sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

DECISÕES ARBITRAIS (PENALTIS E EXPULSÕES) E SUA INFLUÊNCIA NO RENDIMENTO DESPORTIVO DOS CLUBES.

Nos 163 jogos agregados das últimas 6 épocas comprova-se que existe uma correlação positiva entre o numero de decisões arbitrais favoráveis e o rendimento pontual das equipas:
  • A equipa que beneficiou de um maior saldo de decisões arbitrais favoráveis conseguiu sempre aproveitar essa situação para se sagrar campeão nacional, em qualquer dos 5 campeonatos já concluídos e nesta época 2013/14 o Sporting também já está em 1º lugar.

  • No acumulado destas últimas 6 épocas nenhuma das 4 equipas candidatas ao titulo conseguiu conquistar mais pontos que uma outra equipa que tenha beneficiado de mais decisões arbitrais favoráveis. Esclarecedor este dado estatístico sobre a influência das decisões arbitrais no rendimento pontual dos clubes!!!

  • Nestes 163 jogos o F.C. Porto é a equipa que beneficiou de um saldo favorável maior (38 penaltis e 23 expulsões), logo foi também a equipa que mais pontos conquistou nestas 6 épocas (402 pontos), segue-se o Benfica com 371 pontos (beneficiando de um saldo favorável de 22 penaltis e 16 expulsões, depois vem o Braga com 299 pontos(beneficiando de 9 penaltis e 15 expulsões) e por fim o Sporting que conquistou 295 pontos (beneficiou de 15 penaltis e 5 expulsões).

  • No acumulado das últimas 6 épocas a menor diferença no nº de decisões arbitrais entre estes clubes é entre o 3º e 4º classificado, pois o Braga só beneficiou de mais 4 decisões arbitrais favoráveis que o Sporting e consequentemente é também a menor diferença pontual entre os 4 candidatos, pois o Braga somente conseguiu conquistar mais 4 pontos que o Sporting no acumulado destas 6 épocas. No começo desta época 2013/14 existia uma diferença entre estas 2 equipas de 10 decisões arbitrais e 18 pontos favoráveis ao Braga. Reconhecendo a existência de uma correlação entre as decisões arbitrais favoráveis e o rendimento desportivo, o que acontecerá primeiro a ultrapassagem do Sporting ao Braga em relação às decisões arbitrais ou em relação aos pontos?

  • Em 3 das 6 épocas a 2ª equipa com maior saldo de decisões arbitrais favoráveis  foi também no final do campeonato o 2º classificado. Nas restantes 3 épocas, por duas vezes o Benfica e uma o Sporting foram o principal rival do F.C. Porto na luta pelo titulo, conseguindo terminar esses campeonatos como 2º classificado, apesar de incompreensivelmente não terem beneficiado de decisões arbitrais favoráveis condizentes com o estatuto da 2ª melhor equipa desses campeonatos. Acabaram mesmo essas épocas como a pior das 4 equipas grandes em termos de decisões arbitrais favoráveis nessas épocas, mesmo assim conseguiram terminar esses campeonatos com mais 16 pontos, 15 pontos ou 7 pontos que o 2º clube com maior saldo de decisões arbitrais da época 2008/09, 2010/11 e 2011/12 respetivamente.
                                                                                                                                                               

 
Resumindo:
Em média os 4 clubes beneficiaram de 36 decisões arbitrais favoráveis nestes 6 campeonatos, (21 penaltis e 15 expulsões favoráveis em 163 jogos), o F.C. Porto competiu em condições muito mais vantajosas (38 penaltis e 23 expulsões favoráveis), pois beneficiou de muito mais decisões arbitrais favoráveis que a média dos outros 3 candidatos que é de 15 penaltis e 12 expulsões.

2013/14_SPORTING LIDERA COM +2 PONTOS, BENEFICIANDO DE +4 DECISÕES ARBITRAIS QUE O 2º CLASSIFICADO (F.C. PORTO).

2012/13_F.C. PORTO CAMPEÃO COM +1 PONTO, BENEFICIANDO DE +2 DECISÕES ARBITRAIS QUE O 2º CLASSIFICADO (BENFICA).

2011/12_F.C. PORTO CAMPEÃO COM +6 PONTOS, BENEFICIANDO DE +9 DECISÕES ARBITRAIS QUE O 2º CLASSIFICADO (BENFICA).

2010/11_F.C. PORTO CAMPEÃO COM +21 PONTOS, BENEFICIANDO DE +12 DECISÕES ARBITRAIS QUE O 2º CLASSIFICADO (BENFICA).

2009/10_BENFICA CAMPEÃO COM +5 PONTOS, BENEFICIANDO DE +7 DECISÕES ARBITRAIS QUE O 2º CLASSIFICADO (BRAGA).

2008/9_F.C. PORTO CAMPEÃO COM +4 PONTOS, BENEFICIANDO DE +18 DECISÕES ARBITRAIS QUE O 2º CLASSIFICADO (SPORTING).
 
SEGUEM-SE OS DADOS DISCRIMINADOS ÉPOCA POR ÉPOCA DOS ÚLTIMOS 6 ANOS:   
 

                                                                                        
 
Aguardamos o seu comentário sobre a influência que as decisões arbitrais (penalti e expulsão) aqui agregadas revelam no desempenho desportivo dos candidatos ao titulo.
Na sua opinião haverá algum clube muito acima da média em termos de beneficio das decisões arbitrais? O que justifica as grandes diferenças arbitrais entre estes clubes.

2 comentários:

Animar81 disse...

Interessante blog, continuem a publicar estes interessantes dados estatísticos.

É incrível que o F.C. Porto(75%) e Benfica(74%) tendo desempenhos pontuais muito semelhantes em 164 jogos SEM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA, acabaram tendo uma grande diferença no nº de decisões arbitrais favoráveis com as quais competiram nestes últimos 6 campeonatos. É MUITA FRUTA!!!

F.C. PORTO beneficiou de uma diferença maior de decisões arbitrais favoráveis em relação ao Benfica do que a vantagem que este teve em relação ao Braga ou Sporting mas na realidade os desempenhos pontuais destas equipas não refletiram proporcionalmente essas diferenças em termos de decisões arbitrais.

As decisões arbitrais são efetivamente de extrema importância no sucesso desportivo.

Anónimo disse...

A culpa foi do Hulk e do Falcão!