sábado, 5 de março de 2016

ARTUR SOARES DIAS É O CAMPEÃO DOS PENALTIS NA LIGA PORTUGUESA

Para o escaldante derby desta jornada, foi nomeado o arbitro, Artur Soares Dias.
Neste momento faltam 10 jornadas para terminar o campeonato, o Sporting tem 59 pontos e o Benfica 58 pontos. Os dados estatísticos deixam transparecer que aquela equipa que garantir mais 9 vitórias será campeã, é provável que tal como na época passada, o clube que conquistar mais de 82 pontos se sagre campeão em 2015/16.

Estatisticamente, no agregado das últimas 8 épocas podemos verificar que as duas equipas tiveram o mesmo rendimento pontual médio, pois nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias em média o Benfica conquistou 65% dos pontos e o Sporting conquistou 65% dos pontos.

É conhecido a simpatia clubistica do Artur Soares Dias pelo F. C. Porto, mas será que este arbitro favorece o rendimento desportivo de algum destes 2 clubes (Sporting ou Benfica)?

  • Obviamente o clube com melhor aproveitamento médio nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias nas últimas 8 épocas, foi o F. C. Porto, que conquistou 83% dos pontos possíveis, enquanto o Benfica e o Sporting, conquistaram 65% dos pontos possíveis. Aos olhos deste arbitro as equipas de Benfica e Sporting tiveram o mesmo rendimento nos últimos campeonatos, isto apesar de nos 238 jogos desse periodo com todos os árbitros, o Benfica (561 pontos) ter conquistado mais 96 pontos que o Sporting (465 pontos).
  • O Artur Soares Dias, com 25 penaltis favoráveis aos 4 grandes assinaldos, é de longe aquele que mais penaltis assinalados de entre todos os elementos do quadro oficial de árbitros da Liga Portuguesa. Penaltis favoráveis ao Sporting foram 11 dos 25 penaltis assinalados pelo Artur Soares Dias. Nesse aspecto existe uma clara vantagem do Sporting, pois para este arbitro foi muito mais facil assinalar grandes penalidades favoráveis ao Sporting do que ao Benfica,  
  • O rendimento médio do Sporting com todos os outros arbitros nos últimos 8 campeonatos foi exactamente igual ao rendimento nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, ou seja, o clube conquistou 65% dos pontos disputados em ambos os casos, já o Benfica conquistou em média 79% dos pontos disputados com todos os outros arbitros nos últimos 8 campeonatos. Assim, os números comprovam que com a arbitragem do Artur Soares Dias o rendimento do Benfica diminui 15% em média.


No quadro que se segue elencamos por ordem decrescente os arbitros que mais penaltis assinalaram nos últimos 8 campeonatos, devemos a nossa especial atenção para todos os clubes que beneficiaram de 4 ou mais penaltis assinaldados por um determinado arbitro.

Com a grande maioria dos árbitros, o F. C. Porto foi o clube com mais penaltis favoráveis assinalados, apenas o Artur Soares Dias e o Jorge Sousa assinalaram mais penaltis favoráveis ao Sporting e Duarte Gomes e Bruno Paixão assinalaram mais penaltis favoráveis ao Benfica.

Queremos saber a sua opinião sobre a nomeação do Artur Soares Dias, é favorável ao Sporting ou ao Benfica?

Sem comentários: