sábado, 17 de abril de 2021

Nunca visto, 2 equipas estão a disputar a mesma posição na tabela, com 12 penaltis de diferença?

12 penaltis de diferença entre o 1º e o último classificado, pode ocorrer, agora entre 2 equipas que estão a disputar a mesma posição, todos sabemos que isso nunca acontece, em condições arbitrais normais! O Jorge Jesus já tem um logo percurso como treinador, mas nunca lhe foi dada uma vantagem de 12 penaltis sobre um dos 10 primeiros classificados.

Como em média, acontece 1 penalti por cada 7,7 golos marcados, só é expectável uma diferença de 12 penaltis entre 2 equipas que tem 92 golos de diferença. Tamanha diferença como essa nunca acontece nem entre o 1º e o 10º classificado, quanto mais entre FCP e Benfica. 

Nas últimas 13 épocas, o Benfica foi campeão por 6 vezes, em 2009/10 usufruiu de 11 penaltis, em 2013/14 usufruiu de 9 penaltis, em 2014/15 usufruiu de 6 penaltis, em 2015/16 usufruiu de 7 penaltis, em 2016/17 usufruiu de 7 penaltis, em 2018/19 usufruiu de 9 penaltis. Como se pode ver, se nem sequer usufruiu de 12 penaltis, por maioria de razão nunca pode ter usufruído de uma vantagem de 12 penaltis sobre nenhuma outra equipa da Liga Portuguesa, nem sobre o último, quanto mais sobre o rival direto na luta pelos mesmos objetivos. Por aqui se comprova, que na atípica época 2020/21, tem havido uma flagrante influência arbitral na Liga Portuguesa. Em condições arbitrais equivalentes, o FCP e o Benfica que apresentam o mesmo saldo positivo de 31 golos após 26 jornadas, nunca deveriam ter 12 penaltis de diferença! Não é expectável que uma equipa consiga por si só, marcar mais 12 golos do que um rival com o mesmo potencial, pois só assim conseguirá anular por completo uma desvantagem de 12 penaltis, é realmente uma tarefa de enorme dificuldade, que o Jorge Jesus tem de enfrentar. Na conferência de imprensa devia ser colocada a pergunta ao Jorge Jesus e ao Sérgio Conceição, se já tinham visto 2 equipas a lutar pela mesma posição com 12 penaltis de diferença? E se alguma vez desaproveitariam uma vantagem de 10 penaltis?

Mesmo os adeptos que tem uma larga experiência de vida, que já assistem futebol há varias décadas, não conseguem se lembrar de nenhuma equipa na história, que mesmo com uma desvantagem de 12 penaltis, tenha conseguido ultrapassar o seu rival na tabela classificativa. 

No histórico da Liga, entre o FCP e Benfica, as 2 equipas que repartiram entre si os títulos atribuídos neste período analisado, normalmente a equipa com o melhor saldo de golos sem o efeito de penalti, tem terminado a temporada a frente do seu rival, pois até a data a diferença máxima tinha sido de 6 penaltis. 

Analisando os dados estatísticos das últimas 13 épocas, que temos aqui no blog, facilmente comprovamos que a máxima diferença de penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica numa temporada, foi de 6 penaltis favorável ao F. C. Porto (nas 2 vezes que aconteceu, em 2008/09 e 2019/20 acabou aproveitando essa enorme vantagem arbitral para se sagrar campeão). 6 penaltis de diferença já tem sido um obstáculo inultrapassável, agora imaginem o que é ter 12 penaltis de diferença em 26 jogos.

Por isso, é obvio que os responsáveis do C. A. sabem perfeitamente que foram os responsáveis por colocar o Benfica fora da luta pelos lugares do topo da tabela classificativa. Em 2020/21, o F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 10 penaltis (beneficiou de 13 penaltis favoráveis e foi punido com 3 penaltis desfavoráveis), enquanto o Benfica tem um saldo desfavorável de -2 penaltis (beneficiou de 1 penalti favorável e foi punido com 3 penaltis desfavoráveis). Assim nestas 26 jornadas, o F. C. Porto teve uma vantagem de 12 penaltis em relação ao rival (Benfica), como se pode verificar no quadro que se segue, está é uma diferença nunca visto anteriormente.



Neste temporada 2020/21, é uma das épocas em que existe maior vantagem do Benfica em relação ao F. C. Porto, no que toca ao saldo de golos sem o efeito dos penaltis, pois vai com 12 golos de vantagem, melhor só em 2016/17 (com 27 golos de vantagem) e em 2018/19 (com 20 golos de vantagem), já as épocas de 2013/14 e 2014/15 também teve uma vantagem de 12 golos em relação ao F. C. Porto. Em todos estas épocas, em que o Benfica obteve uma clara vantagem, no saldo de golos sem o efeito de penaltis sobre o FCP, terminou sempre campeão, ultrapassou sempre o FCP. 

Será que em 2020/21, o Benfica conseguirá ultrapassar novamente o FCP, como aconteceu sempre que consegui uma clara vantagem no saldo de golos sem penaltis?

O Benfica é a equipa que mais ataca em Portugal, é única equipa Portuguesa que já marcou 90 golos nesta temporada, não deveria ser no campeonato nacional, a penúltima equipa que usufruiu de menos penaltis assinalados a seu favor. Além do Benfica e do Nacional da Madeira (18º e último classificado), todas as outras equipas portuguesas já usufruíram de 2 ou mais penaltis favoráveis nesta temporada, mesmo aquelas que só marcaram 15 golos como é o caso do Belenenses, 22 como é o caso do Rio Ave e Marítimo. É incompreensível como, o Benfica, cujo ataque já marcou 48 golos na Liga, só por 1 vez, viu assinalado uma infração na sua área ofensiva. 

Se virmos o quadro seguinte do Top 20 dos clubes Europeus com o melhor saldo de golos, vemos que, o Benfica é o único nestes 30 clubes com melhor desempenho médio, entre os clubes Europeus que só usufruiu de 1 único penalti.


Aqui estão as imagens com as razões porque o Benfica tem neste momento uma desvantagem de 12 penaltis em relação ao FCP.


2 comentários:

Anónimo disse...

Outra vez arroz. Olha para ser um bocadinho diferente podias fazer quadros bonitos com os cartões vermelhos!

Anónimo disse...

contra onze é lixado. fala outra vez dos penaltis