sábado, 19 de dezembro de 2020

PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS

Nos últimos 17 jogos para o campeonato, há 11 penaltis de diferença entre o F. C. Porto e o Benfica (agregando as primeiras 9 jornadas de 2020/21, às últimas 8 jornadas de 2019/20, termos assim, o equivalente a meio campeonato). 17 jogos já é uma amostra que, nos permite retirar algumas conclusões estatísticas, caso se encontre diferenças arbitrais significativas entre os 2 principais candidatos ao título, como é o caso. 

11 penaltis de diferença entre o 1º e o 2º, é algo que poucos adeptos na história do futebol podem confirmar já terem vivenciado, agora em apenas meio campeonato, seguramente é algo histórico no futebol Português! Só pode ser, um facto arbitral histórico mesmo a nível mundial. E um facto arbitral verdadeiramente inexplicável em condições arbitrais normais! Se alguém encontrar numa das melhores 10 ligas Europeias, um clube que, tenha conseguido esse feito histórico de ser campeão, apesar de o 2º classificado ter usufruído de uma vantagem de 11 penaltis em 17 jogos, que indique a época e o nome dessa extraordinária equipa, que foi capaz desse feito verdadeiramente excecional. 

Só a equipa liderada pelo Fontelas Gomes conseguirá explicar aos adeptos, qual é a incerteza no vencedor de uma Liga, em que em meio campeonato, existe uma diferença de 11 penaltis entre os 2 principais candidatos! Infelizmente, em vez de procurar a transparência no futebol Português, o mais provável é que ele queira continuar a tentar esconder, esta anormalidade arbitral evidente do conhecimento público, fazendo de conta que nunca detetou nenhuma anormalidade arbitral suportada estatisticamente, durante o seu mandato, mas caro amigo, será que recorrendo a sua memória consegue me dizer nas próximas 24h, em que época já tinha assistido a tamanha diferença entre os 2 principais candidatos em meio campeonato? Não se lembra de nada semelhante, eu compreendo-o!

A partida ninguém acreditaria ser possível encontrar uma diferença de 11 penaltis, entre os 2 primeiros classificados de um campeonato nacional de qualquer País de 1º mundo (em regimes totalitários ou ditaduras, até pode ser que tais diferenças estatísticas aconteçam), não havendo espirito critico por parte do 4º poder (a comunicação social), que serve para complementar/regular os 3 poderes que regem  um Estado Democrático, o poder Legislativo, Executivo, Judiciário! Seguramente estamos a viver um período histórico para o futebol, com os atuais 11 penaltis de diferença, entre os 2 principais candidatos, que tem repartido entre si os títulos de campeão em Portugal nas últimas épocas. 

Em 17 jogos, o Barcelona nunca conseguirá fazer mais pontos que o Real Madrid, se este usufruir de uma vantagem de 11 penaltis nesse período, o Dortmund nunca conseguirá fazer mais pontos que o Bayern Munique, se este usufruir de uma vantagem de 11 penaltis nesse período, o mesmo acontece em Portugal, entre o Benfica e o F. C. Porto. Ou alguém tem dúvidas, sobre quem conquistará mais pontos nos próximos 17 jogos, invertendo-se a situação, passando o Benfica a usufruir de uma vantagem de 11 penaltis nesses 17 jogos? Qual é o rendimento especialmente censurável dos jogadores de uma equipa que tem uma desvantagem de 11 golos, num período em que tem, uma desvantagem arbitral de 11 penaltis? As críticas a que estão sujeitos, aqueles que tentam lutar com todas as suas forças pelo Benfica nestas condições arbitrais, são justas ou não? Em princípio, diria que são objetivamente injustas, pois ninguém intelectualmente honesto estaria a espera de obter diferente sucesso desportivo nestas condições arbitrais tão desfavoráveis, em apenas meio campeonato, é impossível uma equipa conseguir se superiorizar a um rival de qualidade semelhante, que usufruiu de mais 11 penaltis nesses 17 jogos. 

Antes de começar o atual PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, até a 27ª jornada da época 2019/20, com uma desvantagem de apenas 1 penalti para o F. C. Porto em 27 jogos (o tal penalti da 20ª jornada que permitiu ao F. C. Porto arrecadar os 3 pontos nesse confronto direto), o Benfica e o F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos, com uma ligeira vantagem de 4 golos para o Benfica. Desde essa altura até hoje, o F. C. Porto usufruindo de uma vantagem de 11 penaltis, conseguiu um saldo de golos superior ao do Benfica em 11 golos nesse período. Para quem conhece o efeito dos penaltis no rendimento duma equipa, qual é a surpresa de encontrar 11 golos de diferença entre 2 equipas que tiveram uma diferença de 11 penaltis? 11 penaltis de diferença em 17 jogos, entre equipas que lutam pelo mesmo objetivo, é uma barbaridade, é por isso que, aqui no blog, definimos a atual fase como sendo, o PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS e cujo quadro resumo se apresenta de seguida:

 


Como se pode verificar no quadro acima, nestas últimas 13 épocas, o Benfica e o F. C. Porto são equipas capazes de conquistar 79% e 78% dos pontos possíveis só por si, nos jogos em que não usufruíram de nenhum penalti favorável. Ou seja, já são equipas com um rendimento médio elevado mesmo sem usufruírem de penaltis. Mas são indiscutivelmente, equipas com rendimentos médios próprios dum campeão, nos jogos em que usufruem da vantagem competitiva de beneficiar de 1 penalti favorável, pois nesses jogos conquistaram em média 85% pontos possíveis, o que equivaleria a 87 pontos num campeonato de 34 jornadas. Como sabemos ninguém conseguiu mais de 87 pontos e terminou em 2º na Liga Portuguesa! 

