segunda-feira, 24 de maio de 2021

Basta! É urgente haver mudanças no Sector da Arbitragem!

Na final da taça, uma simulação grosseira foi o pretexto ideal para colocar o Benfica em inferioridade numérica. O arbitro ser enganado por uma simulação acontece, mas todos os adeptos de futebol esperam que o VAR intervenha em situações semelhantes em defesa da verdade desportiva. Inacreditavelmente, o VAR desse importante jogo, não deu a indicação ao arbitro que não ocorreu nenhuma rasteira neste lance. 

Quantas decisões arbitrais foram corrigidas pelo VAR nesta temporada a favor e contra o Benfica? Se o C. A. disponibilizar esta informação ficará a vista o que esta a acontecer na Liga Portuguesa. 

A situação atual completamente desfavorável ao Benfica não pode continuar a ser ignorada.

Basta o Conselho de arbitragem publicar o resumo do:

  • Total de Penaltis assinalados pelos árbitros favoráveis a cada uma das equipas portuguesas e confirmados pelo VAR.
  • Total de Penaltis assinalados pelos árbitros mas revertidos pelo VAR (total de decisões do VAR em favor de cada equipa).
  • Total de Penaltis indicados pelo VAR que foram assinalados a favor de cada equipa.
  • Total de Expulsões assinalados pelo arbitro e o total desses vermelhos que foram revertidos pelo VAR. Total de vermelhos resultantes de indicação expressa do VAR para que seja exibido.


Diretamente com os penaltis o F. C. Porto teve a oportunidade de acrescentar 23 pontos (10 penaltis assinalados ainda com o jogo empatado e 3 quando estava a perder por 1 golo de diferença). O Sporting teve a oportunidade de acrescentar 14 pontos (6 penaltis assinalados ainda com o jogo empatado e 2 quando estava a perder por 1 golo de diferença), enquanto o Benfica só teve a oportunidade de acrescentar 2 pontos (apenas 1 penalti assinalado com o jogo empatado). Ou seja, o Benfica para não terminar este campeonato com menos 21 pontos que o FCP e menos 12 pontos do que o Sporting, teve de ser capaz de só por si só, conquistar mais pontos que estes 2 rivais, ao ponto de terminar a temporada com menos 9 pontos que o Sporting e apenas menos 4 que o F. C. Porto. Aos olhos dos árbitros, o Benfica terminaria a temporada a 12 pontos do Sporting e a 21 pontos do F. C. Porto.


Como podem constatar na tabela que se segue, pela 1ª vez nos últimos 13 campeonatos, um dos grandes clubes terminou a temporada com um saldo desfavorável de -2 penaltis. O menor saldo de penaltis com que o F. C. Porto competiu numa época, como se pode verificar foi um saldo favorável de 4 penaltis. Inacreditavelmente em 8 das últimas 13 épocas, o Benfica é o último dos 3, é aquele que beneficiou de menor saldo de penaltis nessa temporada. O FCP em nenhuma das últimas 13 épocas, foi a equipa com menor saldo de penaltis entre os 3 grandes, foi sempre pelo menos 2º com mais penaltis, nunca foi apenas o 3º clube com maior saldo de penaltis.



Nesta temporada 2020/21:
  1. O F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 12 penaltis (foram assinalados 16 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e -4 penaltis desfavoráveis).
  2. O Sporting usufruiu de um saldo favorável de 8 penaltis (foram assinalados 10 penaltis favoráveis ao Sporting e -2 penaltis desfavoráveis).
  3. O Benfica foi obrigado a competir com um saldo desfavorável de -2 penaltis (foram assinalados 2 penaltis favoráveis ao Benfica e -4 penaltis desfavoráveis). Ou seja, em 2020/21 o Benfica teve de competir pelo titulo, com uma desvantagem de 10 penaltis para o Sporting e 14 para o F. C. Porto. 


2 comentários:

Rui dos Santos disse...

25 faltas do Braga com 2 amarelos e 9 do S.L.B para 4 amarelos. Foi o campeonato todo assim, com o objetivo de condicionar o meio campo e defesa. o Raul Silva agarrou pelo menos 3/4 vezes o Seferovic e só levou 1 amarelo. O Musrati vê amarelo na 6ª falta depois de ter feito 3 na primeira parte. O campo está sempre inclinado desde o início dos jogos. O ROUBO vai muito ais além dos penatis.

Hiper bauru resultado disse...

De fato, seu artigo foi muito bem explicado gostei de ler.
Resultado Hiper Bauru