sexta-feira, 29 de novembro de 2013

JORGE SOUSA  tem condições para arbitrar jogos do Benfica?
Só por desatenção da Comissão de Arbitragem é que pode ser novamente nomeado!!!

Porque não, Jorge Sousa?                      


O BENFICA através do penalti assinalado pelo Jorge Sousa no Marítimo 2 - Benfica 1, tornou-se, assim no primeiro dos clubes grandes a ter uma decisão arbitral desfavorável esta época.


JORGE SOUSA JAMAIS DEVIA ARBITRAR JOGOS DO BENFICA A BEM DA INTEGRIDADE DA COMPETIÇÃO NA LIGA ZON SAGRES.
veja o que o Benfica tem de ultrapassar para vencer um jogo arbitrado pelo Jorge Sousa:


Os números revelam que Jorge Sousa nos jogos do Benfica falha naquilo que deve ser a principal competência de um Juiz, ou seja, ser um elemento neutro no jogo e imparcial na repartição dos pontos entre as equipas em competição. Todas as equipas têm um determinado rendimento % médio com todos os árbitros, que reflete o seu desempenho médio, uma vez que incluí todos os seus jogos. Nesses resultados da equipa quando comparamos a % média geral com a % de pontos que a equipa conquista nos jogos dirigidos por um arbitro em concreto, pequenas variações no desempenho pontual da equipa em relação a média podem acorrer mas não são aceitáveis enormes diferenças no rendimento de uma equipa, pelo simples facto desses jogos serem arbitrados por um arbitro em concreto.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
No quadro seguinte, compara-se os números gerais com todos os árbitros com os números do Jorge Sousa nos últimos 6 campeonatos:


Neste quadro se constata que nos últimos 6 campeonatos o Benfica arrecadou menos (-29%) dos pontos em disputa nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa do que a sua média geral com todos os restantes árbitros, com os quais conquistou 79% dos pontos nos últimos 160 jogos do campeonato sem Jorge Sousa.

A desculpa de que este arbitro poderá ter dirigido muitos jogos do Benfica contra grandes adversários não é valido neste caso, pois dos 14 jogos apenas 3 foram contra um dos candidatos ao titulo (para variar com este arbitro foram 2 empates e 1 derrota). Nos 3 jogos contra os outros candidatos ao titulo arbitrados pelo Jorge Sousa, o Benfica apenas conquistou 22,2% dos pontos. No quadro seguinte analisa-se somente os jogos grandes que o Benfica já disputou desde a época 2008/09 e nesses 10 jogos contra o F.C. Porto, 11 jogos contra o Braga e 11 jogos contra o Sporting. O rendimento médio do Benfica nesses jogos grandes permitiu ao Benfica conquistar 62,1% de pontos em disputa, isto nos 29 jogos grandes sem a arbitragem do Jorge Sousa e se não houvesse nenhuma alteração pontual que resultasse diretamente de uma decisão arbitral (penalti ou expulsão) conquistaria mesmo nesses jogos contra os grandes 67,8% DOS PONTOS EM DISPUTA SEM NENHUMA INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA.


Nos 29 jogos grandes dirigidos por todos os restantes árbitros, o Benfica conquistou oficialmente 62,1% dos pontos em disputa nos jogos contra os outros 3 candidatos (F.C. Porto, Braga e Sporting), o rendimento desce para 22,2% dos pontos quando esses jogos são arbitrados pelo Jorge Sousa.

Está também comprovado que para o Benfica, um jogo arbitrado pelo Jorge Sousa, é de uma dificuldade superior a um jogo contra um dos outros 3 rivais ao título, pois mesmo alargando o período em analise para 7 épocas, foram 19 OS SEUS JOGOS ARBITRADOS POR JORGE SOUSA DESDE 2007/08 ATÉ AO JOGO DA 1ª JORNADA DESTA ÉPOCA 2013/14, O BENFICA APENAS CONQUISTOU 47,4% DOS PONTOS DISPUTADOS.
Em 19 jogos, não são 2 ou 3 jogos!!! ..Em 19 jogos com este arbitro apenas 47,4% dos pontos não pode ser simplesmente coincidência. Estatisticamente a probabilidade do Benfica conquistar pontos com este arbitro diminui mesmo muito, esta % de aproveitamento com o Jorge Sousa qualquer que seja o adversário, por incrível que pareça é ainda muito inferior aos 62,1% dos pontos que o Benfica conseguiu conquistar nos últimos 29 jogos disputados contra os outros grandes nestas últimas 6 épocas. A partida todos acreditariam que nesses jogos grandes foram aqueles em que o Benfica teve mais dificuldade em conquistar pontos no campeonato nacional.
Para cumulo ainda, sempre que o Jorge Sousa apitou o Benfica na Taça de Portugal, o Benfica foi sempre eliminado nessas 4 partidas, estamos a falar de jogos decisivos quanto as possibilidades de se conquistar uma Taça.
Haverá adversários mais difíceis que o F.C. Porto, Braga ou Sporting em Portugal?  ....Será Jorge Sousa esse adversário? Porquê esta nomeação, Vítor Pereira?

Se és adepto de futebol, queremos conhecer a sua opinião, o seu comentário a esta nomeação.

1 comentário:

Joel disse...

O velho saiu do hospital, estavam à espera de que!!!