Nesta 17ª jornada, foi concedido mais 1 penalti favorável ao F. C. Porto, que alegremente vai consolidando o estatuto de campeão mundial de penaltis nesta última decáda, o CS Herediano da Costa Rica é a 2ª equipa do Mundo com mais penaltis, Hajduk Split da Croacia é a 3ª e o Zamalek do Egipto é a 4ª. Para vergonha dos responsáveis pela arbitragem em Portugal, termos nesta Costa Pobre um clube protegido arbitralmente a um nível tal que, nem na Costa Rica se encontra algo semelhante no Mundo!
Quando agregamos todos os penaltis assinalados na Liga Portuguesa nas últimas 5 épocas, constatamos que aos olhos dos responsáveis pela arbitragem nacional, em média ocorre 1 penalti favorável ao FCP a cada 6 golos que o FCP consegue marcar, enquanto ao seu principal rival (o Benfica) só é concedido 1 penalti depois de cada 11 golos marcados. Esta foi a forma encontrada pelo Conselho de Arbitragem liderado pelo Fontelas Gomes, para garantir que nestas últimas 5 épocas, o FCP tenha conquistado 2 titulos de campeão e o Sporting e o Benfica apenas 1 titulo cada, falta saber quem vencerá o troféu de 2023/24. Nestas últimas 5 épocas, ou seja, desde 2019/20 até ao fim da 1ª volta da época 2023/24, temos 4,5 campeonatos já disputados (153 jogos para cada equipa), que já é um nº significativo de jogos, pelo que já temos uma boa amostra para se tirar conclusões com base nos dados estatísticos. Dados agregados das últimas 5 épocas, dá-nos uma ideia bastante fiável das condições arbitrais que cada um dos clubes tem usufruído ou enfrentado (quando é desfavorável) na Liga Portuguesa.
Em condições arbitrais normais será expetável encontrarmos uma correlação positiva entre golos marcados e nº de penaltis favoráveis que a equipa usufruiu na Liga, em princípio após mais de 150 jogos, Benfica, FCP e Sporting naturalmente em condições normais seriam os 3 melhores ataques e os 3 clubes que usufruiram de mais penaltis favoráveis. Todos estamos de acordo neste ponto, o expetável é encontrarmos os 3 grandes como os 3 melhores ataques e as 3 equipas que usufruiram de mais penaltis.
O que a realidade nos mostra é que o melhor ataque é o Benfica com 335 golos marcados, seguido do FCP com 332 golos marcados, do Sporting com 298 golos marcados e do Braga com 281 golos, o 5º melhor ataque é o do V. Guimarães com 202 golos marcados em 153 jogos, já existe uma diferença de 133 golos entre o melhor e o 5º melhor ataque. É inacreditável, mas a verdade que os dados estatísticos deixam explicitos para todos, é que o F. C. Porto é claramente o clube que usufruiu de melhores condições arbitrais para obter sucesso desportivo em Portugal (usufruiu de 56 penaltis), seguido do Sporting (usufruiu de 56 penaltis), do Gil Vicente (usufruiu de 56 penaltis), do V. Guimarães (usufruiu de 56 penaltis) e o Benfica (usufruiu de 56 penaltis), é o 5º clube que usufruiu de mais penaltis nas últimas 5 épocas. Ou seja, ao Benfica foram concedidos condições arbitrais semelhantes aos concedidos ao V. Guimarães, que usufruiu de 32 penaltis favoráveis, tendo o Benfica usufruido de 31 penaltis.
Após 4,5 épocas realizadas, 153 jogos agregados, constata-se que, ao F. C. Porto foi concedido uma vantagem de 25 penaltis em relação ao Benfica (56-31=25), é um absurdo, tamanha diferença entre equipas que lutam pelos mesmos objetivos. Nestes 153 jogos, ao Sporting tambem foi concedido uma vantagem de 10 penaltis em relação ao Benfica (41-31=10), o que é estatísticamente inexplicável dado que quer o FCP, quer o Sporting, atacam/marcam menos do que o Benfica (melhor ataque com 335 golos marcados). Aqui está o Top 8 das equipas Portuguesas que usufruíram de mais penaltis.
É evidente que nestas últimas 5 épocas, somente o F. C. Porto (56 penaltis) e o Sporting (41 penaltis) tiveram condições arbitrais para lutarem pelo titulo de campeão em Portugal. Todas as restantes equipas estão muito longe destes 2 clubes preveligiados arbitralmente, entre o 3º clube com mais penaltis, e o 8º temos 10 penaltis de diferença. Quer o Gil Vicente (3º), o V. Guimarães (4º) e o Benfica (5º com 31 penaltis), não usufruíram de condições arbtirais para competirem pelos titulos com FCP e o Sporting.
Conseguem-nos explicar, porque razão o Benfica é apenas o 5º clube com mais penaltis em Portugal?
Sem comentários:
Enviar um comentário