terça-feira, 9 de março de 2021

Só se chegou a maior diferença de penaltis de sempre entre F. C. Porto e Benfica, porque existe uma evidente viciação arbitral

Os adeptos de futebol, normalmente só vivem a parte emotiva do desporto, descuram bastante a parte mais objetiva, racional das condições arbitrais, que podem permitir ou não determinados resultados desportivos. Mas nem que seja empiricamente todos sabem, que nenhuma equipa na História, foi capaz de se apurar para a LC, sem usufruir de diversos penaltis a seu favor! Nem Guardiola, nem Klopp, nem Mourinho nem Jorge Jesus, sem penaltis ninguém é capaz de ter sucesso desportivo! Com muitos penaltis de vantagem sobre os rivais, qualquer um pode apresentar grandes resultados. O ano passado, com penaltis só ligeiramente superiores aos do Bruno Lage, o Sérgio Conceição já estava a ser muito contestado (à 27ª jornada Benfica e F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos e uma ligeira vantagem de 5 golos para o Benfica), depois desde a 27ª jornada até hoje, usufruindo de 18 penaltis de vantagem sobre o Benfica, obviamente conquistou mais pontos do que o Benfica nestes últimos 29 jogos para o campeonato e passou a reunir o apoio generalizado dos portistas, pois acabou sendo campeão (aproveitou os 6 penaltis de vantagem em 2019/20 para se sagrar campeão, tal como todos os treinadores do F. C. Porto, que tiveram 6 penaltis de vantagem sobre o Benfica aproveitaram sempre). Nesta temporada 2020/21, o FCP já leva 13 penaltis de vantagem sobre o Benfica, sem surpresa é o Jorge Jesus quem corre riscos de ser despedido por apresentar um rendimento pontual mais modesto. Alguém acredita que com mais 13 penaltis nesta época 2020/21, Jorge Jesus estivesse com tão poucos pontos, de modo a até ser contestado a sua competência técnica?

Em condições arbitrais normais são assinalados diversos penaltis favoráveis as equipas de topo da tabela, porque todas elas são claramente equipas ofensivas, que marcam muitos mais golos do que os que sofrem. É por isso, que quando chegamos ao último terço, não encontramos nenhuma equipa com um saldo negativo de -3 penaltis em posição de lutar pelo titulo (como é o caso do Benfica). Esta época 2020/21, os dados estatísticos deixam demasiado evidente que, o C. A. presidido pelo Fontelas Gomes decidiu a proibição de assinalar penaltis favoráveis ao Benfica, como a forma mais eficaz de viciar a competição em Portugal e criar as melhores condições arbitrais de sempre para o F. C. Porto. Neste momento decorridas 21 jornadas em 2020/21, temos que:

  1. O F. C. Porto usufruiu na Liga Portuguesa 2020/21 de um saldo favorável de 12 penaltis (14 penaltis favoráveis e sofreu 2 penaltis desfavoráveis). Só diretamente com os penaltis favoráveis, teve a oportunidade de acrescentar mais 16 pontos (7 penaltis com o jogo empatado e 2 a perder por 1 golo) que o Benfica, que não usufruiu de nenhum penalti esta temporada. Mesmo com essa grande diferença de 13 penaltis a menos do que o F. C. Porto, no geral da temporada em todas as competições vemos, que ambas as equipas marcaram 73 golos, logo cai por terra o argumento que este ano o Benfica está menos forte (o rendimento no campeonato é inferior porque estão a competir com 13 penaltis de diferença, em 21 jogos, esse efeito tem de se refletir no rendimento).
  2. O Sporting usufruiu na Liga Portuguesa 2020/21 de um saldo favorável de 4 penaltis (5 penaltis favoráveis e apenas sofreu 1 penalti desfavorável, que o Adán viria a defender, assim não sofreu nenhum golo em consequência direta de 1 penalti nesta temporada). Só diretamente com os penaltis favoráveis, teve a oportunidade de acrescentar mais 10 pontos que o Benfica que não usufruiu de nenhum penalti.
  3. P. Ferreira na Liga Portuguesa 2020/21 tem um saldo favorável de 1 penalti (4 penaltis favoráveis e sofreu 3 penaltis desfavoráveis). Só diretamente com os penaltis favoráveis, teve a oportunidade de acrescentar mais 6 pontos (3 penaltis foram assinalados com o jogo empatado) que o Benfica que não usufruiu de nenhum penalti esta temporada.
  4. Braga na Liga Portuguesa 2020/21 tem um saldo desfavorável de -1 penalti (3 penaltis favoráveis e sofreu 4 penalti desfavorável, 3 dos quais dos 2 confrontos diretos com o F. C. Porto). Ou  seja, é verdade que nos 2 jogos contra o F. C. Porto, sofrendo os penaltis ainda com o jogo empatado, claramente foram-lhe retirados pontos para os dar a um concorrente direto, nos restantes jogos, estamos a falar apenas de 1 penalti desfavorável e de 3 penaltis assinalados a seu favor (2 deles assinalados ainda com o jogo empatado), são números de penaltis razoáveis que permitem competir pelos primeiros lugares na tabela. Claro que não dá para competir com o F. C. Porto que usufruiu de 12 penaltis favoráveis!
  5. Benfica. na Liga Portuguesa 2020/21 tem um saldo desfavorável de -3 penalti (sofreu 3 penaltis desfavoráveis e por incrível que pareça não usufruiu de nenhum a seu favor). Se a equipa do Benfica 2020/21, por si só, fosse apenas capaz de conquistar os mesmos pontos que as fortíssimas equipas do F. C. Porto, Sporting, Braga e P. Ferreira conquistaram nas mesmas circunstâncias, então neste momento, o Benfica estaria com menos 16 pontos que o F. C. Porto, 10 que o Sporting, 6 que o P. Ferreira e 4 que o Braga. Se não está é porque alguma coisa de melhor que esses rivais deve ter feito, um horrível plantel teria de estar a uma diferença maior, com a falta de confiança que advém dos maus resultados. É evidente que havendo 4 equipas candidatas as posições cimeiras na Liga, aos quais o C. A. concedeu condições muitos melhores que os do Benfica, objetivamente o Jorge Jesus não tem condições arbitrais para lutar pelo título (nunca nenhum treinador ultrapassou rival direto que tem uma vantagem de 13 penaltis). Nenhum clube por si só consegue anular 16 ou 10 pontos de vantagem que foram concedidos aos 2 rivais diretos, que tem planteis com o mesmo potencial do Benfica (o Benfica tem uma desvantagem de 13 penaltis em relação ao F. C. Porto e uma desvantagem de 7 penaltis em relação ao Sporting). No histórico das últimas 13 temporadas, a diferença máxima verificada no final da época, entre FCP e Benfica foram de 6 penaltis e nas 2 vezes que isso aconteceu, o FCP aproveitou essa enorme vantagem arbitral, para se se sagrar campeão em 2019/20 e 2008/09.
Todos sabemos que em condições arbitrais normais existe uma correlação positiva entre os penaltis e o rendimento desportivo, é por isso, que encontramos entre os 42 primeiros do ranking de penaltis, os 6 clubes que vão se sagrar campeão e os 6 que se vão sagrar vice-campeões nos seus campeonatos. Pelos penaltis que foram assinalados até agora, diria que nestas 6 Ligas, o Atlético Madrid/Barcelona em Espanha, Manchester City/Manchester United em Inglaterra, Bayern Munique/RB Leipzig na Alemanha, Inter/Milão em Italia, PSG/Lyon em França e Sporting/F. C. Porto em Portugal, são os eleitos do C. A. para ser campeões em 2020/21. Aqui está o TOP 42 de penaltis na Europa. 


Atualizado até os jogos de 08/03/2021. Como se vê todos estes 42 clubes usufruíram de bastantes penaltis. Sem surpresa nos 20 primeiros só encontramos 2 clubes com um saldo negativo de golos (são as exceções que confirmam a regra). Os clubes que marcam mais golos são normalmente os que tem também mais penaltis.

Este é o top 42, onde encontramos as equipas que, realmente tem condições arbitrais para lutar pelo acesso direto à Liga dos Campeões. Como facilmente se constata, o Milão, o F. C. Porto, o Leicester e o Lyon, não chegará a crise em 2020/21, pois com tantos penaltis favoráveis, dê por onde der acabarão a temporada bem classificados, nunca fora das competições Europeias, a crise é apenas para os clubes que não tem penaltis assinalados a seu favor, como o Benfica 2020/21. O que está a acontecer ao Benfica nesta temporada é um autentico roubo, C. A.! Os dados estatísticos são óbvios, nunca um candidato ao título equiparável ao Benfica, pode ser o último dos 116 da Europa no Ranking penaltis, em condições arbitrais normais, pois em média a cada 7,7 golos é expectável acontecer 1 penalti. 

No polo oposto encontramos entre o 100º e o 116º e último da Europa, os clubes que em condições normais vão acabar por descer de divisão, neste lote podemos vir a ter uma dezena deles despromovidos, aparentemente dos clubes que fazem partes do quadro seguinte apenas encontramos, 3 clubes livres da despromoção, o Benfica, o West Ham e o Rennes (os únicos 3 neste lote dos últimos em penaltis com um saldo positivo de golos). Não ter sido assinalado nenhum penalti favorável fez com que, neste momento entre os 116 clubes que competem nas 6 principais Ligas na Europa, o Benfica esteja desesperadamente entre os que tem as piores condições arbitrais para ter sucesso. Neste grupo entre o 100º e 116º encontraremos maioritariamente os clubes que no final da temporada inevitavelmente vão descer de divisão, não clubes que estão a lutar pelos lugares de topo da tabela. Incompreensível, o Benfica com um saldo positivo de 18 golos em 21 jornadas, ainda se encontrar neste lote de clubes na Europa que lutam para não descer de divisão!







