Como será o resto do reinado da era Villas-Boas? Essa é a pergunta a responder. Se continuará no ritmo dos primeiros 7 jogos em que usufruiu de 7 expulsões e 4 penaltis, ou se também terá jogos em que são tomadas decisões arbitrais desfavoráveis ao FCP (neste 8º jogo foi assinalado 1 penalti desfavorável ao FCP).
Depois de 4 meses como presidente (7 jogos seguidos em que jogou em superioridade numérica em 308 dos 630 minutos jogados, nos quais usufruiu ainda de mais 4 penaltis favoráveis), Villas-Boas na sua 8ª partida para o campeonato como presidente, assistiu pela 1ª vez um jogo a terminar com 11 contra 11 em campo e teve o seu 1º resultado verdadeiramente adverso (derrota, já tinha empatado contra o Sporting no jogo em que usufruiu de menos tempo em superioridade numérica, apenas 5 minutos).
Ainda só se diputaram 8 jornadas para Liga Portuguesa na era Villas-Boas, mas ele herdou um clube dominador da arbitragem em Portugal, nos últimos 17 campeonatos, o FCP é claramente o campeão de penaltis, usufruiu de 158 penaltis para marcar 1.146 golos (sendo apenas o 2º melhor ataque), o Sporting usufruiu de 140 penaltis (marcou 985 golos, sendo apenas o 3º melhor ataque), enquanto o Benfica sendo claramente o melhor ataque em Portugal (marcou 1.205 golos), apenas usufruiu de 127 penaltis! Em nenhuma outra Liga, no acumulado de 10 anos, a equipa que marca mais golos, consequentemente não é uma das 2 equipas que lideram também no que respeita a penaltis.
Neste clássico Sporting-FCP, pelas oportunidades criadas o leão foi superior no jogo jogado, mas sem o penalti provavelmente empataria este jogo. este é o efeito que o penalti tem no rendimento desportivo! Muitas pessoas podem desconhecer, mas o nº de penaltis concedidos a cada equipa é decisivo para o sucesso desportivo. Nesta temporada 2024/25, com apenas 4 jornadas disputadas, já foram concedidos 3 penaltis ao FCP e 3 penaltis ao Sporting! Perante esta realidade adversa, o Benfica privado de penaltis só podem entrar em crise. Como poderia ter melhor rendimento desportivo que os 2 rivais que dominam tanto a Liga Portuguesa no que a penaltis diz respeito. É contra 2 adversários com este elevado nº de penaltis, que o Benfica é obrigado a competir pelo titulo de campeão nacional privado de penaltis. Há alguns idiotas úteis Benfiquistas, que acreditam que o Benfica mesmo sem usufruir de penaltis ao ritmo dos rivais ainda assim poderá dominar a Liga Portuguesa, tal como acontece com o PSG, Bayern Munique e Manchester City que marcam mais golos nas suas Ligas, afinal de contas o que importa é ser o melhor ataque da sua Liga, pensarão eles que os penaltis não são assim tão relevantes, mas os dados estatísticos compravam que realmente é algo que é decisivo no rendimento desportivo. Nenhuma equipa que não seja uma das 2 com mais penaltis na sua Liga, reune condições para conquistar 2 campeonatos durante uma década na sua Liga! Essa é a verdade estatística que todos deveriam conhecer (o Benfica é a única excepção a conseguir tal, pois é de longe o melhor ataque da Liga). Ser a 4ª equipa da tua Liga no que toca a penaltis é um enorme handicap para o objectivo de ter sucesso desportivo do Benfica em Portugal. Ao Benfica na 1ª parte em Moreira de Cónegos foi sonegado um penalti evidente, sendo que neste mesmo campeonato 2024/25 já foi concedido ao Sporting em Faro um penalti por muito menos e ao FCP contra o Gil Vicente também.
Todos sabemos que em condições arbitrais, quando agregamos os dados estatísticos de uma década, é expetável que encontremos uma correlação positiva entre o nº de golos marcados e os penaltis. Em todos os campeonatos, a equipa que se mostra mais forte, que marca mais golos em condições normais acaba sendo também a que usufrui de mais penaltis, apenas na Liga Portuguesa acontece a aberração de a equipa que marca mais golos (Benfica), não ser nem a 1ª nem a 2ª equipa que usufrui de mais penaltis, sendo mesmo apenas a 4ª equipa que usufrui de mais penaltis, já que usufruiu dos mesmos 75 penaltis que o V. Guimarães usufruiu nesta última década. Obviamente com mais de 2 dezenas de penaltis a menos do que foram concedidos ao Sporting e FCP nesta década, as probabilidades de sucesso desportivo do V. Guimarães ou Benfica são quase nulas (quantos vezes o V. Guimarães conseguiu lutar pelo titulo nesses 10 anos?). Meus amigos, em todas as Ligas, é essencial ser uma das 2 equipas que usufruem de mais penaltis para poder conquistar titulos de campeão, quer na Liga Alemã, Francesa, Inglesa, Espanhola ou Portuguesa, além do Benfica, nesta última década não encontramos nenhuma outra equipa que tenha conseguido mais do que 1 esporádico titulo de campeão, que não seja uma das 2 equipas que usufruiíram de mais penaltis nessa sua Liga nacional. Está provado que nas condições arbitrais atuais o Benfica não tem como poder ter sucesso desportivo na Liga Portuguesa.
- Liga Alemã, o Bayern Munique é a equipa que marca mais golos e usufrui de mais penaltis, conquistou 9 dos 10 titulos, o Dortmund (2º melhor ataque), que é somente o 3º com mais penaltis na Liga Alemã, não conseguiu conquistar nenhum titulo, num campeonato em que em média ocorre 1 penalti a cada 12 golos marcados, a única equipa que conseguiu evitar que o Bayern conquistasse todos os 10 titulos foi o Leverkussen que em 2023/24 aproveitando-se de ter usufruído de um saldo favorável de 8 penaltis favoráveis se sagrou campeão, num ano em que decidiram retirar os penaltis ao Bayern, para forçar uma mudança de campeão na Liga Alemã (Bayern Munique à 29 jornada quando matematicamente perdeu o campeonato tinha um saldo desfavorável de -1 penalti). Até o super favorito Bayern, ao ser privado de penaltis não tem condições para obter sucesso desportivo.
- Liga Francesa, o PSG é a equipa que marca mais golos e usufrui de mais penaltis, conquistou 9 dos 10 titulos, o Lyon (2º melhor ataque), numa Liga em que em média acontece 1 penalti a cada 9 golos, o Lille que em média usufruiu de 1 penalti a cada 7 golos marcados foi quem conseguiu conquistar 1 titulo.
- Liga Inglesa, o Manchester City é a equipa que marca mais golos e usufrui de mais penaltis, conquistou 7 dos 10 titulos, o Liverpool (2º melhor ataque), sendo apenas o 3º clube com mais penaltis só conseguiu conquistar 1 campeonato, pois em média usufruiu de 1 penalti a cada 13 golos marcados numa Liga em que em média ocorre 1 penalti a cada 12 golos marcados.
- Liga Espanhola, Barcelona é a equipa que marca mais golos e o 2º que usufrui de mais penaltis, conquistou 5 dos 10 titulos, o Real Madrid é o 2º que marca mais golos sendo o 1º com mais penaltis, o que lhe possibilitou conquistar 4 campeonatos, usufruindo em média de 1 penalti a cada 9 golos marcados numa liga em que em média ocorre 1 penalti a cada 10 golos.
- Liga Portuguesa, é a única Liga em que a equipa que marca mais golos não é nenhuma das 2 equipas com mais penaltis na sua Liga, Benfica é a única équipa que consegue ter a capacidade de ser a equipa que marcou mais golos e não é nem a 1ª nem a 2ª equipa mais bafejada com a sorte de usufruir de penaltis assinalados a seu favor, pois nestas últimas 10 épocas entre 2014/15 e 2023/24, foram concedidos 97 penaltis ao Sporting, 94 penaltis ao FCP, 75 penaltis ao V. Guimarães e 75 penaltis ao Benfica, ou seja, o Benfica leva um desvantagem de 2 dezenas de penaltis em relação ao seus rivais Sporting e FCP na última década.
O Benfica é o melhor ataque, em condições arbitrais normais também deveria ser o que obriga os adversários a cometer mais penaltis. Como em Portugal, não ocorrem mais penaltis a favor do Benfica do que a favor do Sporting que marcou muito menos golos? Para marcar mais 94 golos do que o Sporting, já imaginam a quantidade de vezes mais que o Benfica teve de chegar a área adversária do que o Sporting? As infrações ocorreram seguramente, existe é muita viciação arbitral na Liga Portuguesa. O que acontece em Portugal não tem paralelo nas outras Ligas.
5 comentários:
Os cinco violinos são Fábio Veríssimo, António Nobre, Godinho, Tiago Martins e Hugo Miguel.
Na primeira jornada o árbitro do jogo do Sporting foi António Nobre, na segunda foi o Godinho, na terceira foi o Fábio Veríssimo, na quarta foram o Godinho e o Tiago Martins Var, na quinta jornada saberemos quem vai ser o substituto do Hugo Miguel.
O Sporting tem um grupo privado de árbitros sportinguistas?
Qual foi o penalty que não foi marcado ao Benfica?
Nos últimos 10 anos, iguais ao de ontem, do Giokeres, há às carradas.
Nem se trata de questionar que penalty. Há uma clara diferença de atitude entre os jogadores do Benfica e dos restantes rivais. A mínima procuram o contato para a consequente análise e penalty, no caso do Benfica os jogadores até deixam de reclamar penalty quando ele é. Basta vers inúmeros jogos na epoca passada...
O autor deste blog é o António Rola, não é?
Enviar um comentário