaltis. O Benfica no acumulado de 2 épocas (6 penaltis), ainda não onseguiu sequer metade dos 16 penaltis que o FCP usufruiu numa única época (2020/21). E assim decorre a competição na Lifa da VARgonha.

Consegue o Fontelas Gomes explicar aos adeptos, porque razão o Benfica é a unica equipa no TOP20 da Europa a usufruir de menos de 9 penaltis no acumulado das últimas 2 épocas? 

5 comentários:

Rui dos Santos disse...

Isto tem que ser DISCUTIDO até á EXAUSTÃO pelos comentadores BENFIQUISTAS nos MEDIA e levar estas conclusões e outras, a pedir a demissão do C. de Arbitragem e F.P.F. e tb levar estes dados á UEFA...

Mark Trencher disse...

A percentagem de golos/penalties é assustadora! E pior, é muito suspeita. É demasiado anormal.

Mark Trencher disse...

É que é quase o triplo da média, 22,8 para 8,4. Curiosamente quer Porto quer Sporting estão abaixo da média, 6,8 e 7,4 respectivamente. Tendo em conta os números de Porto e Sporting que estão ali à volta do 1/3 dos nossos, podemos concluir que as regras para se assinalarem penalties a favor do Benfica não são as mesmas que as dos seus inimigos. É certo que as equipas que marcam mais tendem a ter menos penalties por golo como por exemplo o Atlético, o Bayern, o Dortmund, o Liverpool, e o Real, mas ainda assim estamos sensivelmente com o dobro dos números deles; mas não é só isso, há aqui um padrão, Atlético e Real sai do mesmo campeonato, Bayern e Dortmund também, e os seguintes são o City (inglês como o Liverpool) e o Barça (o terceiro espanhol), em Portugal há uma discrepância de números que indicia diferença de tratamento.

Quimbolas disse...

Discutido nos media pelos comentadores benfiquistas????!!!! Calado, Diamantino e outros!!!! Podemos esperar sentados.

Mark Trencher disse...

Mesmo com o penalty ontem em Braga a nossa média está em 19,8 quase 19,9 golos por penalty. Continua a ser praticamente o triplo do Sporting, e é mais de duas vezes e meia que o Porto.

E atenção ao detalhe, num jogo com uma arbitragem e VAR algo desastrados, marcam penalty de VAR a favor do Benfica, sim, mas quando já estava 2-0.