domingo, 1 de julho de 2018

As opções de Fernando Santos e o nosso Mundial

O pouco futebol que jogamos nestes 4 jogos do Mundial tem muito a ver com as opções do selecionador.

Para ter sucesso com a seleção necessitamos de ter no elenco jogadores com o ADN de sucesso nos clubes ou então é confiar na sorte de que os jogadores que nunca obtiveram nenhum registo de sucesso desportivo nas últimas 5 épocas podem ter um mês excepcional de rendimento durante o Mundial e assim serem bem sucedido na seleção.


Não é compreensível como o FernandoSantos foi capaz de prescindir de jogadores com 4 títulos nacionais conquistados nas últimas 5 épocas e 2 vezes finalistas da Liga Europa.

O selecionador nacional quase que não escolheu jogadores com um histórico vencedor em Portugal, só um campeão nacional de 2017/18 foi convocado, nenhum campeão nacional 2016/17 foi convocado, nenhum campeão 2015/16 foi convocado, nenhum campeão nacional 2014/15 foi convocado. nenhum campeão nacional 2013/14 foi convocado.


  1. Como 3º guarda-redes não podíamos ter levado um jovem como Varela, José Sá ou Claudio Ramos.
  2. Como defesa direito não podíamos ter levado o Nelson Semedo ou o João Cancelo, quarquer um destes dois a titular teria acrescentado qualidade de jogo a nossa seleção.
  3. Rolando não teria mais condições para ser um dos centrais experientes da equipa na vez do Bruno Alves ou do José Fonte.
  4. Rúben Dias a titular também teria permitido a equipa defender uns metros mais a frente, não havia necessidade da dupla de centrais titulares de Portugal ser a mais velha deste Mundial.
  5. Eliseu que fez grande parte dos jogos do apuramento também perdeu o lugar na montra final do Mundial para o Marío Rui, mas apesar das muitas dificuldades fisicas demonstradas pelo Raphael Guerreiro, o selecionador acabou não tendo a confiança necessaria para lhe dar nenhum minuto de descanço e utilizar o substituto que ele levou em vez do Eliseu.
  6. Pelé que fez uma grande época ao serviço do Rio Ave e que é o jogador português com caracteristicas mais semelhantes ao do Danilo não o substituiu no elenco, isto acreditando que o selecionador acreditava que a equipa necessitava de um elemento com aquelas caracteristicas e não estaria a ser selecionado porque joga num clube previligiado no espaço seleção ou não.
  7. Bruma deveria ter estado no lote final para o Europeu, jé enquanto jogavam ambos no Sporting todo o mundo reconhecia que o Bruma tinha qualidades superiores ao do Gelson Martins, não foi seguramente a experiência nos campeonatos da Turquia, Espanha e Alemanha sempre a titular e bem que o fizeram regredir nas suas qualidades de drible e criação de oportunidades.
  8. André Gomes, apesar de ter feito toda a fase de apuramento foi excluído do elenco final do Mundial supostamente por não ter feito uma época tão boa esta temporada no Barcelona (participou em 31 jogos, 16 deles a titular). Curiosamente o Adrien conseguiu fazer apenas 16 jogos no plantel do "colosso" Leiscester e foi o escolhido.
  9. Eder tinha sido o salvador no Europeu de 2016 e apesar de ter contribuído para o titulo de campeão da Russia também não foi convocado para este Mundial.
  10. Pizzi que foi eleito o melhor jogador do campeonato português em 2016/17, apesar de não ter feito uma época tão boa esta temporada, o certo é que voltou a não ter um rendimento inferior ao do João Mario, ou Adrien, mas as opções recairam sobre estes.
  11. Rony Lopes, jovem de 22 anos a despontar no Monaco, mesmo tendo marcado 17 golos nos 50 jogos que fez pelo clube em 2017/18, não foi escolhido pelo Fernando Santos para o Mundial.

1 comentário:

PP disse...

Pior que tudo isso, é ter convocado o Manuel Fernandes, o único jogador com hábitos posicionais como médio-ala esquerdo no Lokomotiv de Moscovo, campeão russo desta temporada, ter apenas 5 minutos de jogo, quando o Nandinho o lança no desespero e à espera do milagre de Fátima.

=|