domingo, 11 de outubro de 2015

Grandes penalidades favoráveis

Neste campeonato de 2015/16, o Sporting já beneficiou de 4 penaltis favoráveis e o Benfica 1.


Ao aproximar mais um derby Benfica-Sporting, a comunicação social já começou a atiçar os adeptos mais influenciáveis, no sentido de fomentar o ódio entre os dois clubes, em vez de promover um dos historicamente jogos mais aguardados da nossa liga.
Aqui vamos comparar os número de penaltis que ambas as equipas já beneficiaram.


Qual é a decisão arbitral dos árbitros que mais pode influenciar o rendimento pontual dos clubes? Penalti assinalado que pode alterar a distribuição dos pontos. Como é obvio esses penaltis são mais decisivos do que os penaltis assinalados quando a equipa já esta a vencer por 2 ou mais golos. Concentrando a nossa atenção as decisões arbitrais que podem influenciar o rendimento pontual das equipas, vemos que em 220 jogos, desses penaltis os arbitros assinalaram 41 favoráveis ao F.C Porto, 29 ao Benfica e 28 ao Sporting.


Se virmos o número de grandes penalidades assinaladas nas últimas 8 épocas, verificamos que, nos penaltis que podem alterar a atribuição de pontos numa partida, o Benfica beneficiou de 29 e o Sporting de 28 desses penaltis. Ou seja, aos olhos dos arbitros, os desempenhos na área destes 2 clubes foram muito iguais, apesar de na realidade o rendimento pontual dos dois clubes, nos últimos 8 campeonatos (220 jogos até a 6ª desta época),ter sido muito diferente, o Benfica conseguiu conquistar 515 pontos e o Sporting conquistou 420 pontos.
Ou seja, nestes 219 jogos, o Benfica conseguiu conquistar mais 95 pontos que o Sporting, beneficiando de apenas mais um penalti que o Sporting, quando analisamos os penaltis que os arbitros assinalaram quando o jogo se encontra empatado ou o clube estava a perder por 1 golo. Seguramente os adeptos do Benfica e do Sporting, ao analisarem estatisticamente o número de penaltis assinaldados nunca poderam afirmar que a diferença pontual entre os dois clube pode ser explicada pela maior propenção dos arbitros em assinalar penaltis favoráveis a um destes clubes.


No geral desta últimas 8 épocas, o Sporting não se pode queixar da arbitragem comparativamente ao Benfica e mesmo em relação ao F. C. Porto, dificilmente pode afirmar que a diferença do rendimento pontual entre as equipas poderia ser anulada se ambos os clubes competissem nas mesmas condições arbitrais. Nos últimos 8 campeonatos, desde a época 2008/09 até a 6ª jornada da época 2015/16, o F. C. Porto conquistou 532 pontos, beneficiando de 41 penaltis favoráveis que podem influenciar diretamente os pontos a atribuir. Ou seja, em 220 jogos, o F. C. Porto conquistou mais 132 pontos que o Sporting, usufruindo de mais 13 penaltis favoráveis que podem valer pontos do que o Sporting. Logo, a enorme diferença no rendimento pontual das duas equipas poderia ser amenizada mas seria sempre bastante significativa mesmo que o F. C. Porto tivesse beneficado de menos 13 penaltis favoráveis, desses importantes para a repartição dos pontos em disputa.


Em seguida podem verificar o quadro com todos os penaltis assinalados que favoreceram os 4 candidatos ao titulo nas últimas 8 épocas.



Estes foram os penaltis favoráveis assinalados nos últimos 8 campeonatos, podem conferir os jogos em que ocorreram aqui.
No geral em termos de penaltis favoráveis é compreensível que os adeptos do Braga gostassem de ter beneficiado de pelo menos do mesmo número dos penaltis que o Sporting beneficiou (51), os adeptos do Sporting gostariam de pelo menos beneficiar do mesmo número de penaltis que o Benfica beneficiou (57), e os adeptos do Benfica gostariam de pelo menos beneficiar do mesmo número de penaltis que o F. C. Porto beneficiou (69).

4 comentários:

Sportinguista não cota disse...

Não se pode fazer comparações destas se, pensar nas outras variáveis da arbitragem... Expulsões, amarelos, condicionamento por marcação de pequenas faltas, enervamento de equipas usando isso tudo.

A arbitragem é um todo e não pode ser escalpelizada como o fizeste.

Influência Arbitral disse...

A arbitragem é de facto um todo e que existem outras pequenas faltas com os quais se podem influenciar os jogos, mas seguramente não me saberá dizer se é melhor a sua equipa beneficiar em média de 10 ou 14 faltas por jogo durante uma época.
Já se lhe perguntar se prefere que a sua equipa beneficie em média de 10 ou 14 penaltis por época, acredito que facilmente iria reconhecer como preferível a 2ª hipotese, então se forem daqueles penaltis quando o jogo se encontrava empatado, não há como discutir que o nº de penaltis de que se beneficia influencia diretamente o rendimento pontual duma equipa.
Estatisticamente os penaltis são as decisões arbitrais em que objetivamente se consegue verificar claramente se é uma decisão favorável ou desfavorável e se num grande número de jogos qual é a tendência de um arbitro.
Será que acreditas que nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa o Benfica é aquele entre os candidatos ao titulo que de facto mais infracções cometeu na sua área ou que o F. C. Porto nunca cometeu nenhuma falta na sua área em 13 jogos? Estes número só acontecem porque existe uma tendência clara do arbitro.

Anónimo disse...

mas quando ganham titulos os lagartos do lumiar não dizem q compraram os arbitros ,porquê ,pois só os comprando e que se pode ganhar NA MENTE desses AMEBAS ..

k disse...

então o grunho do bc diz a boca cheia q isto e corrupção ! e não tem provas ,vamos la ser serios e honestos porra , a ou não .

Será que acreditas que nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa o Benfica é aquele entre os candidatos ao titulo que de facto mais infracções cometeu na sua área ou que o F. C. Porto nunca cometeu nenhuma falta na sua área em 13 jogos? Estes número só acontecem porque existe uma tendência clara do arbitro.

E o porquê de NÃO DIZERES O BENEFICIO do jorge sousa aos do wc do lumiar ,queres ver que os lagartos nunca foram bebeficiados por ele

SPORTING! O Sporting teve 81% de aproveitamento dos pontos em disputa nos 12 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, é bastante superior (+19%) que a sua % média com todos os restantes árbitros nestes últimos 8 anos, que é de 62%. Nestes 12 jogos dirigidos pelo Jorge Sousa, o Sporting beneficiou de 7 decisões arbitrais favoráveis (4 penalti e 3 expulsões) e sofreu 7 decisões desfavoráveis (2 penaltis e 5 expulsões). Com este arbitro o Sporting só não venceu os 2 jogos que disputou, contra o F.C. Porto e o último jogo contra o Benfica desta época 2014/15 em que sofreu o golo do empate já nos descontos.