segunda-feira, 19 de maio de 2025

Sporting (com 13 penáltis) e Benfica (com 12 penáltis) lideram a Liga Portuguesa à 33 jornada, ambos com 79 pontos. Quem será campeão?

A diferença entre as equipas não é muita, é só 1 pénalti de diferença! Caso o Benfica tivesse obtido também o seu 13º penálti, só com esse efeito direto de +1 penálti se transformaria no campeão 2024/25. Os Benfiquistas no final da 33ª jornada lamentaram muito o facto do arbitro João Pinheiro e o VAR André Narciso não terem assinalado o correspondente penálti, quando Debast ostensivamente empurrou o Otamendi dentro da área defensiva do Sporting. Mesmo na era VAR ocorrem erros arbitrais gritantes como este, mesmo tratando-se de um jogo, que era apelidado por todos como o decisivo da temporada, o jogo que iria provar qual das 2 equipas empatadas na liderança é a melhor da temporada 2024/25. Com os árbitros/VAR a lavarem as suas mãos como Pilatos, numa decisão arbitral que é tão impactante no rendimento desportivo de uma equipa, o Derby viria a terminar empatado, 1-1, deixando tudo para ser decido na última jornada. Quem o nais provável campeão!

Os penáltis tem sido muito importantes nestas últimas 17 épocas como podem ver em baixo.




Nas últimas 17 épocas, o Benfica tem usufruído de muito menos pénaltis do que o Sporting e o F. C. Porto, apesar de ser destacadamente a equipa mais atacante na Liga Portuguesa (+golos marcados)! Sem o efeito dos penáltis, o Benfica nestas 17 épocas apresenta um saldo positivo de 784 golos, o FCP de 719 golos e o Sporting de 504 golos, mas como o FCP usufruiu de mais 30 penáltis do que o Benfica (114-84) a diferença no saldo de golos das duas equipas se reduziu para apenas 35 golos (868-833) em vez dos 65 golos (784-719).



Quem terminará 2024/25 como sendo o campeão dos penáltis em Portugal? E o da Liga Portuguesa?

Para o Sporting - V. Guimarães foi nomeado o Fábio Veríssimo, que apitará o seu 6ª jogo do Sporting neste campeonato 2024/25. O 2º arbitro com mais jogos apitados do Sporting é o Luís Godinho e os 3ºs com mais jogos do Sporting apitados são, o João Gonçalves, o João Pinheiro e o Miguel Nogueira ambos com 3 jogos do Sporting apitados nesta temporada, todos os restantes árbitros apitaram 2 ou menos jogos do Sporting. Os 3 jogos do Sporting apitados pelo Miguel Nogueira, resultaram em 2 vitórias e 1 empate para o Sporting, são 7 pontos em 9 possíveis.


Para o Braga - Benfica, foi nomeado o Miguel Nogueira, que apitará o seu 4ª jogo do Benfica neste campeonato 2024/25 (nos 3 que já apitou resultaram em 3 vitórias do Benfica). O arbitro que apitou mais jogos do Benfica, foi o João Pinheiro, que apitou 5 jogos (4 vitórias e 1 empate do Benfica) e os 2º com 4 jogos do Benfica apitados foi o arbitro João Gonçalves (3 vitorias e 1 empate do Benfica) e o 3º é o Miguel Nogueira que apitará na 34ª o seu 4º jogo do Benfica. Seguem-se o António Nobre com 3 jogos do Benfica (1 vitória, 1 empate e 1 derrota do Benfica), depois todos os restantes árbitros tem 2 ou menos jogos do Benfica nesta temporada.


PS: Hoje, 19/05/2025 já se sabe que a temporada acabou com o Sporting campeão, usufruindo de 13 e o Benfica em 2º com 12 penáltis! O campeão dos penáltis 2024/25 foi o Sporting com saldo favorável de 9 penáltis, ou seja, obteve 1 penálti por cada 9 pontos conquistados, o Benfica teve um saldo favorável de 8 penáltis, obteve 1 penálti por cada 10 pontos e o FCP obteve um saldo favorável de 4 penáltis! No acumulado das 17 épocas, o FCP lidera com um saldo favorável de 114 penáltis, segue-se o Sporting com saldo de 86 e o Benfica com saldo de 84 penáltis. A Liga Portuguesa é a única no mundo, em que a equipa com melhor saldo de golos (Benfica) é apenas a 3ª equipa com melhor saldo de penáltis, pois quer o FCP quer o Sporting tem sido mais bem sucedidos nos campeonatos dos penáltis em Portugal. O Sporting é o campeão dos penáltis em 2024/25, é já a 6ª vez consegue esse troféu nos últimos 17 campeonatos, tendo o Benfica conseguido 3 vezes e o F. C. Porto os restantes 8 vezes! Se dependesse somente dos árbitros o Benfica teria apenas 3 títulos nas últimas 17 épocas e não teria conseguido ficar nas 2 primeiras posições em 10 das últimas 17 épocas! É obra!

Parabéns aos campeões, parabéns ao Fábio Veríssimo que conseguiu controlar com sucesso os extraordinários 6 jogos do Sporting que lhe deram (5 vitórias e 1 empate, jogo em que o VAR lhe obrigou a assinalar pénalti contra o Sporting, que obviamente de livre vontade nada de irregular teria visto) e neste campeonato apitou também 2 jogos do Benfica (2 derrotas do Benfica).

Sem comentários: