quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Rui Borges continua sem nenhuma vitória na LC (nos 3 jogos realizados obteve 2 derrotas e 1 empate)

Fontelas Gomes na Liga vai conseguindo, mas não consegue amparar o seu Sporting nas competições internacionais. Um Dortmund em crise que nos últimos 13 jogos tinha conseguido apenas 3 vitórias, averbando 6 derrotas e 4 empates, agora com Niko Kovac no comando técnico (3º treinador em 2024/25), veio a Lisboa vencer.

Depois do péssimo desempenho em Alvalade, em que com Rui Borges poupando alguns jogadores acabou perdendo por 3 bolas a zero, o Sporting para evitar a eliminação em Dortmund, terá obrigatoriamente de fazer o que ainda não foi feito na LC. Tem de ir a Alemanha reverter a atual desvantagem de 3 golos, tal lhe obrigará a marcar por 4 vezes imperativamente. O atual Dortmund defende mal, como prova o facto de ter chegado a Alvalade após uma serie de 18 jogos seguidos sempre a sofrer golos, pelo que o Sporting pode aspirar a marcar golos na 2ª mão, o difícil será marcar 4 golos e o maior problema até será garantir que o Guirassy/Dortmund não consiga marcar também nesse jogo. 

Desde a saída do Ruben Amorim até hoje, o Sporting já realizou 19 jogos sem que tenha conseguido 2 vitórias seguidas! Contra o Arouca no sábado será o 20º jogo, estranha-se a dificuldade em conseguir 2 resultados positivos seguidos numa sequência de 2 dezenas de jogos, com um plantel construído pelo Ruben Amorim, que tem sido anunciado por toda a comunicação social como o melhor e principal favorito ao título em Portugal. Ou o plantel não é o que pintavam ou as responsabilidades tem obrigatoriamente de ser assacadas ao novo treinador. Rui Borges já comandou o Sporting em 11 jogos, nos quais obteve 5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas (contra Dortmund, RB Leipzig e Benfica), rendimento muito semelhante ao que vinha apresentando nos últimos 13 jogos pelo V. Guimarães (em que obteve 5 vitórias, 5 empates e 3 derrotas).  

No quadro que se segue, podemos ver os 20 primeiros jogos do Sporting após Ruben Amorim:

Na Taça de Portugal contra o Santa Clara, o Sporting empatou 1-1 nos 90 minutos e só venceu no prolongamento, pelo que podemos comprovar neste quadro que o Sporting há muito não consegue vencer 2 jogos seguidos, desde que Ruben Amorim saiu, ele que tinha vencido todas as 11 primeiras jornadas da Liga. 

O 1º jogo após Amorim, foi contra o Amarante (vitória), qualquer treinador teria conseguido essa vitória, bastava aproveitar o trabalho deixado pelo Amorim, depois seguiram-se 4 derrotas. Vendo a casa a arder Fontelas Gomes decidiu ainda durante a 1ª volta nomear pela 3 vez nos jogos do Sporting, o salvador Fábio Verdíssimo! Fábio Veríssimo conseguiu garantir a vitória do Sporting contra o Boavista por 3-2, mas como logo de seguida no jogo da Taça de Portugal em pleno Alvalade não conseguiu evitar o empate nos 90 minutos, contra o Santa Clara e depois voltou a empatar com o Gil Vicente no jogo seguinte, Fontelas Gomes em desespero volta a sentir necessidade de se socorrer do Fábio Verdíssimo para controlar o Sporting-Benfica, garantindo assim que, o Sporting regressaria as vitórias. Como não é possível ter Fábio Veríssimo em todos os jogos, no jogo seguinte o Sporting voltou a empatar (Guimarães), daí que para o seguinte jogo, que era a 1/2 final da Taça da Liga, Fontelas Gomes decide recorrer a outro dos 5 violinos Sportinguistas (António Nobre), logo Sporting voltou a vencer por 1-0 o FCP, mas no jogo seguinte o Sporting a perdeu a final da Taça da Liga 2024/25 para o Benfica. Assim sendo, Fontelas Gomes voltou a sentir necessidade de nomear outro dos 5 violinos Sportinguistas (Luís Godinho, logo na 18º jornada já é o seu 4º jogo do Sporting para o qual foi nomeado) e o Sporting voltou a vencer. No jogo seguinte não podia ser amparado pelos 5 violinos, o Sporting voltou a empatar em Alvalade com o Bolonha, assim sendo, o Fontelas Gomes voltou a sentir necessidade de recorrer a nomeação de outro dos 5 violinos (o António Nobre), garantiu-se assim, nova vitória do Sporting por 3-1 contra o Farense. Agora, após a derrota do Sporting contra o Dortmund (não podia contar com os 5 violinos nesse jogo internacional), muito provavelmente Fontelas Gomes voltará a se sentir tentado em nomear para o jogo do Sporting na 22ª jornada um dos 5 violinos Sportinguistas (Fábio Veríssimo, Tiago Martins, António Nobre, Luís Godinho e Nuno Almeida), que já utilizou em 10 das 21 jornadas do Sporting, que o colocaram em 1º em 2024/25 e já no ano anterior estes 5 tinham sido utilizados para controlarem 10 das 17 deslocações do Sporting, tendo apitado no total da Liga 2023/24 14 jogos do Sporting). A nomeação de um dos 5 violinos é a melhor forma do Fontelas Gomes garantir que o Sporting não entre numa crise de resultados na 22ª jornada (é que não vencendo o Arouca e na Alemanha, o Sporting entraria numa serie de 5 jogos seguidos sem vencer).

O candidato Sporting decaiu bastante de Ruben Amorim para o de Rui Borges, este último treinador se arrisca a terminar esta temporada sem conseguir nenhuma vitória em 4 jogos na LC, caso não consiga vencer o jogo da 2ª mão deste play-off. Foi muito mau para o Sporting perder esta grande oportunidade que tinha de vencer/eliminar este atual Dortmund, 11º classificado da Bundesliga e atingir os 1/8 finais da LC, em que o obstáculo seguinte para atingir os 1/4 final seria o Lille ou Aston Villa (adversários acessíveis para esta fase da competição). Está temporada, o Sporting tinha uma boa oportunidade de chegar aos 1/4 final da LC ou mesmo a 1/2 final. Que desperdício, é que caso o Benfica atingisse os 1/4 final iríamos ter um Benfica-Sporting nos 1/4 final, ou seja, uma equipa portuguesa apurada para as 1/2 finais da LC.



1 comentário:

  1. Tão curioso olhar para as páginas dos "jornais" desportivos e não se vêm noticias sobre o resultado do "Sportem" contra o Dortmund... não houve jogo para a liga dos campeões?

    ResponderEliminar