sexta-feira, 29 de março de 2019

2 equipas com os mesmos pontos mas com condições arbitrais bem distintas

Será que se pode afirmar que até ao momento este campeonato tem sido disputado com iguais condições arbitrais? 

Ou o que os dirigentes da arbitragem têm feito deste campeonato é inclinar este campeonato:
Resultado de imagem para influencia arbitral campo inclinado
Nestas condições, só por manifesta incompetência a equipa beneficiada não será a que conquistou mais pontos no final do campeonato de 34 jogos. Anular a diferença em 1, 2, 3 jogos é possível, agora repetir sistematicamente a mesma tendência arbitral em 34 jogos, é algo que obrigatoriamente se reflectirá na classificação no final do campeonato.

Neste momento temos 2 equipas com 63 pontos, ambas com legitimas esperanças de terminar este campeonato como a equipa que conquistou mais pontos na nossa Liga. Quando vemos que em 26 jogos o rendimento médio das duas equipas é exactamente o mesmo, se bem que o Benfica tem a vantagem do confronto directo, pois conseguiu vencer os 2 confrontos directos, no jogo da 1ª volta disputado na Luz, venceu por 1-0, mesmo tendo sido obrigado a jogar 12 minutos em inferioridade numérica já no Dragão mesmo num ambiente adverso e obrigado novamente a jogar 18 minutos em inferioridade conseguiu vencer por 3-2. Em ambos os confrontos, o jogo terminou com uma vantagem mínima e o F. C. Porto não conseguiu aproveitar a superioridade numérica para equilibrar o resultado final, situação que neste momento lhe daria vantagem na classificação. Está claro que as condições arbitrais foram claramente mais favoráveis ao F. C. Porto nestes 2 confrontos directos entre estas 2 equipas que são as principais candidatas ao Titulo, mas infelizmente para a verdade desportivo esta situação não foi uma mera coincidência, tem sido uma tendência geral que os dados estatísticos deixam bem evidentes quando agregamos as 26 jornadas já decorridas, pois:

  • O F. C. Porto já usufruiu de 3 grandes penalidades a seu favor na 2ª parte,  assinaladas ainda com o jogo empatado, ou seja, beneficiou de penaltis que permitiram resolver jogos que sem esse beneficio desse golo de penalti provavelmente a equipa não teria conseguido os 3 pontos, no Belenenses 2 - F. C. Porto 3, ninguém pode negar que foi o penalti aos 95 minutos que permitiu acrescentar +2 pontos conquistados nesse jogo. Já o Benfica apesar de já ter beneficiado no total de 5 penaltis favoráveis, só 2 deles foram assinalados ainda com o jogo empatado (ambos foram assinalados ainda na 1ª parte, ou seja o Benfica não beneficiou de nenhum penalti minutos decisivos), os restantes foram assinalados quando já vencia por 1, 2 e 4 golos de vantagem.
  • O F. C. Porto, nestas 26 jornadas nunca jogou sequer 1 minuto em inferioridade numérica e já beneficiou de expulsões de 8 jogadores adversários (ou seja já jogou 187 minutos em superioridade numérica, 115 deles com potencial para poder acrescentar pontos, pois ainda não estava a vencer, 42 deles em jogos que estava a vencer por 1 golo de diferença). Como se vê estas expulsões dos jogadores adversários, criaram condições bastante favoráveis para a melhoria do rendimento desportivo do F. C. Porto, já o seu principal rival na disputa pelo título (O Benfica) já foi penalizado com 7 expulsões, tendo sido obrigado em inferioridade numérica 117 minutos. 37 desses minutos em jogos em que não estava a vencer e 38 desses minutos em jogos em que vencia apenas por 1 golo de diferença, tendo mesmo consentido o empate no final de 1 desses 3 jogos. Os jogadores adversários do Benfica viram apenas 4 cartões vermelhos (2 deles no Tondela 1 - Benfica 3), sendo que outro foi na 2ª parte do jogo contra o Santa Clara, quando já vencia por 1-0 e o outro foi aos 94 minutos no Benfica 2 - Belenenses 2.
  • Já foram assinalados 4 penaltis desfavoráveis ao Benfica (2 deles assinalados ainda com o jogo empatado, 1 quando já vencia por 2 golos e outro quando vencia por 5 golos de diferença), comparativamente podemos constatar que os árbitros apitaram 3 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto (2 deles assinalados quando o F. C. Porto vencia por 2 golos de diferença e o outro quando vencia por 3 golos de diferença). Moral da história, após 26 jornadas disputadas, ainda não foi assinalado nenhum penalti com pontos em disputa directamente nesse momento, ou seja nenhum penalti que pudesse influenciar negativamente/directamente os pontos a conquistar pelo F. C. Porto. Já o Benfica, nos 2 jogos em que estando o marcador em igualdade, viu o arbitro assinalar um penalti desfavorável ao Benfica, em ambos esses jogos acabou por perder pontos (foram 5 pontos perdidos nesses 2 jogos, em que Artur Soares Dias e Luís Godinho penalizaram o Benfica com um penalti). 
  • Assim, os números demonstram que o F. C. Porto nunca joga em inferioridade numérica e já usufruiu de muitos minutos jogados em superioridade numérica,  em claro contraste com o Benfica jogou muitos mais minutos em inferioridade numérica do que em superioridade numérica. O incrível é que mesmo nessas condições arbitriais claramente mais vantajosas, nestas 26 jornadas temos que o F. C. Porto com um goal-average de +38 (53 marcados e 15 sofridos), bastante distante dos +49 do Benfica (72 marcados e 23 sofridos). Estas são as condições arbitrais que os responsáveis pela arbitragem decidiram facultar aos candidatos ao titulo e estes são os golos que os jogadores de cada uma das equipas conseguiu marcar mesmo em condições arbitrais que não são equiparáveis. 
Os números não enganam. As 2 equipas não usufruíram das mesmas condições arbitrais.
Cabe ao Conselho de Arbitragem analisar o porque destes números tão distantes, comparativamente entre os 2 clubes que lideram o campeonato português.

Sem comentários: