domingo, 28 de dezembro de 2014

SERÁ QUE O PENALTI INFLUENCIA O RENDIMENTO DA EQUIPA?

Sim meus caros amigos, as decisões arbitrais influenciam o rendimento desportivo das equipas.

Para que conste nos últimos 7 campeonatos (194 jogos), o F.C. Porto conquistou 467 pontos, ou seja 80% dos pontos disputados, o Benfica conquistou 455 pontos, ou seja 78% dos pontos disputados e o Sporting conquistou 357 pontos, ou seja 61% dos pontos disputados.

Se em vez de considerarmos o rendimento médio oficial das equipas em todos os jogos disputados nos últimos 7 campeonatos, agregarmos somente os pontos conquistados nos jogos em que beneficiaram de um penalti favorável, vemos que:

  • O F.C. Porto beneficiou de pelo menos um penalti a seu favor em 60 jogos, tendo conquistado 155 pontos nessas 60 partidas, ou seja em média conquistou 86% dos pontos disputados nos jogos em que beneficiou de um penalti favorável. Nos restantes 134 jogos em que não beneficiou de um penalti favorável, conquistou 312 pontos, ou seja conquistou em média 78% dos pontos disputados. Fica assim provado que nesta últimas 7 épocas o rendimento médio do F.C. Porto cresceu 8% nos jogos em que beneficiou de um penalti favorável.
  • O Benfica beneficiou de pelo menos um penalti a seu favor em 46 jogos, tendo conquistado 115 pontos nessas 46 partidas, ou seja 83% dos pontos disputados. Nos restantes 148 jogos em que não beneficiou de um penalti favorável, conquistou 340 pontos, ou seja 77% dos pontos disputados. Fica assim provado que nesta últimas 7 épocas o rendimento médio do Benfica cresceu 6% nos jogos em que beneficiou de um penalti favorável.
  • O Sporting beneficiou de pelo menos um penalti a seu favor em 40 jogos, tendo conquistado 91 pontos nessas 40 partidas, ou seja em média conquistou 76% dos pontos disputados nesses jogos. Nos restantes 154 jogos em que não beneficiou de um penalti favorável conquistou 266 pontos, ou seja 58% dos pontos disputados. Fica assim provado que nesta últimas 7 épocas o rendimento médio do Sporting cresceu 18% nos jogos em que beneficiou de um penalti favorável.
Como se constata por estas três equipas quanto maior é o numero de jogos que a equipa beneficia de penaltis, maior é a % de pontos conquistados pela equipa nesses jogos. Para melhor desempenho desportivo em 194 jogos , obviamente é preferivél beneficiar de penaltis favoráveis em 46 desses jogos do que somente em 40 jogos, tal como é induscitivelmente melhor ainda beneficiar de penaltis favoráveis em 60 desses jogos. Todas as equipas em Portugal gostariam de ter beneficiado das condições arbitrais que o F.C. Porto usufruiu nestas últimas 7 épocas. 

Além de ser a equipa que beneficiou de mais penaltis favoráveis, o F.C. Porto também foi a equipa com menos penaltis desfavoráveis sofreu, apenas 18 em 194 jogos. Nestas últimas 7 épocas o rendimento médio do F.C. Porto e do Benfica nos jogos em que não sofreram nenhum penalti contra foi semelhante, ambas as equipas conquistaram 81% dos pontos disputados nos jogos em que não foram penalizados com penaltis desfavoráveis. Dos 194 jogos, o F.C. Porto não sofreu um penalti desfavorável em 176 desses jogos (428 pontos) e o Benfica em 173 desses jogos (421 pontos).

Conclusão: Todas as equipas melhoram o seu rendimento médio nos jogos com penaltis favoráveis e pioram o seu rendimento nos jogos em que são penalizados com penaltis desfavoráveis. 

Os números demonstram que quer em todos os jogos em que não houve um penalti a favor, quer em todos os jogos em que não houve um penalti desfavorável, o rendimento médio do F.C. Porto e o do Benfica foram muito semelhantes, nestas últimas 7 épocas não houve uma diferença superior a 1% entre estas 2 equipas, nos jogos em que não houve uma intervenção arbitral relevante (penalti). Com estes dados podemos comprovar que foram as decisões arbitrais permitiram ao F.C. Porto conquistar mais 12 pontos que o Benfica nestes últimos 194 jogos. O facto de o saldo de penaltis do F.C. Porto ser de 47 penaltis favorável enquanto o do Benfica é de 30 penaltis favoráveis, permite-nos concluir que na mesma competição pelos pontos em disputa o F.C. Porto beneficiou de mais 17 penaltis que o Benfica. Convenhamos que, para ser o Benfica a beneficiar de mais 17 penaltis que o F.C. Porto na competição nacional, seria necessário que tivesse usufruido de mais 34 penaltis a seu favor, nesse caso seguramente não teria essa desvantagem de 12 pontos para o F.C. Porto nestes 194 jogos. 

17 penaltis de diferença só por si podem não significar muito em termos de pontos podem defender os mais cépticos de que existe influência arbitral no rendimento desportivos dos clubes. Todos sabemos que nem todos os penaltis têm a mesma importânçia nos pontos atribuidos, apenas os penaltis favoráveis quando a equipa está a perder por 1 golo ou está empatado têm o potencial para diretamente acrescentar pontos de uma equipa. Se nos concetrarmos nesses penaltis favoráveis que podem diretamente alterar os pontos, vemos que:
  • O F. C. Porto na Liga nacional beneficiou de 31 penaltis quando o jogo estava empatado         (seria possível acrescentar 62 pontos diretamente com essas decisões arbitrais).
  • O Benfica na Liga nacional beneficiou de 21 penaltis quando o jogo estava empatado              (seria possível acrescentar 42 pontos diretamente com essas decisões arbitrais).
  • O Sporting na Liga nacional beneficiou de 15 penaltis quando o jogo estava empatado             (seria possível acrescentar 30 pontos diretamente com essas decisões arbitrais).
  • Quer o F.C. Porto, o Benfica ou o Sporting, cada um destes clubes nas últimas 7 épocas beneficiou de 8 penaltis a seu favor quando estavam a perder por 1 golo de diferença (seria possível acrescentar 8 pontos diretamente com estas decisões arbitrais).
Fica assim comprovado que as decisões arbitrais favoráveis (penalti) por si só poderiam ter proporcionado uma diferença de 20 pontos entre o F.C. Porto e o Benfica. 

Será que o Benfica beneficiando de mais 10 penaltis a seu favor em partidas que estavam empatadas, teria aproveitado essas decisões arbitrais para anular a desvantagem de 12 pontos que tem nesses 194 jogos?

Sem comentários: