- Em Itália, Inter Milão com 16 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, beneficiando de 11 penaltis de vantagem já é matematicamente campeão, desde a 33ª jornada, quando faltavam disputar 5 jornadas. Com 11 penaltis de vantagem, comprova-se que dá para vencer muito antes de acabar as 38 jornadas!
- Em França, PSG com 12 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, beneficiando de 7 penaltis de vantagem já é matematicamente campeão, desde a 31ª jornada, quando faltam disputar 3 jornadas. Com 7 penaltis de vantagem, comprova-se dá para vencer muito antes de acabar as 34 jornadas!
- Na Alemanha, o Leverkusen com 12 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, beneficiando de 6 penaltis de vantagem já é matematicamente campeão, desde a 30ª jornada, quando faltavam disputar 4 jornadas. Com 6 penaltis de vantagem comprova-se dá para vencer muito antes de acabar! Sem o efeito de penaltis, o Bayern Munique apresenta um saldo positivo de 51 golos e o Leverkusen de 50 golos, ou seja, equipas muito semelhantes, mas com uma vantagem de 6 penaltis, o Leverkusen foi campeão muito cedo. Quando perdeu o titulo, o Bayern Munique tinha um saldo negativo de -1 penalti, ou seja, tinha 6 penaltis de desvantagem para o Leverkusen (que tem saldo favorável de 5 penaltis), na semana passada (31ª jornada) finalmente, o Bayern Munique teve direito a usufruir de 1 penalti, que lhe permite neste momento apresentar um saldo nulo de penaltis, Até o super favorito na Bundesliga após 11 titulos seguidos, Bayern Munique privado de penaltis até ser matematicamente decidido o campeonato 2023/24, obviamente acabou perdendo o campeonato. Ao menos, Bayern neste momento não terminará a temporada com um saldo desfavorável de penaltis, realidade que o Benfica ainda mantém, quando desistir de lutar pelo titulo pode ser que concedam penaltis para o Benfica não apresentar um saldo negativo de penalti, algo que envergonha qualquer candidato ao titulo, principalmente os responsáveis pela arbitragem.
- Em Inglaterra, o 1º e 2º classificados estão separados por 1 ponto, sendo que o 1º Arsenal usufruiu de um saldo favorável de 6 penaltis e o Manchester City usufruiu de um saldo favorável de 3 penaltis. Até o super plantel do City que já conquistou 6 titulos está com dificuldades de fazer o seu 7 titulo na última década numa temporada em que tem desvantagem de penaltis para o Arsenal. Em Espanha, o 1º e o 2º tem ambos neste momento um saldo positivo de 4 penaltis, ainda não há um campeão atribuido após 33 jornadas disputadas, com 11 pontos de avanço, tudo indica que o Real Madrid será o campeão 2023/24. Em Portugal, o Sporting vai com uma vantagem de 2 penaltis em relação ao Benfica e leva 5 pontos de avanço após 31 jornadas.
No quadro acima, comprovamos mais uma vez, aquilo que todos estamos fartos de saber, ao obrigarem um clube candidato ao titulo a ter um saldo negativo de penalti é a forma que os responsáveis da Liga encontram para informar a todos os adeptos que essa equipa esta proibida de ser campeão nessa temporada. Por esta altura podemos ver que entre os 3 primeiros classificados de cada uma das 6 principais Ligas de Futebol da Europa, o Benfica de Roger Schmidt é a única equipa com um saldo desfavorável de penaltis que continua a lutar com todas as suas forças para ser campeão. Benfica, após 31 jornadas, está com um saldo desfavorável de -2 penaltis (4 a favor - 6 contra), estatisticamente ninguém acredita que seja, possível uma equipa tão superior aos seus rivais internos, ao ponto de ter um saldo positivo de 48 golos em 31 jornadas, possa ter cometido mais infrações do que os seus adversários. Todos sabemos que os avançados do Benfica sofreram muitas infrações dentro da área que não foram sancionadas, simplesmente porque o objetivo é que o Benfica não marcasse esses golos.
Como aqui no Blog sempre defendemos, os penaltis são importantíssimos para o sucesso desportivo! Basta olharmos para os dados estatísticos dos últimos 10 campeonatos (entre 2014/15 e 2023/24), para se constatar que um clube para dominar a sua Liga, conquistando a maioria desses 10 titulos nacionais em disputa, além de ser a equipa que marca mais golos tem obrigatoriamente de ser a que usufrui de mais penaltis na sua Liga, como acontece:
- Em França, PSG é o melhor ataque com 897 golos e também o que usufruiu de mais penaltis, 101 no total, ou seja +19 que o Lyon, a 2ª melhor equipa que marcou menos 225 golos. Sendo o melhor ataque e 1º em penaltis, PSG conquistou 9 dos últimos 10 campeonatos em França.
