sexta-feira, 17 de julho de 2015

F. C. PORTO 2015/16 (valoração do plantél antes da bola começar a rolar)

As equipas já iniciaram a nova temporada, com os plantéis ainda não completamente fechados.

Dos 3 grandes, crónicos candidatos ao titulo, o único que manteve o treinador foi o F. C. Porto.
Lopetegui tirando partido de estar à 1 ano a trabalhar com os jogadores que compõem os quadros do F. C. Porto, identificou/contratou atempadamente os reforços necessários e neste momento é o plantel dos grandes que esta mais próximo de estar fechado, somente aguarda pela entrada de um médio ofensivo/nº10 e um PL para encerrar o plantel, pois ontem o Atlético de Madrid confirmou a contratação do Jackon Martinez. Com os elementos em estágio na Holanda, construímos um palntel de 27 elementos, acrescentando mais 2 reforços que ainda devem ser incorporados no grupo.

Os alvos parecem ter sido atempadamente identificados, neste momento simplesmente depende da capacidade negocial e do orçamento disponível para a época 2015/16, se serão suficientes para permitir contratar, o Moutinho ou o Lucas Lima (1ª escolha) para o lugar ainda por preencher no meio campo e o Aleksandar Mitrovic, que é agora a melhor escolha para PL, uma vez que, já foi perdida aquela que era a 1ª escolha, o Guido Carrillo.

Conseguindo reforçar estas duas posições, o clube fica com legitimas esperanças em conseguir fazer esta época melhor que a anterior, pois contará com um plantel melhor e mais experiente.
Se não conseguir contratar jogadores capazes de acrescentar valor ao plantel para estas 2 posições, o clube terá muitas dificuldade em criar situações de finalização e dificilmente conseguirá melhorar a capacidade concretizadora da equipa, sendo esses lugares ocupados pelo Quintero e o André Silva.

Como se mantém o Lopetegui em princípio também será mantido o 4-3-3, que previligia a posse de bola, dos jogadores que foram os pilares da época 2014/15, sairam Fabiano, Danilo, Casemiro, Oliver, Jackson Martinez, além destes 5 jogadores do onze base, também, Quaresma desfalca a equipa de talento e mistica do Dragão na nova época. O Alex Sandro apesar de estar no último ano de contrato, não é liquido que seja transacionado neste defeso, pois o clube não quer mudar 6 titulares.

No quadro que se segue, estão os jogadores que devem compôr o plantel final de 2015/16.

LEGENDA: ***** - Identifica os 8 jogadores mais importantes do plantel 2015/16, se Aleksandar Mitrovic vier poderá assumir o lugar do Aboubakar como um dos 8 jogadores chaves da equipa.

Dos jogadores que estão a trabalhar no estágio na Holanda, não constam desta listagem, o David Bruno e o Tiago Rodrigues, o mais certo é não continuarem no plantel final que atacará a época.



Até agora, o investimento de aproximadamente 30 Milhões € em reforços, deixa transparecer que os dirigentes portistas resolveram incutir maior experiência no plantel (média de 26 anos dos jogadores que entraram neste plantel e isto ainda incluindo, o André Silva de 19 anos, como o substituto do Jacskon, mas é muito provável que seja contratado um reforço, que se  for por exemplo, o Teo Gutierrez, de 30 anos, então a média de idade dos reforços será ainda maior). Em comparação os 10 jogadores que sairam tinham uma média de idades de 24 anos.
Com estas alterações, será que a equipa melhorará de rendimento como é o objectivo dos dirigentes?


Como avalias o plantel do F. C. Porto?
Quais são os 2 jogadores necessários para completar este plantel, conferindo-lhe as competências que possam garantir ao clube sucesso nacional e internacional?


1 comentário:

Anónimo disse...

Neste momento o plantel deles é claramente pior, saíram 6 elementos titulares e que resolveram muitos jogos. Só Jackson resolveu metade dos jogos. Alex e Herrera irão sair com quase 100% de probabilidades.