As equipas de Jorge Jesus, normalmente chegam muitas vezes a área dos seus adversários, é por isso, que esta temporada em 7 jogos Europeus, o Benfica usufruiu de 4 penaltis favoráveis em 19 golos marcados, mas estes mesmos jogadores, com os árbitros portugueses não usufruíram de nenhum penalti favorável nos 9 jogos realizados (21 golos marcados). O F. C. Porto nos mesmos 9 jogos usufruiu de 5 (23 golos marcados). É obra! E o Sporting já usufruiu de 3 penaltis favoráveis! O Jorge Jesus quando se mudou para o Sporting, pegou numa equipa que nas anteriores 7 épocas tinha usufruído de um saldo favorável de 22 penaltis, quando no mesmo período os rivais F. C. Porto e Benfica tinham usufruído de um saldo favorável 50 e 34 penaltis (e que por isso, conquistaram mais 112 e 97 pontos que o Sporting respetivamente, nessas 7 épocas) e conseguiu equilibrar nas 3 épocas que passou no Sporting, os dados estatísticos com os outros 2 rivais, pois entre 2015/16 e 2017/18, o Sporting usufruiu de um saldo favorável de 16 penaltis (conquistou 234 pontos, apenas menos 3 e 17 pontos, que o F. C Porto e o Benfica, que usufruíram de um saldo favorável de 15 e 22 penaltis respetivamente). Como se vê, bastou ao Sporting ter números de penaltis semelhantes ao do F. C. Porto, para ter rendimentos médios nessas 3 épocas semelhantes aos do F. C. Porto e estar muito próximo de conquistar campeonatos nacionais. Os penaltis são muito importantes no rendimento desportivo das equipas, na confiança com que se joga.

Todos os adeptos que acompanham o campeonato nacional, constatam que neste momento se vê os jogadores do F. C. Porto bastante confiantes (quem não estaria com 11 penaltis nos últimos 17 jogos), em contraste com um Benfica (que candidato não estaria com um saldo negativo de 2 penaltis nos últimos 17 jogos). O atual Benfica, tem sido sujeito a critica feroz na comunicação social, levando mesmo a uma desconfiança generalizada na valia dos jogadores, que compõem o atual plantel do Benfica, até dos próprios adeptos Benfiquistas. Por incrível que possa parecer, há até supostos adeptos Benfiquistas, que mesmo nas atuais condições arbitrais, não se inibem de criticar a equipa, exigindo que, o Benfica consiga ter um melhor rendimento que o seu rival, que usufrui de mais 11 penaltis em apenas 17 jogos! É este o nível de ignorância desses supostos adeptos que se dizem apoiantes do Benfica, do efeito da influência arbitral no rendimento desportivo das equipas). O futebol é a emoção do momento, ninguém consegue ser racional e de facto desde a 28ª jornada da época 2019/20 até a 9ª da época 2020/21 para a Liga Portuguesa:

1.      O F. C. Porto conquistou 37 pontos, marcou 45 golos (usufruindo de 11 penaltis favoráveis) e sofreu 17 golos (sofrendo 2 penaltis desfavoráveis). Os 37 pontos consagraram o clube como o campeão deste período, sendo destacadamente também o campeão dos penaltis neste período, pois usufruiu de um saldo favorável de 9 penaltis (beneficiou de 11 penaltis favoráveis e foi punido com 2 penaltis desfavoráveis). 

2.     O Benfica conquistou 34 pontos, marcou 38 golos (usufruindo de apenas 1 penalti favorável) e sofreu 21 golos (sofrendo 3 penaltis desfavoráveis). O único penalti favorável ao Benfica, assinalado nos últimos 17 jogos, o foi numa jornada em que já estava matematicamente atribuído o titulo de campeão, num jogo que o Benfica já estava a vencer, contra um já despromovido Desportivo de Aves! Incrível! Inacreditáveis números de meio campeonato de um candidato!

Quando analisamos as primeiras 27 jornadas da época 2019/20, ou o agregado das 2 últimas épocas, vemos que o F. C. Porto e o Benfica tem sido, as 2 equipas com melhor rendimento médio e que nas primeiras 27 jornadas, obtiveram os mesmos pontos, mas nas últimas 17 jornadas, o F. C. Porto foi superior em 3 pontos e 11 golos, usufruindo de uma vantagem de 11 penaltis. Os louros deste sucesso desportivo do F. C. Porto, tem de ser obrigatoriamente extensíveis ao atual C. A. liderado pelo Fontelas Gomes. Segue-se, o quadro resumo das primeiras 27 jornadas de2019/20 e o agregado das últimas 2 épocas:




Num País democrático, a Imprensa como 4º poder que é, não pode deixar de perguntar numa entrevista em horário nobre ao responsável máximo dos árbitros (Fontelas Gomes), se consegue nomear alguma equipa portuguesa capaz de ser campeão, com uma desvantagem de 11 penaltis para o seu principal rival em 17 jogos (equivalente a meio campeonato). 

Também Sérgio Conceição, Jorge Jesus e Rúben Amorim, devem ser questionados na próxima conferência de imprensa, se conhecem alguma equipa capaz de anular uma desvantagem de 11 penaltis para o seu rival direto e se sagrar campeão nestas condições arbitrais tão adversas?

Comentem, gostaria de saber a vossa opinião, sobre estas questões (influência arbitral nos últimos 17 jogos).

4 comentários:

Anónimo disse...

"Também Sérgio Conceição, Jorge Jesus e Rúben Amorim, devem ser questionados na próxima conferência de imprensa, se conhecem alguma equipa capaz de anular uma desvantagem de 11 penaltis para o seu rival direto e se sagrar campeão nestas condições arbitrais tão adversas?"

Reformulo a pergunta, porque razão o Sérgio Conceição em 3 Champions, passou sempre a fase de grupos, e o JJ em 7 Champions (5 no Benfica e 2 no Sporting), apenas uma única vez superou a fase de grupos? Skominas?

Ou ainda, porque razão o FC Porto nas suas 24 presenças na Champions, em 16 edições superou a fase de grupos, 66,6% de taxa de aproveitamento, já o Benfica, em 15 presenças na Champions, em apenas 5 edições passou a fase de grupos, com apenas 33,3% de taxa de aproveitamento? "Ke passousse"? A culpa também é dos Skominas?

Sobre penaltis, e nesta edição das competições da UEFA, o que irão dizer do penalti assinalado contra o FC Porto em Manchester? e o penalti em Liége? O Bruno que apitava com_Paixão, foi a Liége? Ou esteve lá o nosso amigo Manuel Mota de Freiriz, o Ferrari de Monte Gordo, ou o Mostovoi de Viatodos? O Mostovoi vai apitar a Supertaça, a pedido de muitas familias ...


E-mail do Arcebispo de Braga Adão Mendes, enviado para o "operacional" Paulo Gonçalves:

‘O nosso amigo Manuel Mota recorreu da nota negativa no jogo Marítimo-V. Guimarães, ao ter marcado uma grande penalidade a favor do V. Guimarães que o observador da Madeira alega ser mal marcada. Vi imagens e o Manuel Mota tem razão. Temos de lhe dar nota positiva. Ele e eu apelamos ao doutor."

PRENDAM-NOS!

Duarte Calabote

Anónimo disse...

Tanto escreveste e escreveste e não falaste nada.

Influência Arbitral disse...

Caro Anónimo das 18:06,

Infelizmente fiquei sem saber a sua opinião sobre os 11 penaltis de diferença entre os 2 primeiros em apenas 17 jogos (equivalente a meio campeonato). Insisto, consideras que o teu idolatrado treinador, Sérgio Conceição daqui por 17 continuaria a afirmar publicamente que, "o 1º lugar da Liga é do F. C. Porto por direito", se nos próximos 17 jogos, o Benfica e o Sporting usufruírem de uma vantagem de 11 penaltis para o F. C. Porto? Não vês de que modo, esses 11 penaltis poderiam dificultar o garantido sucesso desportivo do grande Sérgio Conceição e F. C. Porto que todos os anos é só vencer.

As diversas passagens das fases de grupo do F. C. Porto e Sérgio Conceição é de enaltecer, verdade seja, dita ele consegue normalmente por as suas equipas a render em logo Outubro, Novembro e Dezembro, enquanto o Jorge Jesus, somente em Janeiro, Fevereiro, Março e Abril apresenta melhores rendimentos. Deve ser por isso que, Sérgio Conceição nunca venceu eliminatórias nas fases decisivas nas competições Europeias e o Jorge Jesus, já tem varias passagens de 1/4 e 1/2 finais Europeias e Sul-americanas no seu currículo. Desmerecer um treinador que já conseguiu conquistar o direito a estar presente em tantas 1/2 finais e finais Intercontinentais não me parece uma forma racional de avaliar a valia desportiva de um treinador. Mas cá estaremos para ver em Fevereiro, Março e Abril o que realmente valem estes 2 treinadores, que na fase de grupo usufruíram de diversos penaltis, mas nas fases a doer não os vão ter como todos sabemos. Ai só toca guitarra quem tem verdadeiramente unhas para isso.

Sérgio disse...

E ontem lá foi mais um penalty para a conta...