- Na Alemanha, Bayern Munique é o melhor ataque com 906 golos e também a que usufruiu de mais penaltis, 62 no total, ou seja +5 que o Dortmund, a 2ª melhor equipa que marcou menos 174 golos. Sendo o melhor ataque e 1º em penaltis, Bayern conquistou 9 dos últimos 10 campeonatos.
- Em Inglaterra, Manchester City é o melhor ataque com 895 golos e também a que usufruiu de mais penaltis, 80 no total, ou seja +19 que o Liverpool, a 2ª melhor equipa que marcou menos 128 golos. Sendo o melhor ataque e 1º em penaltis, Manchester City se vencer esta temporada conquistará 7 dos últimos 10 campeonatos.
- Em Espanha, o Barcelona é o melhor ataque com 904 golos marcados e o 2º com mais penaltis (78), sendo o Real Madrid que marcou 854 golos, a equipa que usufruiu de mais penaltis na Liga Espanhola, 92 penaltis no total dos 10 campeonatos. Os titulos foram repartidos praticamente entre estas 2 equipas com mais golos, Barcelona conquistou 5 campeonatos e Real Madrid 4.
- Em Itália, é o campeonato em que existe um maior equilibrio nas distribuição dos penaltis e consequentemente os titulos também foram repartidos por mais equipas. Entre as 5 equipas que marcaram mais golos, no máximo são 137 golos de diferença e apenas encontramos uma diferença de 9 penaltis. Os troféus estão repartidos por 4 equipas, sendo que a Juventus que vinha de 9 titulos seguidos, desde que deixou de ter muitos penaltis deixou de lutar sequer pelo titulo nas última 4 temporadas. Nápoles apesar de ser a equipa que marcou mais golos, como é só a 4ª equipa com mais penaltis, somente conseguiu conquistar 1 campeoanto nesta última década, tendo o Inter Milão o 2º melhor ataque conquistado 2 campeonatos.
- Portugal é o único campeonato em que a equipa que marca mais golos claramente usufrui de menos penaltis do que o 2º e 3º melhor clube, mesmo sendo comprovadamente a mais forte, ao ter conseguido marcar 800 golos, mais 68 que o FCP (2º melhor ataque) e mais 195 golos do que o Sporting (3º melhor ataque), que inexplicavelmente foi a que usufruiu de mais penaltis na última década (96 penaltis assinalados a favor do Sporting). Benfica com apenas 73 penaltis conseguiu conquistar 5 campeonatos, o FCP conquistou 3 usufruíndo de 93 penaltis e o Sporting vencendo em 2023/24 conquistará 2 campeonatos usufruíndo de 96 penaltis.
O Benfica e o Nápoles são as 2 únicas equipas Europeis que foram as que marcaram mais golos na sua Liga e não tiveram a recompensa de ser o 1º, nem o 2º, nem o 3º no ranking de penaltis na sua Liga nesta década, obviamente não tiveram condições arbitrais para conquistar a maioria dos títulos neste período, o Benfica conquistou 5 campeonatos e a Nápoles apenas 1 campeoanto. Ao menos a Nápoles usufrindo de 81 penaltis tem apenas um desvantagem de 5 penaltis para Milão que foi a equipa Italiana com mais penaltis nesta década ao usufruir de 86 penaltis. Nesta decada, o Milão foi apenas a 5ª equipa que marcou mais golos na Liga Italiana e somente conseguiu conquistar 1 campeonato, porque em 2020/21 usufruiu de uns incríveis 20 penaltis, os quais aproveitou para arrecadar o seu único título nesta década. Comprova-se, quem não tem direito a penaltis é que não tem condições para se sagrar campeão.
4 comentários:
Os penaltis que o árbitro manda repetir valem por dois?
O desporto é futebol e não penaltibol...
O desporto é igualdade de critérios, Cuska, coisa que desconheces ocupado que estás a bolsar imbecilidades.
Só eu é que reparei que no golo roubado ao SLB contra o Famalicão, os fdp esqueceram-se que a linha tinha que passar pela mão do guarda-redes? Vale tudo para roubar o SLB.
Enviar um comentário