sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Jorge Sousa nomeado para o Boavista-Benfica!

Jorge Sousa já assinalou 3 penaltis favoráveis e 3 penaltis desfavoráveis ao Benfica, na cabeça dele faz todo o sentido o Benfica nestas últimas 12 épocas ter sofrido tantas faltas na área adversária como as que cometeu na sua! O pior é constarmos os momentos em que são assinalados essas faltas, as desfavoráveis ao Benfica são normalmente com o jogo empatado e as favoráveis só foram assinaladas quando a equipa já esta a ganhar por mais de 3 golos, esse é o histórico do Jorge Sousa nos jogos do Benfica. Já nos jogos do F. C. Porto, já assinalou 6 penaltis favoráveis (1 penalti favorável que permitiu o golo de empate, 2 que permitiram ganhar vantagem no marcador e 3 assinalados quando vencia por 1 golo de diferença) e apenas foi capaz de ver 1 penalti desfavorável ao F. C. Porto em 25 jogos arbitrados.

Com Jorge Sousa, nestas 12 últimas épocas, o Benfica nunca conseguiu marcar nenhum golo que pudesse ter influência nos pontos! Nunca conseguiu marcar um golo de penalti que empatasse ou colocasse a equipa em vantagem no marcador, em 12 campeonatos! Esses infracções na área com pontos em disputa não são assinalados pelo Jorge Sousa! 

Os Benfiquistas esses já sabem que, estando o jogo empatado ou com o Benfica a perder por 1 golo, Jorge Sousa nunca assinalará um penalti favorável ao Benfica. Para isso seria necessário que ele quisesse simplesmente ser arbitro e não a procura de um resultado. Será que a 27ª oportunidade finalmente o Benfica conseguirá marcar um golo de penalti assinalado num momento em que ainda estão os pontos em jogo? 

Não faz sentido, ser Jorge Sousa, o 3º arbitro que mais jogos do Benfica arbitrou nas últimas 12 épocas e o Benfica ainda não ter conseguido marcar nenhum golo de penalti assinalado com o jogo empatado ou quando estava a perder por 1. Sendo o Benfica um candidato ao título não é lógico que em todos os jogos tenha como objectivo a procura da levar a bola para a área adversária?
Nos momentos que estão pontos ainda em jogo, Jorge Sousa nunca vê nenhuma infracção na área favorável ao Benfica, só é capaz de ver quando no marcador já existe mais de 2 golos de diferença.

Nova nomeação do Jorge Sousa para um jogo importante do Benfica, Fontelas Gomes, parece que finge que ainda não se apercebeu do que revelam os já longos registos estatísticos deste arbitro, que demonstram uma constante tendência do arbitro Jorge Sousa de prejudicar o Benfica, em defesa dos interesses do F. C. Porto. Nos últimos 12 campeonatos, em 362 jogos o Benfica conquistou 874 pontos e o F. C. Porto 871 pontos, o que demonstra que apesar das equipas terem apresentado neste período um rendimento médio muito semelhante (conquistam cerca de 80% dos pontos possíveis), o do Benfica tem sido ligeiramente melhor. Quem percebe de estatística, o que espera observar nos dados dos árbitros que mais jogos destas equipas dirigiram neste período é, encontrar com cada arbitro, rendimentos médios dos 2 clubes muito semelhantes, eventualmente com uma pequena vantagem para o Benfica, mas aquilo que se constata nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa é que existe uma larga vantagem do rendimento médio do F. C. Porto em relação ao do Benfica, que apenas conquistou 59% dos pontos possíveis nos 26 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa nos últimos 12 campeonatos.

Apenas 59% dos pontos possíveis conseguiu o Benfica conquistar, quer dizer que:

  • Aos olhos do Jorge Sousa o Benfica não tem sido um candidato ao titulo nas últimas 12 épocas, pois com esse rendimento médio num campeonato de 30 jogos apenas conquistaria 53 pontos! De facto nunca uma equipa que só tenha conquistado 53 pontos conseguirá ser campeão em Portugal, não é um candidato, quando muito pode lutar para ter acesso as competições Europeia! 
  • Para terem a noção do ridículo que é esses 59% de pontos possíveis conquistados, basta constatar que no campeonato Português o 1º rival do Benfica é o F. C. Porto, o 2º é o Sporting e o 3º é o Braga, mas constatamos que para o Benfica um jogo arbitrado pelo Jorge Sousa, qualquer que seja o adversário é em média um jogo em que o Benfica terá mais dificuldades do que quando defronta os seus rivais directos Sporting ou o Braga. Pois, nas últimas 12 épocas, o Benfica conquistou 41 pontos nos 22 jogos contra o Sporting (62% dos pontos possíveis) e conquistou 56 pontos nos 23 jogos contra o Braga (81% dos pontos possíveis). Jogos do Benfica, contra quais colossos é que o Jorge Sousa tem arbitrado no campeonato nacional é a pergunta que se coloca?
Só não vê que o Jorge Sousa não é isento/imparcial quem não quer ver os jogos ou os números?
Já basta de nomeação do Jorge Sousa para jogos importantes do Benfica ou F. C. Porto.
Bruno Lage tem no geral 29 vitorias em 31 jogos do campeonato (conquistou 95% dos pontos possíveis), excluindo os 3 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa tem 27 vitorias em 28 jogos (conquistou 96% dos pontos possíveis). Com Jorge Sousa até um treinador com uma média extraordinária como é o Bruno Lage se transforma em alguém que conquista apenas 67% dos pontos possíveis (6 pontos em 9).

Sem comentários: