sábado, 28 de agosto de 2021

Benfica apurado mesmo com 10 jogadores, Jorge Jesus demonstra mais uma vez, o quão extraordinário é

Este PSV 0 - Benfica 0, que permitiu a passagem a fase de grupos da LC, pelo 2-1 que trazia do Estádio da Luz, vem na sequência de diversas eliminatórias anteriores ultrapassadas em inferioridade numérica.

Exemplos das mais épicas eliminatórias vencidas por Jorge Jesus, mesmo comandando um Benfica em desvantagem numérica em campo por mais de 60 minutos nos 2 jogos contra o FCP e com apenas 9 jogadores no jogo contra a Juventus.

Na história do Benfica, FCP ou Sporting, quantas vezes foi possível sair vencedor de uma autêntica final (37 M€ em jogo), jogando em inferioridade numérica mais de 60 minutos? Realmente foi um feito desportivo extraordinário, que engrandece todos os que no terreno conseguiram tamanho sucesso desportivo/financeiro em condições tão adversas. Somente com um grande treinador seria possível ultrapassar com sucesso este grande PSV, jogando apenas com 10 elementos desde o minuto 32.

Somente com um bom treinador, nunca seria possível este apuramento para a LC. Só um extraordinário!

Nunca podemos esquecer que Jorge Jesus, teve que disputar a temporada 2020/21 com uma desvantagem de 14 penaltis para o F. C. Porto e de 10 penaltis para o Sporting. Todos sabemos que para disputar o campeonato Português, se concedermos uma vantagem de 14 penaltis ao FCP e 10 ao Sporting, mesmo o Tuchel com o plantel do Chelsea (campeão Europeu 2020/21) ou o Guardiola (vice-campeão Europeu e campeão Inglês) não teriam a mínima hipótese realisticamente de terminar a temporada como vencedores da Liga Portuguesa (e olhe que estes dois tem um grande plantel, compram todos os jogadores que querem). Por isso, é claro que nas condições arbitrais em que decorreu a época 2020/21 é praticamente impossível ao Benfica obter sucesso desportivo, mesmo que tivesse o Guardiola como treinador e um plantel tão valioso como o do Man.City ou do Chelsea. 14 e 10 penaltis de desvantagem nunca permitiriam que a equipa tivesse sucesso desportivo.

O FCP e o Sporting não desaproveitariam ambos, tamanha vantagem competitiva de poderem marcar mais 14 ou 10 golos, somente com a vantagem arbitral que usufruíram. Anular 14 golos de diferença arbitral em apenas 34 jornadas não é uma tarefa fácil. O Conselho de Arbitragem privou o Benfica 2020/21 do direito de usufruir grandes penalidades favoráveis ao ponto de pela 1ª vez na história do clube, o Benfica ter terminado a temporada como a última entre os 116 clubes que disputaram as 6 principais Ligas da Europa no que toca a penaltis assinalados a seu favor. Feito que é estatisticamente incompreensível. Fez-se história, pela 1ª vez o último do ranking de penaltis entre as 116 equipas, mesmo assim conseguiu se apurar para a fase de grupos da LC. As equipas que não usufruem de penaltis assinalados a seu favor acabam não tendo sucesso desportivo, isso facilmente se comprova quando vemos as 12 equipas que fazem parte dos 3 grupos da LC em que estão inseridos os 3 grandes de Portugal, que em conjunto usufruíram de 117 penaltis assinalados a seu favor, ou seja, em média, cada uma destas 12 equipas para atingirem a Champions usufruíram de 10 penaltis cada no seu campeonato. Além do Benfica com apenas 2 (assinalados depois do titulo estar atribuído), não encontramos nestes 12 clubes mais nenhum outro com 3, 4 ou 5 penaltis apenas assinaladas a seu favor. O Benfica 2020/21 teve apenas 2 penaltis assinalados a seu favor, tendo mesmo sofrido 4 penaltis desfavoráveis, claramente a equipa não teve condições arbitrais para poder atingir sucesso desportivo. Qual é a equipa de Champions é que termina a temporada com um saldo negativo de 2 penaltis desfavoráveis? Só mesmo na Liga Portuguesa em que claramente a norma era prejudicar o Benfica, todos sabemos qual foi a equipa Portuguesa que teve mais golos anulados pelo VAR. Coincidências!

Só mesmo excecionalmente poderia ainda assim atingir o apuramento para a LC (nestas condições arbitrais tão adversas). Segue-se o quadro com os grupos da LC, em que podemos confirmar que os 40 golos de saldo de golos sem penaltis do Benfica, é um desempenho médio no seu campeonato superior a 10 destes 12 clubes que estão nos grupos dos clubes Portugueses, apenas o Ajax e o Bayern Munique tiveram um rendimento superior ao Benfica no seu campeonato sem o efeito arbitral dos penaltis.





Em média estas 12 equipas usufruíram de 10 penaltis cada para conseguirem atingir este apuramento. FCP teve claramente mais sorte que a média, o Sporting está na média e o Benfica, claramente é a equipa que teve menos sorte arbitral em 2020/21. Ao ponto de ser pela 1ª na sua história o 116º e último do ranking Europeu de penaltis entre as 116 equipas que disputaram as 6 principais Ligas da Europa.

Como pode uma equipa de Jorge Jesus (treinador que todos reconhecemos como alguém que privilegia o futebol ofensivo) ser 116º e último no ranking Europeu de penaltis, ser a equipa com menos penaltis assinalados a seu favor entre as 116 equipas que disputaram as 6 principais Ligas da Europa? 


Como pode uma equipa grande como o Benfica (15º ataque com mais golos marcados), ser a equipa que usufruiu de menos penaltis entre as 116 equipas? Só o Fontelas Gomes pode responder a isso.

Como pode uma equipa que em toda a Europa só teve 4 equipas que apresentaram um melhor saldo de golos sem penaltis (Bayern Munique, Man. City, Inter Milão e PSG), ser a equipa da Europa com menos penaltis entre todas as 116 que disputam as 6 principais Ligas? Todos ficaram com a sensação que o Benfica teve um péssimo rendimento desportivo em 2020/21, mas a verdade é que sem o efeito dos penaltis, apenas Bayern Munique (campeão Alemão), Man. City (campeão Inglês), Inter Milão (campeão Francês) e PSG apresentam números superiores ao Benfica sem o efeito dos penaltis. Por estes dados se vê, o quão nefasto foi para o Benfica, este Conselho de Arbitragem liderado por Fontelas Gomes.

2 comentários:

MP disse...

Algo que seria muito interessante analisar seria o tempo que o Var demora a validar vs invalidar Um golo do Benfica, analisando potenciais foras de jogo.

Anónimo disse...

As frases são tão longas e tortuosas... Depreende-se que são reaproveitadas de posts anteriores e retocadas, em virtude da quantidade de erros de concordância, dos clíticos mal colocados e da pontuação desgovernada.
Atentamente
Pela língua portuguesa.