terça-feira, 16 de abril de 2019

Penaltis assinalados: O efeito das nomeações dos árbitros da A. F. Porto nos jogos do Benfica e do F. C. Porto

Nesta ultima jornada foi nomeado mais um arbitro da A. F. Porto para dirigir um jogo do Benfica e Rui Costa, tal como é apanágio dos seus colegas portuenses demonstrou novamente uma enorme sensibilidade em lances na área do Benfica. Já não há como classificar essa sistemática tentativa dos árbitros da A. F. Porto de assinalar penaltis e expulsões desfavoráveis ao Benfica, tentam aproveitar todas as possíveis oportunidades de castigar o Benfica com uma grande penalidade desfavorável. Com este, já é o 4º penalti desfavorável ao Benfica que o Rui Costa assinala, quando apenas foi capaz de assinalar 1 penalti desfavorável ao F. C. Porto nas últimas 11 épocas. Não se justifica tamanha diferença no tratamento de 2 clubes que nas últimas 11 épocas têm um rendimento muito semelhante, pois ambos os clubes conquistaram em média 80% dos pontos possíveis nesses 345 jogos. Quando um arbitro está sistematicamente a tomar decisões sempre favoráveis a um dos clubes e sempre desfavorável ao outro clube, após 11 épocas, a estatística deixará a nu essa realidade.

É incompreensível, como os responsáveis do Conselho de Arbitragem ainda não saibam que os árbitros da A. F. Porto, beneficiam escandalosamente o F. C. Porto em prejuízo do Benfica, o seu principal rival na luta pelos títulos, aliás neste período de 11 épocas em análise, foram as 2 únicas equipas que conseguiram chegar ao sempre almejado título de campeão. Ora vejamos, o Rui Costa, arbitro com o qual o Benfica até tem um rendimento médio bem elevado (conquistou 92% dos pontos possíveis nos 21 por ele arbitrados, se bem que seria sempre um rendimento expectável, uma vez que apenas 3 desses 21 jogos do Benfica que apitou foram fora do Estádio da Luz), mesmo assim já assinalou 4 penaltis desfavoráveis ao Benfica, os mesmos 4 favoráveis ao Benfica que ele já viu também, ou seja mesmo jogando a esmagadora maioria dos 21 jogos em casa, alguém acredita que na realidade ocorreram o mesmo número de infracções nas 2 áreas, é que no total desses 21 jogos, o Benfica tem uma diferença de golos positiva de 44 golos (59-15). Estes números não podem ser de equipas que chegam o mesmo número de vezes a área contrária, tenham paciência! Os números de penaltis que efectivamente assinalou demonstram que as condições arbitrais foram prejudiciais ao Benfica nos jogos arbitrados pelo Rui Costa. Já nos 15 jogos do F. C. Porto que apitou, 7 deles fora do Dragão, apenas conseguiu ver 1 penalti desfavorável ao F. C. Porto, num jogo que também assinalou 1 penalti favorável ao F. C. Porto, ou seja nunca houve um jogo em que o F. C. Porto tenha tido uma desvantagem nos penaltis que foram assinalados pelo Rui Costa em 11 temporadas. É obra!

Mas meus amigos, se com Rui Costa é assim, é ainda pior a tendência quando falamos dos árbitros da A. F. Porto que o Conselho de Arbitragem mais recorre para os confrontos directos entre os candidatos ao Título, pois:

