quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Das 116 equipas que disputam as 6 principais Ligas da Europa apenas 4 foram privadas de usufruir penaltis

11 penaltis de diferença entre candidatos ao titulo é inadmissível! Os sucessivos erros arbitrais prejudicais ao Benfica semana após semana, só comprovam que está em curso a viciação nesta Liga.

Será que alguma vez na história do futebol, um candidato ao título foi o último clube da Europa a ter direito a 1 penalti a seu favor ou o último da sua Liga a usufruir do seu 1º penalti?

O que o C. A. está a fazer ao Benfica nesta temporada é um sinal claro de viciação da competição. As equipas que marcam mais golos, são em condições arbitrais normais, também aquelas que usufruem de mais penaltis. Ao se analisar as estatísticas de penaltis das 15 equipas, que se encontram entre o saldo favorável de 15 golos (que o Braga apresenta) e o saldo favorável de 22 golos (que o F. C. Porto apresenta), constatamos que neste grupo de 15 clubes com rendimentos médios muito similares, estão incluídos o 2º classificado da Liga Portuguesa, da Espanhola, da Inglesa, da Italiana e da Alemã, ou seja, está mais que comprovado que o Benfica sem o efeito dos penaltis no rendimento desportivo ainda estaria na luta por este titulo 2020/21. Só na Liga Francesa em que já estão disputadas 25 jornadas, os 2 primeiros classificados já se encontram com um saldo de golos superior a 22 golos, que seria o do Benfica se tem usufruído dos penaltis dentro do que em média é expectável (6 penaltis + 16 golos = 22). Descontando o efeito dos penaltis, o Benfica com 16 golos, apresenta um melhor saldo de golos que o F. C. Porto (2º em Portugal com um saldo de 11 golos sem efeito penaltis), que o Milão (2º em Itália com um saldo de 8 golos sem efeito penaltis), que o RB Leipzig (2º na Alemanha com um saldo de 11 golos sem efeito penaltis), que o Manchester United (2º em Inglaterra com um saldo de 12 golos sem efeito penaltis). Comprovado que o facto do Benfica não estar neste momento próximo da liderança não tem nada a ver com menor rendimento médio, pois os 16 golos favoráveis sem nenhum penalti favorável e 3 desfavoráveis, indiciam que o clube com outras condições arbitrais estaria claramente ainda na luta. A verdade é só esta, só viciando a competição foi possível chegarmos a este ponto de ainda não ter sido assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica, os dados das 15 equipas com o rendimento médio mais semelhante, o comprovam objetivamente. Só as equipas que usufruem de diversos penaltis continuam com reais possibilidades de se sagrarem campeões, o que não é nenhuma surpresa, nunca 1 das quatro equipas com menos penaltis entre as 116, foi campeão numa das 6 principais Ligas Europeias. Nestas condições arbitrais tão adversas que obrigaram o Benfica a competir, torna-se impossível a qualquer equipa se sagrar campeão. Nenhuma equipa merece competir com uma desvantagem de 11 penaltis para o seu principal rival! É demasiado o efeito da influência arbitral, quando existe uma diferença tão grande entre as equipas! Seguramente nunca aconteceu na história do futebol espanhol uma diferença de 11 penaltis entre Real Madrid e Barcelona!

Em média, cada um destes 15 candidatos ao titulo já usufruiu de 6 penaltis, logo é impensável, os 15 clubes na Europa com o rendimento de golos mais aproximados ao do Benfica terem usufruído de 6 penaltis e ainda não ter ocorrido nenhum penalti favorável ao Benfica. As faltas ocorreram, só que os árbitros portugueses insistem em viciar a Liga Portuguesa, ao ponto de ver facilmente detetável com um simples recurso aos dados estatísticos e analise das probabilidades. Aqui está o quadro resumo das 15 equipas Europeias com saldo positivo de golos entre 15 e 22 (até FCP):


Em média, os 15 clubes beneficiaram de 6 penaltis! Um desvio de 6 para zero é uma brutalidade! Aqui é por demais evidente que existe um anormalidade, facilmente detetável, basta querer ver, o resultado do acumulado das decisões arbitrais de assinalar penalti ou não em cada Liga! 

