segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

VARgonha dentro e FORA DO JOGO

O QUE SE PASSA NO FUTEBOL PORTUGUÊS ENVERGONHA TODOS OS ADEPTOS!

BALANÇO DE ÉPOCA E MEIA (2020/21 E 1ª VOLTA DE 2021/22)

Concluída a primeira volta de 2021/22 já podemos fazer uma análise comparativa entre as 4 equipas candidatas ao titulo em Portugal que, desde o início deste blog, fomos acompanhando (os penaltis e expulsões) e todas as 116 equipas que disputam as 6 principais Ligas de futebol da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal). Nestas 18 jornadas em Portugal foram marcados 438 golos e assinalados 55 penaltis, o que dá uma média de 1 penalti a cada 8 golos marcados. Somos uma Liga em que mais facilmente se assinala penalti, no polo oposto podemos ver que, em Inglaterra é assinalado 1 penalti a cada 10 golos marcados em média (55 penaltis em 549 golos marcados). O Benfica necessita em média marcar mais de 39 golos, para finalmente algum elemento do quadro de árbitros atuais da "Liga Fontelas Gomes" conseguir "ver" um penalti favorável ao Benfica.

A analise estatística de uma amostra de 18 jogos, pode ficar bastante distorcida, caso ocorra 1 jogo em que, foram assinalados 3 penaltis ou 2 jogos com 2 penaltis assinados, por isso, convém alargar a base da amostrar para época e meia, de modo a podermos utilizar mais fiavelmente os dados estatísticos e assim, retirar conclusões sobre a influência arbitral existente ou não Portugal. Agregando as épocas 2020/21 (34 jornadas) com 2021/22 (17 jornadas), estamos a analisar 52 jogos da Liga Portuguesa, que é disputada por 18 equipas tal como a Liga Alemã, todas as outras são disputadas por 20 equipas. Neste mesmo período de tempo analisado, as equipas Alemãs realizaram 53 jogos, as equipas da Liga Italiana realizaram 58 jogos, as equipas da Liga Espanhola e Francesa realizaram 59 jogos e as equipas da Liga Inglesa realizaram 60 jogos. 

Na "Liga Fontelas Gomes" temos o intrigante caso do Benfica! Será que o Fontelas Gomes, consegue explicar porque chegamos a este ponto: é assinalado 1 penalti favorável ao Benfica a cada 39,7 golos marcados, quando a média geral na Europa é de 1 penalti a cada 9,3 golos, em Portugal a média é de 1 penalti a cada 7,8 golos marcados, a média do F. C. Porto é de 1 penalti a cada 6,9 golos marcados e a do Sporting é de 1 penalti a cada 6,9 golos marcados! Em toda a Europa não existe mais nenhuma equipa com tão poucos penaltis assinalados a seu favor como o Benfica, pois se em média é assinalado 1 penalti a cada 9,3 golos marcados, não encontramos nenhuma outra equipa que tenha que marcar mais do triplo desses golos para que lhe seja concedido 1 penalti. É realmente extraordinário, vermos que o Benfica apenas usufrui de 1 penalti a cada 39,7 golos marcados, nenhuma outra equipa Europeia necessita de marcar 23 golos para usufruir de 1 penalti. Só na Liga VARgonha! Em toda a Europa, só 3 equipas necessitam em média de marcar mais de 16 golos para poder usufruir de 1 penalti, o Benfica, o Real Madrid e o Rennes.

De seguida, publica-se o ranking de penaltis, desde já peço desculpas aos Benfiquistas que vão ter de olhar para o fundo do quadro em vez de ver, o Benfica nas posições cimeiras como seria expectável acontecer ao 8º melhor ataque entre estas 100 equipas (a culpa não é do Blog, Fontelas Gomes explica)! Uma imagem vale mais do que 1000 palavras, por isso, publico aqui o quadro resumo de todas as 100 equipas que participaram nas últimas 2 épocas, nas 6 principais Ligas de Futebol da Europa. Incrível!

Benfica último no ranking de penaltis no acumulado das últimas 2 épocas na Liga da VARgonha!  

Benfica tinha sido o último do ranking de penaltis entre os 116 clubes participantes em 2020/21, que analise fez o conselho de Arbitragem, quais foram as razões e medidas corretivas tomadas? Já imaginaram ver nesta última posição, o Bayern Munique, Manchester City, Inter Milão, Real Madrid ou Atlético Madrid, PSG ou Lille, Sporting ou F. C. Porto? Seria impossível, tem razão, meu amigo! Só nomeando os 6 campeões da última época e os 3 novos lideres desta atual época 2021/22, se comprova que é impossível obter sucesso desportivo no final da tua Liga, quando estás no fundo do ranking Europeu de penaltis (nem Benfica, nem Burley, nem Belenenses, nem Boavista, nem Arminia Bielefeld, nem Rennes, nem Elche reúnem condições arbitrais para lutar pela liderança da tabela classificativa nas suas Ligas domesticas). 

