sábado, 5 de fevereiro de 2022

Nomeações na Liga da VARgonha

Nesta época 2021/22, o Fontelas Gomes nomeou o Artur Soares Dias para apitar 6 jogos da 1ª Liga, inacreditavelmente metade desses jogos envolviam o Benfica, conseguiu estar presente em 6 dos 11 pontos que o Benfica perdeu no Estádio da Luz nesta temporada. Artur Soares Dias é um grande obstáculo ao rendimento desportivo do Benfica, que apenas conquista em média 61% dos pontos possíveis nos 38 jogos do clube que apitou nas últimas 14 épocas. Só para terem um termo comparativo, nas últimas 14 épocas, o FCP foi a equipa com o melhor rendimento médio, o Benfica foi a 2ª equipa, o Sporting a 3ª e o Braga a 4ª equipa com melhor rendimento médio. Neste período das últimas 14 épocas, o Benfica conquistou 77% dos pontos possíveis nos 27 jogos disputados contra o Braga e conquistou 62% dos pontos possíveis nos 27 jogos disputados contra o Sporting, ou seja, qualquer jogo apitado pelo Artur Soares Dias o obstáculo a ultrapassar para o Benfica passa logo a ser um adversário superior até ao do grande rival natural do clube (Sporting). 

Se os responsáveis da arbitragem não conseguem enxergar que algo está mal na arbitragem Portuguesa, é porque realmente não querem ver. Todos os adeptos sabem que Artur Soares Dias ou o Hugo Miguel fazem tudo que lhes é possível para prejudicar o rendimento desportivo do Benfica e infelizmente estes 2 árbitros tiveram a responsabilidade de dirigir 22% dos jogos do Benfica nestes últimos 4 campeonatos (27 dos 122 jogos). Fontelas Gomes sabe perfeitamente que prejudicam o rendimento desportivo do Benfica e qual é o clube que estes 2 árbitros querem ajudar a ter sucesso desportivo (FCP e Sporting).

O Fontelas Gomes sabe como todos os adeptos sabem que se depender da vontade de Artur Soares Dias ou do Hugo Miguel, o Benfica nunca seria campeão em Portugal. O Caso do Artur Soares Dias é uma evidencia estatística, bastaria ao Conselho de Arbitragem utilizar o mesmo critério estabelecido aqui neste blog, qualquer arbitro que por si só altere em mais de 10% o rendimento de um clube comparativamente ao que é o seu rendimento médio com todos os outros árbitros, deve ser objeto de uma analise mais minuciosa para saber se tem condições de neutralidade para continuar a apitar esse clube e quando altere em mais de 20% independentemente das justificações/atenuantes que se possa apresentar é obvio que esse arbitro não pode continuar a apitar essa equipa, porque não é um elemento neutral nos jogos que apita dessa equipa. 

Todos os adeptos compreendem isso, por exemplo, podemos confirmar que nas últimas 14 épocas, em média o FCP e o Benfica conquistam cerca de 80% dos pontos possíveis e o Sporting conquista em média 69% dos pontos possíveis. O Sporting no período em que tem, um extraordinário treinador (Ruben Amorim), aumentou o seu rendimento médio em 11%, conquistando 80% dos pontos possíveis nos 65 jogos em que este comandou o Sporting no campeonato. Um grande profissional melhorou o rendimento do Sporting em 11%, mas todos os treinadores que diminuíram o rendimento do Sporting em mais de 10% nunca os adeptos os deixaram continuar a aparecer em mais de 30 jogos do Sporting, nem Paulo Sérgio, nem Sá Pinto, nem Jesualdo Ferreira, nem Silas conseguiram estar presente em muitos jogos do Sporting, pois era obvio que não tinham condições para manter o nível médio expetável no Sporting. Agora imaginem se tivessem baixado o rendimento médio do Sporting 20% como o Artur Soares Dias conseguiu baixar o rendimento médio do Benfica de 81% para 61% e mesmo assim foi !nomeado para 38 jogos do Benfica nestes últimos 14 campeonatos. É claramente o arbitro que apitou mais jogos do Benfica, ou seja, é aquele com o qual o clube devia apresentar um rendimento mais aproximado do que é o rendimento médio do clube com todos os outros árbitros nesse mesmo período (conquistou 81% dos pontos possíveis nesses 398 jogos).

Segue, o quadro resumo dos jogos apitados pelos 2 árbitros que o Fontelas Gomes utiliza para garantir o Benfica fora da corrida pelo titulo época, após época, em que 20% dos jogos que o Artur Soares Dias apita na Liga são do Benfica e 19% dos jogos que o Hugo Miguel apita na Liga são jogos do Benfica. 


Qualquer observador, mesmo o mais desatento para as questões arbitrais, para a influência arbitral existente na Liga Portuguesa, consegue verificar que estes 2 árbitros, apesar de nestas últimas 4 épocas terem apitado apenas 17 jogos do F. C. Porto e 27 jogos do Benfica, conseguiram dar uma vantagem de 9 decisões arbitrais do FCP em relação ao Benfica (7 penaltis e 2 expulsões de diferença), enquanto todos os outros árbitros, apitaram neste mesmo período os restantes 105 jogos do FCP e concederam-lhe uma vantagem de 19 decisões arbitrais (11 penaltis e 8 expulsões de diferença). Comprova-se assim, que somente 2 árbitros em 17 jogos, conseguem criar uma vantagem de 7 penaltis ao FCP, enquanto todos os restantes árbitros em 105 jogos concederem uma vantagem de 11 penaltis. Se o objetivo é prejudicar o rendimento desportivo do Benfica então o melhor é nomear os 2 sistematicamente.

Aqui estão os jogos apitados pelo Artur Soares Dias nas últimas 4 épocas (2018/19 até 2021/22): 

                                                                    2021/22

2020/21
2019/20
2018/19
É isto a Liga da VARgonha! 20% dos jogos do Artur Soares Dias são para controlar o Benfica!







1 comentário:

Anónimo disse...

É uma autentica vergonha nomearem Artur Soares Dias 3 vezes para os jogos do Benfica. Ou seja, os jogos do Benfica são metade dos jogos para o qual o Artur Soares Dias foi nomeado em 2021/22! É isto a Liga da VARgonha!