  • o Jorge Sousa em 24 jogos já assinalou 3 penaltis desfavoráveis ao Benfica, o mesmo número, 3 que assinalou favoráveis ao Benfica, mas neste mesmo período já assinalou 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto  e apenas viu 1 penalti desfavorável ao F. C. Porto nas últimas 11 épocas (23 jogos do clube arbitrados). Para se ter uma ideia, do quão favorável é a arbitragem do Jorge Sousa para o F. C. Porto, basta olhar com atenção para os dados estatísticos dos penaltis e expulsões desfavoráveis aos 4 candidatos que ele já assumiu, foram 25 decisões desfavoráveis tomadas no total (por incrível que possa parecer, o F. C. Porto apenas foi penalizado por 2 vezes, já o Benfica, Braga e o Sporting o foram por 8, 8 e 7 vezes). Meus amigos, para em 25 decisões contrarias aos interesses dos candidatos ao titulo apenas encontrarmos 2 a penalizar o F. C. Porto, está tudo dito, sobre a imparcialidade do Jorge Sousa. Nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, o F. C. Porto usufruiu de 6 expulsões favoráveis (4 deles em jogos que o Porto estava a perder ou empatado e 1 em que estava a vender o Sporting por um golo e que depois terminaria 2-0, usufruindo de 2 penaltis favoráveis nesse jogo), beneficiou assim de 80 minutos em superioridade numérica e apenas jogou 22 minutos em inferioridade numérica na única expulsão que sofreu. Já o Benfica sofreu 5 expulsões desfavoráveis (129 minutos em inferioridade numérica, que acontecerem sempre em jogos que se encontravam empatados ou com apenas por 1 golo de diferença)  e usufruiu de 6 expulsões favoráveis. Benfica é muito inferior ao F. C. Porto aos olhos do Jorge Sousa, só o Conselho de Arbitragem não quer ver isso ou acredita que os adeptos de futebol português não reparam!
  • o Artur Soares Dias em 29 jogos do Benfica arbitrados, consegue a proeza de ter visto mais infracções na área do Benfica do que na área dos seus adversários, isto no campeonato português em que o Benfica é amplamente superior a esmagadora maioria dos seus adversários e 29 jogos, são quase um campeonato inteiro. Para se ter uma ideia do ridículo que deixam transparecer estes números, convêm dizer que neste mesmo período de 11 campeonatos, no geral com todos os árbitros, o Benfica teve 88 penaltis favoráveis e 32 desfavoráveis e o F. C. Porto teve 94 penaltis favoráveis e 26 penaltis desfavoráveis (não existe nenhum arbitro que tenha assinalado mais do que 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto nas últimas 11 épocas!). Acontece um dado estatístico bastante curioso, que é o facto de nos 345 jogos o F. C. Porto ter conquistado em média 80% dos pontos possíveis, isto num campeonato como o nosso em que cada 34 jornada só existem 6 jogos realmente difíceis contra os outros 3 candidatos ao título (Benfica, Sporting e Braga) e ainda conseguir um rendimento médio superior nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, que sendo arbitro internacional é escalado essencialmente para os jogos maior dificuldade, como atesta o facto de 13 dos 24 jogos do F. C. Porto que apitou terem sido contra os outros 3 candidatos ao Título (5 contra o Benfica, 5 contra o Sporting e 3 contra o Sporting e mesmo assim ter um rendimento médio superior ao rendimento médio da equipa quando joga maioritariamente contra os Beleneneses, Tondelas, Moreirenses, Chaves, etc!). Nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, o F. C. Porto é realmente muito mais forte que o Benfica, Sporting ou Braga. só o Conselho de Arbitragem não quer ver isso ou acredita que os adeptos de futebol português não reparam!
  • O já reformado Vasco Santos e o Manuel Oliveira tem apenas cerca de uma dezena de jogos de cada uma das equipas, estatisticamente ainda não se denota uma grande diferença no número de penaltis que assinalaram favoráveis e desfavoráveis ao Benfica e ao F. C. Porto. Realce somente para o facto de Manuel Oliveira não ter assinalada ainda nenhum penalti desfavorável nem ao Benfica nem ao F. C .Porto e para os 4 penaltis favoráveis ao F. C. Porto que Manuel Oliveira já assinalou, que é metade do total dos penaltis favoráveis aos 4 candidatos que já assinalou, pois foram 2 favoráveis ao Benfica, 2 favoráveis ao Braga e nenhum favorável ao Sporting. Um dos candidatos usufrui de metade dos penaltis favoráveis aos 4 candidatos ao titulo, é isto que acontece numa amostra ainda pequena de jogos apitados.
Quando agregamos os dados estatísticos referente a todos árbitros da A. F. Porto e os separamos dos restantes árbitros da competição, fica por demais evidente que existe uma influência nefasta para a verdade desportiva, pois não estamos a falar de um jogo que correu mal ao arbitro mas sim de uma tendência evidente que os números deixam transparecer, no total os 5 árbitros que representam a A. F. Porto em 93 jogos do Benfica assinalaram 16 penaltis favoráveis ao Benfica e 15 desfavoráveis ao Benfica, enquanto nos 84 jogos do F. C. Porto que dirigiram foram capazes de assinalar 22 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e apenas viram 6 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto. Como seria expectável, nos jogos arbitrados por elementos a A. F. Porto, o rendimento médio do F. C. Porto é ligeiramente superior ao do Benfica, tal com o rendimento médio do Benfica é ligeiramente superior ao do F. C. Porto nos jogos arbitrados pelos elementos da A. F. Lisboa (Hugo Miguel, João Capela, Tiago Martins, Duarte Gomes e mesmo incluindo o Pedro Proença que é claramente o arbitro mais tendencioso pró Porto que esteve na Liga nacional, dentro daqueles que foram nomeados para mais de 10 jogos de cada uma das equipas candidatas ao título).

Aqui está o quadro resumo, com o número de penaltis assinalados por cada arbitro, a percentagem média de pontos que cada equipa conquistou com esse arbitro, com a indicação de qual dos clubes teve um melhor rendimento médio com esse arbitro em concreto. Podemos ver que o Artur Soares Dias e o Jorge Sousa foram os árbitros mais vezes nomeados para jogos envolvendo estas duas equipas e são aqueles que garantem uma maior vantagem competitiva ao clube da sua própria associação (o F. C. Porto).

Convenhamos, assinalar 15 penaltis desfavoráveis ao Benfica é manifestamente exagerado, quando esses mesmos árbitros só assinalaram 6 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto! Podemos afirmar que, cerca de metade dos penaltis que o Benfica sofreu nestes últimos 11 campeonatos foram assinalados por árbitros da A. F. Porto. Metade dos penaltis que o penalizam são através de árbitros da mesma associação do seu principal rival. Podemos ver que o Benfica sofre 15 penaltis desfavoráveis assinalados pelos árbitros da A. F. Porto em apenas 93 jogos, quando com todos os outros árbitros sofreu 17 penaltis desfavoráveis em 252 jogos. Podemos ver que todos esses outros árbitros assinalaram 17 penaltis desfavoráveis ao Benfica (7 deles assinalados por árbitros da A. F. Lisboa) e esses árbitros também assinalaram 20 desfavoráveis ao F. C .Porto. Também nos penaltis favoráveis assinalados por todos os outros árbitros vemos que existe um grande equilíbrio entre estas 2 equipas, pois assinalaram 72 penaltis favoráveis ao Benfica e 72 penaltis favoráveis ao F. C. Porto.

Conhecidos os dados estatísticos, já não há desculpas para o Conselho de Arbitragem para não facultar as 2 equipas candidatas ao título as mesmas condições arbitrais. Todos sabem que o F. C. Porto será sempre mais forte que o Benfica com a arbitragem dos elementos da A. F. Porto, como o Benfica será sempre mais forte que o F. C. Porto com a arbitragem dos elementos da A. F. Lisboa.
Os árbitros tendem a proteger os clubes da sua própria associação, quanto mais não seja pela pressão que sofrem da vizinhança onde residem, onde os filhos frequentam as escolas, etc. Por alguma razão não vemos árbitros da Madeira a dirigir jogos do Marítimo, árbitros do Algarve a dirigir jogos do Portimonense, árbitros de Braga a dirigir jogos do Braga. O mesmo cuidado deve ser tido com os interesses do Benfica e do F. C. Porto.

Queremos saber a sua opinião, quais são os dados estatísticos no quadro acima que lhe saltam a vista?

1 comentário:

jose disse...

Excelente POST... De um Benfiquista que coloca a VERDADE acima de TUDO, é claro como água a tendência de colocar árbitros do PORTO, nos jogos deles para os beneficiar e dos do BENFICA para prejudicar… Hoje ainda existe essa tendência, até procuram fazer acreditar que esse árbitros são EXCELENTES, promovem-nos a INTERNACIONAIS, e fazem acreditar aos outros ÁRBITROS se um dia desejarem também seguir o caminho da INTERNACIONALIZAÇÂO, não se esqueçam
dos tais excelentes árbitros que ELES inventaram recentemente Artur Soares Dias e Jorge Sousa, mais sofisticados que o CALHEIROS e outros mas tendência é a mesma e o MODUS OPERANDI também...