É anormal encontrarmos um candidato ao titulo, na última posição no ranking de penaltis ao fim de uma época, então em 2 temporadas seguidas é o cumulo do ridículo! Quem explicará aos adeptos Portugueses, como se chegou a estes dados estatísticos acumulados de 2 épocas de futebol. Estes dados estatísticos demonstram que, o Fontelas Gomes não tem condições para continuar a frente do Conselho de Arbitragem, não podemos continuar a ser a Liga da VARgonha na Europa! Nestas 100 equipas encontraremos as 20 equipas mais ofensivas (só 20 equipas marcaram mais de 100 golos) e o Benfica é uma destas das 20 melhores com 119 golos marcados é mesmo o 10º melhor ataque da Europa, mesmo praticamente sem ter usufruído de penaltis nestas últimas 2 épocas. Destas 20 melhores equipas ofensivamente, apenas encontramos 2 delas, com verdadeiramente menos penaltis, do que é a média geral das 100 equipas (10 penaltis para cada uma das equipas é a média geral), o Real Madrid com 5 penaltis (olhe sem surpresa não conseguiu ser campeão em 2020/21 e vamos ver 2021/22?) e o Benfica com 3 penaltis (olhe não conseguiu ser campeão em 2020/21 e mantendo-se a tendência arbitral também será impossível o ser em 2021/22). 

Em condições arbitrais normais tende a haver uma correlação positiva entre o número de golos marcados e os penaltis, logo encontrarem nas equipas com mais de 100 golos marcados, um número de penaltis de aproximadamente 10 penaltis. É de todo inexplicável estatisticamente, encontrarmos a anormalidade, que se verifica com o Benfica atualmente, ou seja, a equipa conseguir marcar 118 golos, sem que tenha sido assinalado nenhum penalti daqueles que verdadeiramente contam desportivamente, pois, o único desta época 2021/22, foi assinalado já com 5-0 no marcador, obviamente já nada podia acrescentar ao rendimento desportivo e os outros 2 da época passada, só foram assinalados numa altura em que o Benfica matematicamente já não conseguiria ser campeão nacional.

Encontrarmos um candidato ao titulo com apenas 3 penaltis em época e meia é uma anormalidade estatística aqui em Portugal (liga em que se marcam muitos penaltis), até seria uma anormalidade numa Liga Inglesa em que em média se assinalam menos penaltis, pois historicamente teremos muito dificuldade em encontrarmos outra equipa, que tenha conseguido marcar 118 golos num período de tempo em que só foram assinalados 3 penaltis a seu favor aqui ou em qualquer outro país da Europa. O futebol é um jogo em que as infrações dentro da área acontecem a favor de todas as equipas, até aquelas equipas que chegam menos vezes a área adversária descendo mesmo de divisão como consequência, chegam a área as vezes suficientes para em média usufruírem de 6 penaltis cada numa época inteira. Também por esta perspetiva se vê que, o Benfica tem vindo a ser alvo da n/viciação arbitral, pois nestas últimas 2 épocas, o Benfica não poderia ter apenas 3 penaltis assinalados a seu favor, quando mesmo as 16 equipas que desceram de divisão, usufruíram em média de 6 penaltis na última temporada. Segue-se, o quadro resumo das 16 equipas, que desceram de divisão nas 6 principais Ligas de Futebol da Europa. 


Em média os 16 clubes que desceram de divisão em 2020/21, usufruíram de 6 penaltis cada, no caso das equipas Portuguesas e Alemãs, estamos a falar de 34 jornadas, as outras disputaram 38 jornadas. O Benfica com apenas 3 penaltis em 52 jornadas, não está só muito abaixo da média de 10 penaltis que cada uma dos seus pares usufruiu em média nas últimas 2 épocas, como até tem menos penaltis do que os 6 de média de cada uma das 16 equipas que desceram de divisão usufruíram em 2020/21. 

Aos adeptos do Benfica só resta lutar pela mudança na Arbitragem nacional ou manter-se com os braços caídos, sem nenhuma esperança de lutar pelo titulo, tentando esforçadamente não descer de divisão, pois, com os pouquíssimos penaltis, que atualmente são assinalados a favor do Benfica, só por milagre a equipa poderá se apurar sequer para a Liga dos Campeões, ser campeão é impossível. Em 52 jogos, o Benfica só por si tem de marcar mais 11 golos que o Sporting e mais 15 golos que o FCP, para que nos golos marcados não se veja a diferença entre os 3 penaltis a favor do Benfica e os 14 e 18 a favor de Sporting e F. C. Porto respetivamente. 



1 comentário:

Anónimo disse...

SLB deve ser unica equipa no mundo que mais posse de bola cerca de 72%, mas tem mais faltas cometidas do que o adversário, caso de estudo ou de policia.