quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

F. C. Porto - Benfica é o jogo que se segue

Quem será o arbitro nomeado para essa partida, é a pergunta que se faz neste momento?
Carlos Xistra foi o arbitro que dirigiu o mais recente confronto entre estas 2 equipas, na 1/2 final da Taça da Liga (dia 22-01-2019), que contou com Fábio Veríssimo, como VAR (muito polémico papel).

Quem será o arbitro nomeado?
Depois de no último clássico para o campeonato termos tido o Fábio Veríssimo, no penúltimo o portuense Artur Soares Dias, no antepenúltimo o portuense Jorge Sousa, que sucedeu ao Carlos Xistra, que tinha sucedido ao portuense Artur Soares Dias. Para que, não seja muito maçador estar sempre a referir, o portuense Artur Soares Dias/Jorge Sousa, podemos abreviar este histórico arbitral das últimas nomeações para o clássico, dizendo que nas últimas 5 épocas, temos 7 nomeações de árbitros da A. F. Porto e inacreditavelmente nenhuma de árbitros da A. F. Lisboa, nas únicas 2 nomeações de árbitros das outras Associações, os resultados finais foram 1-1 e 1-0 para o Benfica. Será que finalmente à 10ª tentativa, será nomeado um arbitro de Lisboa num F. C. Porto-Benfica depois de tantos árbitros do Porto nos últimos clássicos?

Ainda não é publico quem será o árbitro, mas já podemos excluir alguns nomes da lista de possíveis nomeados, uma vez que apitaram recentemente jogos destes 2 clubes e por esse facto estão fora das contas para o próximo clássico. Já se sabe que um arbitro nunca seria nomeado para 2 jogos seguidos da mesma equipa, mesmo sendo para competições diferentes, por isso o João Pinheiro, que apitou ontem o F. C. Porto 3 - Braga 0, para a Taça de Portugal está excluído do lote de possíveis nomeados para o clássico. Também estão fora dos elegíveis para o clássico, o Manuel Mota que anteontem apitou o Benfica 4 - Chaves 0, o Hugo Miguel que apitou o Aves 0 - Benfica 3 da 22ª jornada e o Nuno Almeida que apitou o Benfica 10 - Nacional 0 da 21ª jornada e também o F. C. Porto 2 - Setúbal 0 da 22ª jornada, o Luís Godinho que apitou o Tondela 0 - F. C. Porto 3 da 23ª jornada e o Jorge Sousa que apitou o Moreirense 1 - F. C. Porto 1 da 21ª jornada.

Restam assim, somente uns poucos árbitros internacionais como opções possíveis para o Clássico do dia 02-03-2019, como sejam:

  • Tiago Martins - isto se o Conselho de Arbitragem não considerar nenhum inconveniente em ter um arbitro da mesma associação de um dos clubes em confronto. No ano passado apitou um Sporting - F. C. Porto, nunca foi nomeado para um confronto entre Benfica e F. C. Porto.
  • Artur Soares Dias  - isto se o Conselho de Arbitragem não considerar nenhum inconveniente em ter um arbitro da mesma associação de um dos clubes em confronto e estar sistematicamente a dar vantagem competitiva sempre ao mesmo clube. Esta temporada já teve a sorte de ser nomeado para o confronto do Braga com todos os 3 grandes, Benfica, F. C. Porto e Sporting, também já foi nomeado para o Sporting-Benfica da 20ª jornada, ou seja se for nomeado para este jogo também acabaria esta época tendo sido responsável pela arbitragem no confronto direto do Benfica com todos os outros seus 3 rivais (F. C .Porto, Sporting e Braga).
  • João Capela -  isto se o Conselho de Arbitragem não considerar nenhum inconveniente em ter um arbitro da mesma associação de um dos clubes em confronto. Apesar da sua longa carreira ainda não foi nomeado para nenhum confronto direto entre Benfica e F. C. Porto.
  • Carlos Xistra - arbitro internacional que não pertence a nenhuma das associações, que já não apita o Benfica para o campeonato desde a 12ª jornada e não apita o F. C. Porto para o campeonato desde a 9ª jornada. Contra si tem o facto de já ter tido a sorte de ser nomeado para o F. C. Porto-Benfica da Taça da Liga esta época, por isso não é expectável que volte a ser nomeado.
  • Fábio Veríssimo - que depois de um período de afastamento recente não é de todo aconselhável colocar no centro das atenções nos próximos tempos, por isso esta opção está praticamente descartada. Contra si tem o facto de já ter tido a sorte de ser nomeado para o Benfica-F. C .Porto está temporada, por isso não é expectável que volte a ser para outro clássico.
Quem será o arbitro nomeado? 
Aparentemente o Conselho de Arbitragem deve ter neste momento, o Tiago Martins, Artur Soares Dias, João Capela e Carlos Xistra como as mais prováveis opções para o Clássico.

O Artur Soares Dias, o João Capela e o Carlos Xistra, já tem muitos jogos realizados do Benfica e do F. C. Porto e analisando o rendimento médio de cada uma das equipas nos jogos que apitou, já sabemos logo quem terá mas probabilidades de vencer em caso de serem o escolhido para o próximo clássico. Então se tivermos a curiosidade de ver quantos penaltis já assinalaram a favor e contra cada um destes 2 clubes, facilmente constataremos a sua tendência arbitral, os grandes números estatísticos não enganam. Existe uma diferença inexplicável para 2 equipas que nas últimas 11 épocas com todos os outros árbitros tem tido o mesmo rendimento médio (conquistaram 80% dos pontos disputados).

1 comentário:

GRÃO VASCO disse...

O árbitro é o Jorge Sousa.
A "visita" dos dois agentes "secretos" ao balneário do árbitro Jorge Sousa no fim do jogo do Guimarães-corruptos indicia isso mesmo.

"Ó Jorge vê lá o que vais fazer pois daqui a poucas jornadas terás de estar à altura do desafio que nós vamos disputar contra a Moirama Vermelha!"

Com que então, um árbitro de Lisboa...
Mas mesmo assim, a merda será sempre a mesma.
Tem tudo um cagaço enorme do Fontelas e da sua trupe.
O "Gonçalbes" e a sua quadrilha arbitral estão lá para quê?

Cmpts. e Saudações Gloriosas.
GV