Além do Benfica e o Real Madrid (que também em 2020/21 só beneficiou de 2 penaltis, provavelmente por isso o Atlético Madrid com 6 penaltis vai com tantos pontos de vantagem) não existe mais nenhuma outra equipa no top 5 da sua Liga, que já não tenha usufruído de 3 ou mais penaltis favoráveis. O Top 5 da tabela classificativa está praticamente vedado a equipas que, ainda não usufruíram de nenhum penalti na sua Liga (o Benfica é 4º, o Nacional é 10º, o Cádiz é 15º e o Armínia Bielefeld  é 16º), ou que tenham usufruído apenas 1 penalti (Tondela é 11º, Belenenses é 13º e Boavista é 17º,  Huesca é o 20º e ultimo da sua Liga, Burnley é 15º, West Ham é 5º,  Genova é 11º, Bordéus é 11º e Rennes 5º. Comprova-se assim, que estes 13 clubes com piores condições arbitrais, a melhor colocação que conseguiram até ao momento é o 4º lugar ocupado pelo Benfica. Clubes sem mais que 1 penalti, não tem condições arbitrais mínimas para entrar nos 4 primeiros lugares da tabela, que dão acesso a Liga dos Campeões!

Tal como sempre defendemos aqui, ao vermos o ranking de penaltis de cada Liga e a respetiva tabela classificativa, veremos nas imagens seguintes que os clubes que se encontram nas primeiras posições numa das tabelas, estão normalmente também nas posições cimeiras da classificação. 

Aqui está o ranking de penaltis, juntamente com a tabela classificativa da Liga Portuguesa (apenas o Benfica e o Nacional ainda não usufruíram de nenhum penalti e os 3 primeiros classificados já usufruíram de 5, 11 e 3 penaltis, sendo que o 5º classificado também já usufruiu de 4 penaltis. Só o Benfica não tem condições arbitrais na Liga Portuguesa que é expectável encontrarmos num candidato ao título. 

Aqui está o ranking de penaltis e tabela classificativa da Liga Espanhola (só Cádiz ainda não teve penaltis e os 6 primeiros classificados já  usufruíram de 6, 2, 5, 4, 8 e 8). Realidade muito diferente da que vive o candidato Benfica na Liga Portuguesa!


Aqui está o ranking de penaltis e tabela classificativa da Liga Inglesa (todas as equipas já usufruíram de penaltis e as 4 primeiras classificadas já usufruíram de 7, 7, 10, 7 penaltis respetivamente). Realidade muito diferente da que vive o candidato Benfica na Liga Portuguesa!



Aqui está o ranking de penaltis e tabela classificativa da Liga Italiana (todas as equipas já usufruíram de penaltis e as 5 primeiras classificadas já usufruíram de 14, 4, 5, 6 e 4 penaltis respetivamente). Realidade muito diferente da que vive o candidato Benfica na Liga Portuguesa!



Aqui está o ranking de penaltis e tabela classificativa da Liga Alemã (só Armínia Bielefeld ainda não usufruiu de nenhum penalti e as 2 equipas que ainda estão na luta para ser campeão, já usufruíram de 8 e 7 penaltis). Realidade muito diferente da que vive o candidato Benfica na Liga Portuguesa!



Aqui está o ranking de penaltis e tabela classificativa da Liga Francesa (todas as equipas já usufruíram de penaltis e as 4 que ainda podem ser campeão já usufruíram de 3, 7, 8 e 8 penaltis). Realidade muito diferente da que vive o candidato Benfica na Liga Portuguesa!


Só com uma clara viciação arbitral é possível chegarmos a 20ª jornada sem nenhum penalti assinalado a favor do Benfica e já com 3 penaltis desfavoráveis assinalados, em jogos que o Benfica acabaria por perder 5 pontos em consequência disso. Como os quadros acima demonstram é quase impossível um clube resistir lutando pelo objetivo de ser campeão, quando chegamos a Fevereiro e ainda não foram assinalados mais de 3 penaltis a seu favor.

Todas as equipas do topo como é expectável obtém diversos penaltis a seu favor, o que ajuda muito no seu rendimento desportivo. Será que o Fontelas Gomes conhece mais alguma outro caso, em que o clube que não usufruiu de nenhum penalti é precisamente aquele que é o melhor ataque do País (o Benfica esta temporada já marcou 71 golos, 33 no campeonato (sem nenhum penalti) e 38 nas outras competições (ao menos os árbitros europeus assinalam os penaltis favoráveis ao Benfica e nesta temporada já assinalaram 4 favoráveis ao Benfica, o que está dentro do que é expectável para uma equipa que faz tantos golos como o Benfica faz). O que prova que a equipa chega muitas vezes a área adversária, os árbitros portugueses é que se recusam a assinalar penaltis a favor do Benfica.

Qual será a última das 116 equipas na Europa a usufruir do seu 1º penalti na sua Liga Nacional? 

Essa equipa conseguirá evitar a despromoção ou essa negação de penaltis, obrigatoriamente terá consequências negativas no seu rendimento desportivo nesta temporada 2020/21?

1 comentário:

Francisco disse...

O Fontelas neste momento esta muito satisfeito porque as coisas estão a correr como ele as prévio, 1º o seu sporting esta como ele o queria o resto é cantigas.