quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Que Sporting podemos esperar para o resto da época 2016/17

No início da temporada existia uma grande espectativa sobre o desempenho que o Sporting seria capaz de ter durante a época e nós aqui em Setembro perpectivamos que o núcleo base (melhores 8 jogadores) seria constituido pelo Rui Patrício, Coates, William Carvalho, Adrien, Markovic, Bryan Ruiz, Joel Campbel e Bas Dost mas na realidade neste momento constata-se que Markovic e Joel Campbel nem sequer fazem parte do onze mais utilizado conforme se pode ver na imagem em baixo.

Neste momento, depois de 18 jornadas disputadas o Sporting encontra-se a 10 pontos do 1º classificado da Liga, na época passada por esta altura ainda liderava a classificação. Está a ser pois, uma temporada frustante para o Sporting, uma vez que actual grande risco de perder o campeonato é ainda agravado com o facto de já ter sido eliminado das competições europeias, da Taça de Portugal e da Taça da Liga.
Quais foram as razões que justificam este menor desempenho do Sporting na actual temporada?
Quando consultamos no site ZeroZero os minutos de utilização do plantel, vemos que dos jogadores que no início de época era expectável que fossem os elementos do nucleo base do Sporting, o Jorge Jesus acabou não incluindo o Joel Campbel, o Schelotto e o Markovic nos 11 com mais minutos de utilização até ao momento (estes 3 jogadores contribuiram no total com 5 golos que eram potencais titulares na nossa projecção feita em Setembro).
Aqui esta a listagem dos mais utilizados na equipa do Sporting 2016/17.


Desta listagem se depreende que as saidas confirmadas de Markovic, Elias e João Pereira não vão influenciar negativamente no rendimento do plantel sportinguista, uma vez que são 3 jogadores que quase nada contribuiram para o desempenho da equipa, sendo o 20º, o19º e o 11º jogadores mais utilizados. Ou seja, só o João Pereira está no 11 mais utilizado e na sua posição de defesa direito, o Schelotto seria até a partida o elemento mais apto do plantel para ser titular, mas em virtude de algumas lesões e desentendimentos com o Jorge Jesus, até ao momento é apenas o 14º mais utilizado.

Com o actual plantel, consultando o site Transfermarket podemos ver que o 11 mais valioso, está avaliado em 130,5 milhoes de euros e é o seguinte:
Jorge Jesus com este 11 terá condições para conseguir a recuperação na classificação na 2ª volta?
A verdade é que este 11 está avaliado no transfermarket em 130,5 milhões de euros e é no site o 11 mais valioso da Liga Portuguesa, pois o 11 mais valioso do F. C. Porto está avaliado em 122 milhões de euros e o do Benfica em 118 milhões de euros. Se bem que avaliando o plantel completo, o mais valioso da ligado é o do Benfica avaliado em 186,75 milhões de euros, seguido do plantel do F. C. Porto que está avaliado em 178,75 milhões euros e em 3º vem o do Sporting avaliado em 176,35 milhões de euros, logo pela valia económica dos jogadores teremos um campeonato muito renhido no que falta disputar.

Com base nos 11 jogadores acima identificados pelo transfermarket: Rui Patrício, Schelotto, Rúben Semedo, Coates, Jefferson, William Carvalho, Adrien, Gelson Martins, Bryan Ruiz, Joel Campbel e Bas Dost e acrescentando Beto, Marvin Zeegelaar, Paulo Oliveira, Bruno César, Cataignos e os regressados de empréstimo Geraldes e Podence para completar os 18 eleitos para cada partida, Jorge Jesus tem elementos suficientes para garantir uma boa 2ª volta fazendo apenas 1 jogo por semana.

Assim sendo, como já só restam jogos do campeonato para disputar. o plantel será suficiente para o que resta da temporada sportinguista mas mesmo numa altura de contenção seria aconselhável investir algum dinheiro pelo menos num defesa esquerdo. uma vez que o Jorge Jesus não aparenta estar satisfeito com a qualidade dos 2 defesas esquerdos que tem no plantel, obviamente tal aquisição implicaria a venda um dos 2 que tem no plantel actualmente. Melhorando o jogo pelos corredores com esse defesa esquerdo e garantindo alternativas para o meio campo com os regressos de Palhinha e Geraldes, o Sporting poderá melhorar o desempenha nesta 2ª volta.

Conclusão: O plantel final do Sporting no fecho desta janela de mercado seguramente não estará mais enfraquecido do que aquele plantel que iniciou o mês de Janeiro, apesar de terem saído Markovic, Elias e João Pereira. Convenhamos, estes jogadores só iriam continuar a consumiam elevados recursos monetários, sendo que nada acrescentariam ao rendimento da equipa nesta temporada. Quanto aos reforços, com os regressos dos jovens Palhinha, Geraldes e Podence existe a expectativa de que possam dar alguma ajuda ao clube nesta 2ª volta do campeonato e financeiramente não representam nenhum risco acrescido.

Sem comentários: