domingo, 25 de junho de 2017

e-mails: Intimação e buscas da PJ

No caso da consulta e da devassa publica de e-mails alheios, surgiram noticias que a PJ notificou o clube que, com tais comportamentos estava a incorrer num crime de violação de correspondência.
Resultado de imagem para pj e a violação de correspondência


Será que o F. C. Porto foi intimado pel PJ para parar de cometer o crime de devassa de comunicação alheia e entregar toda a troca de correspondência alheia que tem na sua posse?  Em comunicado o F. C. Porto já reagiu, afirmando que não foi intimado pela PJ, nem foi objecto de buscas. O que a ser mesmo assim, seria revelador de que não iríamos ter uma verdadeiramente aprofundada investigação sobre os e-mails. Mas como todos sabemos, uma coisa são as palavras e outra são as acções, por isso, o melhor mesmo é, seguirmos com toda a atenção o comportamento dos dirigentes portistas daqui em diante, a começar já pelo próximo programa "Universo F. C. Porto".

Até a data, o F. C. Porto estava a usufruir de uma clara vantagem competitiva em relação ao Benfica, uma vez que tinha na sua posse toda a informação comercial do rival, mesmo que obtida ilegalmente, informações tão sensiveis como contratos com os jogadores e treinadores, como a identificação dos potenciais alvos acompanhados pelo scouting do rival, politicas de financiamento, acordos publicitários, orientações comerciais e objectivos económicos e finaceiros estabelecidos, etc.


Estará o F. C. Porto confortável com obrigação de facultar à PJ, todos os e-mails do rival, cujo conteúdo acedeu e a esclarecer todos os passos que deu no sentido de conseguir ter acesso aos e-mails do seu concorrente directo?
Conseguirá a PJ determinar se os e-mails foram ou não obtidos através de meios fraudolentos?
Resultado de imagem para pj e a violação de correspondência

Os e-mails dos dirigentes benfiquistas já são do conhecimento público que foram cedidos à PJ na sua totalidade (espera-se que sejam os documentos originais sem nenhum tipo de adulteração ou cortes), será que o F. C. Porto está também disponível para entregar à PJ todos os e-mails trocados pelos seus próprios dirigentes nas últimas 5 épocas, Ou o clube não concorda em facultar também os e-mails dos seus próprios dirigentes? É obvio que nos e-mails de e para os dirigentes portistas seria a forma mais facil de recolher indícios de traficos de influência ou crime de corrupção no desporto por parte do F. C. Porto, são seguramente os e-mails que os dirigentes do clube mais temem que cheguem aos mãos de terceiros. Mas, por esta altura os dirigentes do F. C. Porto também devem saber que mesmo nos e-mails dos dirigentes do Benfica, também estão descritos alguns comportamentos alegadamente condenáveis do F. C. Porto, cuja a acusação formal nunca foi formalizada, pelo facto dos dirigentes do Benfica não terem na sua posse as provas concretas, mas que agora a PJ poderá intimar a direcção do F. C. Porto a entregar os e-mails do clubes nas últimas 5 épocas para complementar a sua investigação aos meandros de poder do futebol português. Conseguiremos finalmente uma explicação do porquê de nas últimas 9 épocas o Benfica ter usufruido de 70 penaltis favoráveis, o Sporting 71 e o F. C. Porto usufruiu de 83 penaltis favoráveis. Mesmo actualmente com uma clara vantagem, existem portistas que consideram que antigamente jogavam com condições ainda mais vantajosas. Atenção, no país vizinho (Espanhã) numa década, desde que existe campeonato nunca nenhum clube usufruiu de mais de 83 penaltis assinalados a seu favor! Porque numa década se assinalam mais do que 83 penaltis favoráveis ao mesmo clube em Portugal? O que existe em Portugal que permite tal facto estatístico e não existe em Espanha?

Em todos esses e-mails trocados e informações recebidas e enviadas pelos dirigentes benfiquistas, é provável que alguns desses e-mails se debrussem sobre possíveis indícios de corrupção por parte do F. C. Porto. Seguramente, esse será um dos assuntos que os dirigentes benfiquistas discutiram internamente, mesmo que não tenham assumido publicamente nenhuma acusação ao adversário, em virtude de não terem como provar esses indícios, mas agora com a intervenção da PJ esses indícios podem ser alvo de efectiva invesitgação por entidades competentes. Vamos aguardar pelos próximos capitulos desta novela dos e-mails.

O facto da PJ aceder a toda a comunição do Benfica e a toda a comunicação do F.C. Porto sem nenhum tipo de constrangimentos, seria uma boa forma de garantir uma investigação isenta e eficaz aos 2 clubes nacionais que tem repartido entre si os titulos nacionais.

3 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado, o Benfica também tem um blog ligado à arbitragem? Isto de facto, é estar muito à frente, uns 10 anos, adiantados face aos rivais:

1 Um Rola "sou um arbitro jubilado e independente", a enganar a mentira e a verdade para quem o quer ouvir!

2 Um Adão Mendes, um empresário de arbitros de Futebol, é também um parceiro privilegiado do Benfica!

3 O Nuno Touças Cabral, ex arbitro, ex delegado da Liga, e curiosamente, em 2014, como delegado da Liga fornecia ao Benfica relatórios como observador da arbitragem, tal como era também uma preciosa "toupeira" da arbitragem!

Duarte Calabote Gomes

Anónimo disse...

O Benfica foi beneficiado com menos cartões amarelos, duplos amarelos e vermelhos que os rivais.
Também foi dos 3 o clube mais beneficiado com a expulsão de jogadores adversários nos jogos antes de o enfrentarem.
Também foi o clube mais beneficiado com a exclusão de jogadores adversários no jogo imediatamente anterior, não enfrentando assim o Benfica.
Números são números.
Será que o Porto será acusado de crime e o Benfica que tem a informação da vida íntima dos árbitros e pede que Rui Costa tenha a nota reduzida sem saber sequer a nota oficial, será ilibado?
Será que vocês poderiam ser mais imparciais?

Anónimo disse...

o calabote gomes tem um nome apropriado para uma das estórias mais recambolescas e que definem o carater do fcporto que frequentemente o refere. O campeonato do famoso francisco calabote foi ganho pelo fcporto. porque é que veio a acusação de roubo a favor do benfica? Para encobrir o roubo do FCP contra o torreense! Dizem os jornais da época que o que se passou foi vergonhoso a favor do fcp. esta cortina de fumo passou porque o presidente do fcp era cão grande do regime salazarista e o benfica andava sob mira dos fachos em risco de ser ilegalizado.
Mas esta patranha dos emails desta vez não passa o regime pidesco acabou! digam isso ao diretor de comunicação do fcp que dizem ter familiares que foram sabujos da PIDE.