domingo, 5 de janeiro de 2020

Com Jorge Sousa a apitar, o F. C. Porto não tem rival em Portugal

F. C. Porto saiu vencedor do confronto direto com o Sporting, mesmo tendo apanhado a equipa do Silas num dia de muita inspiração, em que jogaram bastante melhor que o F. C. Porto. A pouca sorte do Sporting é que como todos sabemos com o Jorge Sousa a apitar, é necessário ao adversário ser muito, mas muito superior ao F. C. Porto para que consiga obter um resultado positivo. O Conselho de Arbitragem obteve o resultado que pretendia com a nomeação do Jorge Sousa para o clássico.

Ao nomearem Jorge Sousa já sabiam que estavam a garantir as melhores condições possíveis para que o F. C. Porto não perca pontos. Nesta temporada 2019/20, o Conselho de Arbitragem para as difíceis deslocações do F. C. Porto ao Estado da Luz, aos Barreiros e à Alvalade nomeou Jorge Sousa de forma a garantir que um bom rendimento desportivo ao F. C. Porto, objectivo conseguido como é apanágio do Jorge Sousa. Fontelas Gomes sabe perfeitamente que com a arbitragem do Jorge Sousa não há rival para o F. C. Porto em Portugal, independentemente dos jogadores ou treinados que estejam em campo, se o F. C. Porto estiver com dificuldades ele irá colocar o adversário em inferioridade numérica, como aconteceu ao expulsar o Katsoranis num 1-1 na Luz, expulsou o Zivcovic apenas 6 minutos depois de ter entrado em campo num 1-1 no Dragão e no ano passado, expulsar o Gabriel num bastante invulgar/incomum duplo amarelo atríbuido no mesmo lance quando o Benfica vencia por 2-1 no Dragão, Jorge Sousa contribuiu com a sua parte, bastaria ao F. C. Porto ter sido competente a aproveitar a superioridade numérica para poder garantir a conquista desse campeonato. A bem do futebol, felizmente os árbitros ainda não conseguem meter a bola na baliza do adversário, apenas conseguem arranjar alguns pretextos para expulsar ou assinalar penaltis para ajudar a atingir um resultado desportivo pretendido. Exemplo, perfeito do que é capaz o Jorge Sousa, é aos 30 minutos, o Alex Telles ao ver o Bruno Fernandes a se desmarcar, fazer-lhe uma autentica gravata, derrubando-o, Jorge Sousa para não exibir o 2º amarelo ao Alex Telles não assinala sequer a falta. Incrédulo, Bruno Fernandes levanta-se do chão e começa a barafustar com o fiscal de linha que estava a metros do lance e viu claramente o comportamento anti-desportivo do Alex Telles e apesar de todo esses protestos do Bruno Fernandes, o Jorge Sousa sabendo do motivo nem sequer adverte o Bruno Fernandes para evitar que esse momento possa aparecer nos resumos, possa passar despercebido, obviamente 5 minutos depois quando o Bruno Fernandes ainda alterado com a decisão anterior volta a reclamar agora um canto que o Jorge Sousa transformou em pontapé de baliza, ai então exibi-lhe o cartão amarelo. Garantindo assim que mesmo que o amarelo ao Bruno Fernandes apareça no resumo, já não se vai analisar o que o originou, a falta para 2º amarelo do Alex Telles aos 30 minutos.

Quem nomeia, já está farto de saber que em Portugal aos olhos de Jorge Sousa e do Carlos Xistra não há rival para o F. C. Porto, tem sido assim desde sempre, como a estatística deixa transparecer, mesmo sendo um arbitro bastante experiente que sabe como levar o jogo para o resultado que pretende evitando abusar de assinalar grandes penalidades e expulsões que são as formas de influência arbitral mais evidentes aos olhos dos adeptos. Neste últimos 12 campeonatos, Jorge Sousa já assinalou 26 decisões arbitrais desfavoráveis aos 4 candidatos ao título (11 penaltis e 15 expulsões), mas por incrível que possa parecer apenas penalizou o F. C. Porto com um penalti e 1 expulsão desfavoráveis, as restantes 24 decisões arbitrais desfavoráveis penalizaram o Benfica (8 decisões desfavoráveis), o Sporting (8 decisões desfavoráveis) e o Braga (8 decisões desfavoráveis).

Meu amigo, até pode pensar, mas não dizem que já entramos num período de hegemonia do Benfica? Pois, na verdade mesmo sendo já evidente que na última década, o Benfica tem tido um rendimento desportivo bastante superior ao do F. C. Porto, aos olhos do arbitro Jorge Sousa e do VAR Carlos Xistra nomeados para o clássico de hoje, o F. C. Porto tem sido muito superior a todos os rivais nas últimas 12 épocas, os seus dados estatísticos demonstram-no claramente. Nos 26 jogos apitados pelo Jorge Sousa, o F. C. Porto conquistou em média 72% dos pontos possíveis, mesmo 12 desses 26 jogos tendo sido contra os seus outros 3 rivais diretos (Benfica, Sporting e o Braga), o rendimento médio do F. C. Porto nos jogos apitados pelo Jorge Sousa é bastante bom. Jorge Sousa é uma garantia de sucesso desportivo do F. C. Porto e insucesso desportivo do seu grande rival, o Benfica.

Sem comentários: