domingo, 22 de agosto de 2021

3ª jornada: Mais 2 golos anulados ao Benfica

Neste Gil Vicente 0 - Benfica 2, o VAR foi chamado a analisar 6 lances capitais, os 4 golos marcados pelo Benfica e 2 possíveis lances de grande penalidade (Gonçalo Ramos foi empurrado quando está todo no ar para cabecear uma bola e possível corte com a mão após cabeceamento do Darwin). Dos 4 golos marcados neste jogo, o VAR decidiu anular 2 e validar os outros 2. Reparem meus amigos, que é por demais evidente que algo não está bem na forma como o VAR é utilizado em Portugal, basta cronometrar o tempo que o VAR demorou a validar o 1-0 para constatar que demora muito menos tempo nas decisões desfavoráveis ao Benfica, nos 2 golos que anularam ou nos possíveis penaltis (sempre que é para analisar uma possível expulsão ou penalti favorável ao Benfica, são muito lestos em mandar seguir o jogo).

Esta temporada 2021/21, o VAR já tinha:

  • anulado 1 golo ao Benfica no jogo contra o Moreirense na 1ª jornada, revertido uma expulsão favorável ao Benfica e mandado o arbitro substituir o amarelo pelo vermelho ao Diogo Gonçalves.
  • anulado 1 golo ao Waldschmidt na 2ª jornada, no jogo contra o Arouca, assinalando fora-de-jogo num lance que é o defesa que corta a bola que estava na posse do Rafa e não esta a fazer um passe.
  • agora decidiu anular 2 golos ao Benfica nesta 3ª jornada, os 2 primeiros golos marcados contra o Gil Vicente. Moral da história em apenas 3 jornadas já decorridas o VAR já anulou 4 golos ao Benfica e nos jogos dos rivais também já 
  • anulou o golo do empate do Famalicão contra o FCP. na 2ª jornada 
  • e anulou o golo do Vizela contra o Sporting na 1ª jornada, naquele que seria o 1º golo desse jogo. Quando teremos 1 golo sofrido pelo Benfica a ser também anulado pelo VAR? Quando teremos o 1º jogo do campeonato em que não é anulado nenhum golo ao Benfica? Nestes 6 primeiros jogos do Benfica 2021/21, a equipa oficialmente marcou sempre apenas 2 golos validos em cada jogo, mas já leva 4 golos invalidados em apenas 3 jogos para o campeonato, esta temporada promete ser mais uma temporada em que se vai bater mais um record, ainda podemos vir a ter mais golos/penaltis anulados/revertidos do que o máximo de sempre, que assistimos no ano passado.

Nesta 3ª jornada, o VAR decidiu anular os 2 primeiros golos marcados pelo Benfica, validou os 2 últimos golos e mandou seguir jogo sem assinalar qualquer penalti nos 2 lances na área. Salta a vista o demorado tempo de analise do 1º golo validado ao Benfica (3º do jogo em contraste com o tempo que levou a anular os 2 primeiros golos), aparentemente tomar uma decisão arbitral desfavorável ao Benfica (anular o golo) requer muito menos tempo de analise do que tomar a decisão de validar um 1º golo do Benfica no jogo. Esta situação é algo que tem ocorrido recorrentemente na Liga Portuguesa, é por isso que na época passada, a equipa que teve mais golos/penaltis anulados/revertidos pelo VAR em Portugal foi claramente o Benfica. 

Foi por essa incompreensível tendência arbitral que chegamos ao final da temporada com o Benfica como a equipa Europeia que usufruiu de menos penaltis assinalados a seu favor, entre as 116 que disputam as 6 principais ligas da Europa. O Benfica 2020/21 foi o melhor ataque em Portugal ao marcar 111 golos em todas as competições, no campeonato marcou 69 golos, usufruindo de apenas 2 penaltis, enquanto o FCP usufruiu de 16 penaltis favoráveis para marcar 74 golos e o Sporting usufruiu de 10 penaltis favoráveis para marcar 65 golos. Aqui está o quadro com as 20 equipas que marcaram mais golos em 2020/21 nas 6 principais ligas da Europa.

