domingo, 7 de setembro de 2014

ÉPOCA 2014/15 - ARBITRAGEM (PENALTI OU EXPULSÃO ASSINALADO)

Decorridas 3 jornadas da época 2014-15, já podemos ter uma pequena amostra da influência no rendimento desportivo dos clubes das decisões arbitrais relevantes (penaltis ou expulsões).

Em Portugal os árbitros assinalam de facto demasiados penaltis em favor dos clubes candidatos ao titulo. Em apenas 3 jornadas já beneficiaram de um penalti assinalado a seu favor, quer o F.C. Porto, quer o Sporting, quer o Braga. Apenas o Benfica nestes 3 primeiros jogos, ainda não teve a sorte de ver assinalado um penalti a seu favor pelo Cosme Machado, Marco Ferreira e Pedro Proença que dirigiram esses jogos.

Os penaltis contra os candidatos ao titulo é também um acontecimento muito raro em Portugal. Nestas 3 jornadas apenas por uma vez um dos grandes foi castigado por uma falta cometida na sua grande área. Cosme Machado foi o arbitro responsável por assinalar um penalti contra o Benfica, com o resultado ainda em Benfica 0 - P. Ferreira 0. Já o Artur Soares Dias não viu o corte com a mão do Jeferson na Académica 1 - Sporting 1, e o Manuel Mota não assinalou a falta na área do Martins Indi aos 86minutos do P. Ferreira 0 - F.C. Porto 1. Estes erros arbitrais permitiram a esses clubes grandes ter um melhor desempenho desportivo.

 
 
No quadro que se seque estão identificados as condições com que os candidatos ao titulo disputaram as 3 primeiras jornadas. Como é facilmente compreensível qualquer das equipas que beneficia de melhores condições arbitrais aproveitará esse facto para melhorar o seu desempenho desportivo e se colocar como o principal favorito a conquista do titulo. Nas 6 épocas anteriores apenas no ano passado a equipa que beneficiou de mais decisões arbitrais favoráveis não se transformou no final da época o campeão nacional
 
Como se constata o Braga foi o clube que competiu com as melhores decisões arbitrais, seguido do F.C. Porto, depois vem o Sporting e por fim vem o Benfica, que é o único dos candidatos com um saldo negativo de decisões arbitrais em 2014/15.

Quando se analisa o histórico dos clubes com cada um dos árbitros nos últimos 7 campeonatos e seguindo o critério definido neste blog de que os árbitros que alterem o rendimento médio de um clube em mais de 20% não devem ser nomeados para os jogos dessas equipas, o Conselho de Arbitragem, apenas por uma vez nomeou um arbitro que indiscutivelmente interfere no despenho médio do clube, no caso foi Pedro Proença nomeado para o derby contra o Sporting. Não se compreende como os elementos do Conselho de Arbitragem são incapazes de reconhecer nos números que o Pedro Proença influencia negativamente o rendimento desportivo do Benfica e que da mesma forma que o Bruno Paixão não é nomeado para os jogos do F.C. Porto o critério deveria ser o mesmo para o Benfica.
O ano passado Pedro Proença apenas foi nomeado para uma partida do Benfica, seria desejável que para a atual época esta seja a única nomeação deste arbitro, que incrivelmente diminui a % de aproveitamento dos pontos em disputa do Benfica para 44% nos 13 jogos que dirigiu, quando nos restantes 170 jogos das últimas 7 épocas com todos os outros árbitros, o Benfica conquistou em média 80% dos pontos em disputa.

O Conselho de Arbitragem deve garantir aos clubes arbitragens que não interfiram declaradamente no seu rendimento médio.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não terás aí um erro? Nas primeiras 3 jornadas nenhum jogador do Benfica foi expulso... De qualquer das formas, bom trabalho! ;)

JF

Influência Arbitral disse...

Obrigado pela sugestão para que pudesse corrigir um possível erro, mas não há nenhum erro.
Nenhum jogador do Benfica foi expulso, foi o treinador Jorge Jesus quem foi expulso no jogo contra o Boavista. Ou seja, nesse jogo o Benfica teve de disputar toda a segunda parte sem ter o seu treinador principal disponível para intervir nesses 45 minutos.