Que os aliados do Altis são os clubes que dominam a arbitragem na Liga Portuguesa, é algo que os dados estatísticos deixam bastante evidente, todos os adeptos já o sabem .
É sabido que os penaltis são muito importantes para o sucesso desportivo, entre equipas com potencial muito semelhante 6 penaltis de diferença definem quem será o campeão. Entre o Benfica e o FCP, os 2 clubes que nas últimas décadas tem dominado a Liga Portuguesa, basta ocorrer 6 penaltis de diferença entre elas para sabermos que, a equipa que competiu em desvantagem de penaltis nunca será campeão, pois nunca encontramos uma delas que tenha conseguido ultrapassar na classificação o seu rival que tenha usufruído de uma vantagem de 6 penaltis na competição. Na Liga Portuguesa em média, ocorre 1 penalti a cada 8 golos, pelo que verdade seja dita, só é expetável encontrarmos 6 penaltis de diferença entre equipas com 48 golos de diferença e isso realmente nunca acontece entre equipas candidatos ao titulo. Por isso, quando encontramos uma grande difereça de penaltis, como acontece neste momento com apenas 8 jornadas disputadas e já uma diferença de 4 penaltis, diferença que só deveríamos encontrar entre 2 equipas com 32 golos de diferença, vemos logo o nível de viciação arbitral na Liga Portuguesa.Vermos tanta diferença de penaltis é um sinal evidente de que as equipas não competem nas mesmas condições arbitrais. Nas últimas 17 épocas, o Benfica marcou 1.200 golos, o FCP 1.140 golos e o Sporting marcou 968 golos, mas mesmo assim o Benfica não é nem a 1ª nem a 2ª equipa que usufruiu de mais penaltis na Liga Portuguesa. Portugal é a única Liga em que a equipa que marca mais golos não é nem a 1ª nem a 2ª equipa com mais penaltis, o Manchester City é quem marca mais golos e tem mais penaltis em Inglaterra, PSG em França, Bayern Munique na Alemanha e o Barcelona e Real Madrid as 2 equipas com mais golos e penaltis em Espanha, só o Benfica não obtem penaltis ao nível dos golos que marca,
Esta temporada 2024/25, vemos que o Sporting em 8 jornadas, já usufruiu de 5 penaltis marcando 28 golos, ou seja, é-lhe concedido 1 penalti a cada 5,6 golos marcados, ao F. C. Porto em 8 jornada já foram concedidos 5 penaltis para marcar 18 golos, ou seja, é-lhe concedido 1 penalti a cada 3,6 golos marcados. O Sporting com 5 penaltis e o FCP com 5 penaltis não competem nas mesmas condições com o Benfica, pois o Benfica, apenas usufruiu de 1 penalti para marcar 17 golos. Os árbitros claramente não assinalam os penaltis favoráveis ao Benfica, não é aceitável numa mesma Liga, encontrarmos candidatos ao titulo a usufruir em média de 1 penalti a cada 17 golos e outros a usufruir de 1 penalti a cada 4 golos marcados ou 5 golos marcados. A Liga claramente não garante aos Benfiquistas as mesmas condições para obter sucesso desportivo.
Esta diferença de penaltis do Benfica comparativamente aos do FCP e do Sporting, já advêm de varias épocas, pois como se pode ver no quadro que se segue, nas últimas 17 épocas, foram concedidos 160 penaltis ao F. C. Porto para marcar 1.140 golos, 142 penaltis ao Sporting para marcar apenas 968 golos e apenas 128 penaltis ao Benfica cujo ataque conseguiu marcar 1.200 golos! Ao agregarmos dados de 17 épocas e mesmo assim, constatamos que em média é concedido 1 penalti a cada 7 golos marcados pelo FCP e Sporting quando ao Benfica em média é necessário marcar 9 golos para encontrar 1 penalti.
Sem comentários:
Enviar um comentário