O Benfica ao marcar 69 golos, foi o 15ª equipa com melhor rendimento atacante entre os 116 clubes que disputaram as 6 principais Ligas da Europa. Todas as 14 equipas que marcaram mais do que os 69 golos que o Benfica conseguiu marcar, usufruíram de 7 ou mais penaltis assinalados a seu favor, nenhum outro clube com um bom ataque foi obrigado a usufruir de apenas 2 penaltis, nem apenas 3, 4, 5, ou 6 penaltis! Só o Benfica na Liga Portuguesa, nesta Liga Fontelas Gomes! 

Como se pode ver no quadro acima, em toda a Europa só 4 equipas conseguiram um desempenho superior ao do Benfica sem o efeito arbitral, só Bayern Munique, Inter Milão, PSG e Manchester City  conseguiram um saldo de golos sem penaltis superior aos 40 golos de saldo positivo que o Benfica conseguiu em 2020/21. 

O Benfica, por ter sido a única equipa que praticamente se viu privada de usufruir de penaltis, terminou a temporada com uma desvantagem de 14 penaltis para o FCP e de 10 penaltis para o Sporting! Obviamente nestas condições, não teve a mínima hipótese de obter sucesso desportivo, nenhuma equipa teria conseguido ter sucesso desportivo, por melhor que fosse o seu plantel. 14 e 10 penaltis é uma diferença absurda, entre equipas com os mesmos objetivos desportivos, é uma diferença que não encontramos na história do futebol português. Nunca o FCP teve uma desvantagem de 14 e 10 penaltis para os seus outros 2 principais rivais. Nunca o Sporting teve uma desvantagem de 14 e 10 penaltis para os seus outros 2 principais rivais. Tamanha diferença de penaltis não acontece entre equipas que apresentam um saldo de golos muito semelhante no final da temporada.

Nem o Manchester City, Chelsea ou PSG que podem comprar todos os jogadores que querem para os seus planteis, conseguiriam fazer mais pontos que o FCP e o Sporting se tivesse de jogar com uma desvantagem de 14 e 10 penaltis para estes 2 grandes clubes portugueses.


4 comentários:

Zampa disse...

A direção do Benfica devia por um cartaz destes, com toda essa informação á volta do Estádio.
Só para ver a reação de alguns adeptos.

Anónimo disse...

Os objectivos deste blogue têm de ser revistos. Além de grandes penalidades e expulsões, passamos às hesitações do VAR e ao cronómetro das decisões. A sério? A lamentação começa cedo para justificar a eventual futura incompetência em campo ou melhor valia do adversário. O Benfica não precisa disto. Joga de forma eficaz e ganha os jogos. Assim que qualquer árbitro é nomeado para um jogo do SLB, ouve-se um coro de queixas. Não há ninguém impoluto para arbitrar um jogo dos mais honestos jogadores que a humanidade alguma vez viu jogar. Nem em Portugal nem no mundo inteiro. Dava um bom argumento. Até parece que os adversários do SLB, por quererem ganhar em campo, fazem mal. Não está certo, de facto, jogar para ganhar ao SLB.

Red Sea disse...

Irritante o tempo imenso!! que demorou a validação do 1º golo do Benfica. Se não havia a mínima dúvida da legalidade posicional dos intervenientes, que na televisão não deixou qualquer dúvida logo no decorrer do próprio jogo, a explicação só pode ser a tentativa do homem do VAR ter corrido o "filme" todo atrás à procura de uma unha para poder anular o golo! Creio ter sido uma atitude de má fé, como quase sempre acontece quando se trata do Benfica.

José Cardoso disse...

Eles estão a tentar. Mas os cegos de ódio como o sr não o conseguem ver. Só juntos é que se conseguem vencer as dificuldades