terça-feira, 22 de setembro de 2015

Artur Soares Dias evitou disciplinar este jogo

No rescaldo do clássico, podemos afirmar que o Artur Soares Dias, que analisou tecnicamente bem a maioria dos lances na partida, disciplinarmente teve graves erros, perdoando expulsões nesse jogo.

O onze do Benfica começou a partida controlando coletivamente a partida e criando as melhores oportunidades da primeira parte, após o Maxi ter com um brusco movimento do braço ter deixado marcas no rosto do Mitroglou, como o arbitro para não mostrar amarelo nada assinalou no lance, após isso na 1ª a paragem do jogo Mitroglou e o Maxi tem o 1º desaguisado no jogo, o arbitro resolver manter um critério largo e não penalizou nenhum dos envolvidos nesse chega para lá. O sururu que se viveu nesse lance parece ter levado a uma menor concentração do Benfica no resto da 1ª parte em que o jogo já foi mais repartido.

Precisamente aos 45 minutos surge uma entrada muito perigosa para a integridade fisica do Jonas.
Vejam as imagens aqui     e video da minha chama

Felizmente para ele e para os amantes do espectaculo futebolisto, Jonas teve juizo e não dividiu esse lance com os pitons do Maicon. Este lance foi o último da 1ª parte e seguiu-se, então o maior sururu do jogo, com o arbitro a terminar a 1ª parte sem penalizar o Maicon nem com um cartão amarelo, por jogo perigoso, pondo a integridade fisica do seu companheiro de profissão em perigo, isso para não falar numa tentativa de agressão, que as leis do jogo penalizam com um vermelho. Obviamente os jogadores reagiram todos a esta entrada assassina e o arbitro pelo que se vê na 1ª imagem que se segue aparentemente sabe o que motivou esta confusão generalizada.
Qual foi a sua atuação para que tal não volte a suceder? Nada fez e porquê, nada?







Como grande desportista o Helton, afastou da confusão e encaminhou rapidamente o Maicon para os balneários, evitando assim, uma batalha campal entre as duas equipas no intervalo.
Não houve nenhum cartão! Nenhum! Aparentemente os jogadores todos perceberam a perigosidade do lance, só o arbitro é que não. Os jogadores mais experiente claramente perceberam, quer o Helton, quer o Maxi, quer o Osvaldo, quer o Jonas, quer o Jardel, quer o Luisão, quer o Eliseu como as imagens documentam.
Quem protegeu o Maicon nesse lance, terá sido Artur Soares Dias por si só, a "estrutura" portista ou o Dragão repleto? 
Inaceitável em qualquer dos casos, um arbitro internacional e experimentado não pode deixar de exercer a sua autoridade disciplinar num lance que, todos os intervenientes em campo interpretam como um claro encitamento à violencia. Francamente Artur Soares Dias, um arbitro internacional não deve ter medo de desagradar os adeptos da casa, mesmo num estádio cheio, sob pena de perder a autoridade perante os profissionais de futebol. Este lance acontece num jogo dividido em que houve uma acessa disputa por cada lance mas os jogadores estavam a demonstrar respeito mutuo até esse momento, depois acontece este lance, ao qual o arbitro fecha os olhos, acicatando os âninos dos 22 jogadores que estão em campo, situação que potencialmente influencia especialmente o rendimento em campo dos mais jovens jogadores, como o Ruben Neves, Nelson Semedo e Gonçalo Guedes, aliás dois deles, acabaram mesmo por ser substituidos durante a 2ª parte.

O certo é que depois deste lance, o Benfica desconcentrou-se em reclamações à arbitragem, como se vê no Gaitan nas duas faltas por trás que sofreu do André André, pode-se mesmo afirmar que veio para a segunda parte já menos concentrado no jogo, revelanto muito menos capacidade futebolistica para incomodar a defesa portista e a baliza defendida pelo Casillas.
Na segunda parte o F. C. Porto foi melhor ao contrário da primeira em que o Benfica foi melhor.

Na 2ª parte ocorreram faltas em que o Artur Soares Dias, utilizou critério muito largo para que o jogo terminasse sem expulsões, aparentemente são lances em que o Maxi Pereira e o André Almeida pretendem disputar a bola e acabam atingindo os seus adversários, o que pode servir de algum atenuante para o arbitro se analisarmos esses lances por si só.
O certo é que o Maxi acabou então por cometer neste jogo 3 infrações para amarelo e só lhe foi mostrado um cartão. Atingiu o Mitroglou deixando-lhe marcas no rosto mas o arbitro não assinalou falta para não ter de dar um amarelo e mesmo quando o Mitroglou se pegou com ele por causa disso o arbitro não interveio desciplinarmente, pois era conhecedor do motivo que provocou esse desaguizado. Viu amarelo quando depois do arbitro lhe assinalar uma falta por prender a bola no chão, levantou-se e pontapeou a bola contra um adversário e por fim na 2ª parte atinge Jonas numa entrada bastante imprudente para um jogador que já tem um amarelo, novamente o Artur Soares Dias voltou a não assinalar falta para não ter que advertir disciplinarmente o atleta tal como aconteceu no lance com o Mitroglou.
O que terá provocado tantos erros do Artur Soares Dias no capitulo disciplinar?

1 comentário:

Anónimo disse...

Artur Soares Dias é sócio do FCP com o nr. 3455. É filho de outro árbitro envolvido no Apito Dourado. Talvez isso explique tudo assim como mesmo tipo de critério em todos os jogos que arbitrou o Benfica. Porque faz isso? Porque esse critério penaliza mais os jogadores do Benfica com influencia directa nos resultados.