quarta-feira, 13 de março de 2019

A diferença que faz a arbitragem numa Liga

Mesmo que alguns nos queiram fazer crer que no fim, a arbitragem não terá grande efeito na atribuição das classificações finais, o certo é que tem. Alguns argumentam que as decisões arbitrais que hoje beneficiam uns, amanhã também os prejudicá, pois os erros arbitrais tendem a acontecer para todos os lados, numa competição em que existe verdade desportiva. O problema é que na nossa Liga vamos assistindo semana após semana erros arbitrais sucessivos em beneficio do mesmo.

Os lances em que o defesa corta a bola com a mão, é algo que acontece com alguma frequência, a decisão arbitral é que não tem sido constante e coerente. A decisão depende muito da interpretação que o arbitro faz do lance, se considera que as mãos não estão numa posição natural, se o jogador abre os braços para ter maior volumetria de modo a que a bola possa ser desviada/cortada, etc.

  • No Belenenses 2 - F. C. Porto 3, neste lance aos 92 minutos foi assinalado uma grande penalidade que permitiu a concretização do golo da vitória. No último lance do jogo penalizou-se o Belenenses e favoreceu-se o F. C. Porto, permitindo-lhe acrescentar mais 2 pontos directamente com esta decisão arbitral relevante sugerida pelo VAR João Capela e tomada pelo arbitro Carlos Xistra.




  • No Benfica 2 - Belenenses 2, João Capela nos 3 cortes com a mão que ocorreram nesse jogo, não assinalou qualquer grande penalidade. Por alguma razão nas últimas 11 épocas, o João Capela apesar de já ter assinalado 7 penaltis favoráveis ao F. C. Porto ainda só assinalou 2 penaltis favoráveis ao Benfica nesse mesmo período de tempo em analise, o que é ainda mais estranho tendo em conta que ele é um arbitro de Lisboa. Que os portuenses Soares Dias e o Jorge Sousa tenham mais facilidade em assinalar penaltis favoráveis ao clube da sua associação (Porto) do que ao seu clube rival (Benfica), já todos aceitam que é o que normalmente acontece, agora neste caso de um arbitro de Lisboa, é completamente incompreensível esta enorme diferença entre estes 2 clubes que têm dividido entre si os títulos das última épocas.






Existem uma grande diferença entre um 2-2 e um 3-2. Essa diferença deve ser fruto do desempenho dos atletas e não do desempenho/critério arbitral. 
Todos os adeptos sabem que um 2-2 é muito diferente de um 3-2, também os responsáveis pela arbitragem em Portugal o sabem, mas parece que andam todos a assobiar para o ar.
A equidade na competição deve ser da responsabilidade do Conselho de Arbitragem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Atenção que Capela era o VAR no Belenenses x Porto

Anónimo disse...

Capela é conhecido como sendo um lagarto quase fanático, que sempre que pode ajuda o clube do seu coração. E também sempre que pode prejudica o Benfica o que é igual a favorecer o clube do seu coração. Não sei se me fiz entender.
Basta comparar as suas "exibições" sempre que arbitra o Benfica e o Sporting.
Ainda se lembram daquele famoso amarelo ao Cardozo quando este deu um murro na relva?

artnis disse...

E que levou à expulsão do Cardozo e colocou os s@pos com 1 a mais durante toda a 2ª parte...!!!