Incompreensível vermos o FCP e o Benfica nos extremos opostos do Ranking de penaltis. O Benfica é um dos 3 últimos, mesmo tendo mais pontos conquistados, que os outros 2 últimos juntos (42>21+18), realmente é incompreensível como uma equipa com o rendimento desportivo do Benfica, está nesta posição no ranking de penaltis, tendo um saldo positivo de 18 golos, que se não tem sofrido 3 penaltis desfavoráveis, seriam 21 golos positivos! Um clube que sem penaltis, que consegue marcar mais 21 golos do que sofre em 21 jornadas, tem de ter intrinsecamente capacidade para lutar pelo titulo (se não chega ao último terço em condições reais de lutar pelo titulo é porque houve viciação arbitral nessa Liga). Nestes clubes entre o 100º e o 116º, faltam os penaltis e por consequência os pontos (Schalke e Armínia Bielefeld devem descer na Alemanha, Nacional, Boavista ou Marítimo, 2 deles devem descer em Portem Portugal, Huesca, Elche e Cádiz, dois deles descem em Espanha, Dijon e Bordeus devem descer em França,  West Bromwich e Burnley devem descer em Inglaterra, só o representante italiana desta listagem deve escapar a despromoção (Génova tem 7 pontos acima da linha de água). 

Na semana passada, o treinador do Armínia Bielefeld foi despedido, é o típico desespero dos dirigentes, pois já caíram para o 16º lugar, que é que vai disputar a liguilha com o 3º classificado da 2ª divisão. Neste lote dos menos afortunados em penaltis na Europa, o Boavista já mudou de treinador à 5 jornadas, o Génova trocou de treinador à 11 jornadas, o Dijon trocou de treinador à 16 jornadas, o Schalke já trocou diversas vezes de treinador ao ponto de já estar completamente condenado, West Bromwich já trocou de treinador a 13 jornadas, Huesca já trocou de treinador à 7 jornadas, Elche já trocou de treinador à 3 jornadas, Marítimo já trocou de treinador à 13 jornadas. Como se vê todos estes clubes que desesperaram e puseram todas as culpas no treinador continuam em situações aflitivas. Os  dirigentes  destes clubes do fundo da tabela dos penaltis não suportam a pressão e despedem os treinadores, quando nem sempre a verdadeira solução está em mudança de treinador. Não é por mudar de treinador que West Ham vai conseguir manter-se a frente na classificação do Liverpool que são o 7º ou conseguirá ultrapassar o Chelsea, atual 4º classificados (continuando com tão poucos penaltis a seu favor, o mais provável é que o West Ham venha a ficar atrás destes 2 clubes acima referidos, que já usufruíram de 8 e 6 penaltis respetivamente. Afinal de contas os clubes ricos/influentes são sempre mais bafejados com a sorte de ter penaltis que os ajudam a ter sucesso desportivo). 

 Alguns destes clubes, como é o caso claramente do Benfica, do West Ham e do Rennes, só lhes falta uma mudança drástica na arbitragem. Seguramente que após o 1º, 2º e 3º penaltis os jogadores aumentarão significativamente os seus níveis de confiança. Não é por mudar de treinador que o Benfica conseguirá ultrapassar o F. C. Porto, que leva uma vantagem de 13 penaltis em relação ao Benfica. Todos sabemos que se as 2 equipas terminarem a Liga com as mesmas condições arbitrais, o Benfica ultrapassará o F. C. Porto (para ficarem com as mesmas condições arbitrais, será necessário que o Benfica usufrua de mais 13 penaltis que o F. C. Porto nas 13 jornadas que faltam disputar). Alguém duvida que, este mesmo Benfica 2020/21 que dizem que não joga nada, nas mesmas condições arbitrais do FCP terminará à frente do FCP na classificação final? 

Vejam estes lances que desvirtuaram a Liga em https://www.facebook.com/portoaocolo2019/posts/1224022521348378




3 comentários:

Francisco disse...

Nós não temos voz, mas o Presidente do Benfica que foi eleito para defender os interesses do Benfica tem, e estes laces deviam ser levados a passar diariamente nas redes sociais e na tv do Benfica até a exaustão, porque são roubos de tiques do APITO DOURADO.

Diogo Miranda disse...

Grande trabalho, obrigado. Este blog devia ser o jornal do Benfica, ponto. A tiragem disparava na certa

Mark Trencher disse...

Boas Influência Arbitral, sei que o foco destes posts é sobretudo a questão dos penalties e sua distribuição desproporcional, mas gostaria de chamar a atenção para outros pontos que decerto estarão na calha para serem abordados. Refiro-me aos cartões e à sua amostragem, um jogador nosso à segunda (por vezes à primeira) falta dura, é logo amarelado, os adversários do Benfica muitas vezes "distribuem fruta" e levam só cartão às quinta ou sexta falta (independentemente da dureza); outro ponto é o tempo e a quantidade de vezes que o VAR intervém nos nossos golos, algo que tem acontecido recorrentemente desde a introdução do VAR, podemos até acreditar que isto não influencia o psicológico dos jogadores, mas influencia, e desgasta.