quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Depois da batalha campal entre os 2 clubes que dominam a arbitragem na Liga da VARgonha, os Benfiquistas continuam a sua luta para deixar de ser o último do ranking de penaltis

Amanhã defrontam-se o Boavista (2º clube que necessita de marcar mais golos para usufruir de 1 penalti na Liga, em média necessita de marcar 10,7 por cada penalti que usufrui) e o Benfica (o clube que necessita de marcar mais golos para usufruir de 1 penalti na Liga, em média necessita de marcar 25,4 por cada penalti que usufrui). Nenhuma outra equipa da Liga, em média necessita de marcar 10 golos para usufruir de 1 penalti, logo em termos comparativos golos/penaltis são as 2 equipas a favor as quais os árbitros tem mais dificuldades em ver infrações na área sofridas pelos seus avançados. 

Nas últimas 2 épocas, foram assinalados 5 penaltis favoráveis ao Benfica, cujo ataque marcou 127 golos e foram assinalados 6 penaltis favoráveis ao Boavista, cujo ataque marcou 64 golos, portanto bastaria ao Benfica usufruir de 1 penalti favorável na próxima jornada, para igualar o Boavista com 6 penaltis e deixar o Belenenses, como o clube da Liga com menos penaltis usufruídos nas últimas 2 épocas, ou seja, o favorito a descida.

Analisando as últimas 2 épocas (56 jornadas portanto), neste momento incompreensivelmente, o Benfica (melhor ataque da Liga 2021/22), partilha o último lugar no ranking de penaltis, com o Belenenses (último classificado e pior ataque da Liga 2021/22 com apenas 14 golos marcados). É incompreensível constatarmos, que em média se assinala 1 penalti favorável ao Benfica a cada 25,4 golos marcados, enquanto o seu principal rival, o FCP usufruiu de 1 penalti a cada 6,9 golos marcados. 

A enorme discrepância arbitral não é só nos penaltis (que só diretamente com esses penaltis teve oportunidade de acrescentar mais 25 pontos), poi vemos que, o FCP sistematicamente joga em superioridade numérica, nestas 22 jornadas disputas em 2021/22, já são 337 minutos em superioridade numérica, que permitiram-lhe marcar mais 11 golos e acrescentar 8 pontos ao que o clube tinha antes dessas expulsões. Com tamanha disparidade de tratamento arbitral entre os rivais, não admire que os jogadores do FCP estejam neste momento, com muito mais confiança do que os do Benfica, afinal de contas, antes de conseguir por si só marcar o seu 7º golo, já os comandados do Fontelas Gomes estão a conceder 1 penalti favorável ao F. C. Porto. 

Há quem diga que quedas na área é a arte do Taremi, ele que pelos visto é um artista capaz de sacar um amarelo ao adversário, mesmo quando é ele que calca o adversário (a custa dessa arte o FCP jogou 51 minutos em superioridade contra o Sporting, conseguindo empatar o jogo do título, entre o 1º e o 2º classificado). Será que é o Taremi, o grande artista responsável pelos 13 penaltis de diferença entre o FCP e o Benfica nos últimos 56 jogos (FCP com saldo favorável de 12 penaltis e Benfica com saldo desfavorável de -1 penalti), ou isso advêm mesmo já da tendência dos árbitros para favorecer equipas com equipamentos listadas? É que, o Taremi não joga no Sporting e mesmo assim, o Sporting usufruiu de uma vantagem de 12 penaltis em relação ao Benfica nestas últimas 2 épocas, por isso, o problema não é só a incontrolável vontade que os árbitros/VAR revelam em assinalar penaltis a favor do FCP ou do Sporting, também tem muito a ver, com o facto de haver muitos Anti-Benfiquistas primários no quadro atual de árbitros da Liga Portuguesa. Por exemplo:

  • Artur Soares Dias, nas últimas 14 épocas, foi nomeado para 38 jogos do Benfica, foi o arbitro que mais jogos do Benfica apitou e conseguiu a proeza de apenas permitir ao Benfica conquistar 61% dos pontos possíveis (obrigou a jogar com uma desvantagem de -2 penaltis, 6 favoráveis, -8 desfavoráveis), quando com todos os outros árbitros, neste mesmo período, o mesmo Benfica conquistou em média 81% dos pontos possíveis nos 398 jogos realizados sem Artur Soares Dias. Fontelas Gomes sabedor dessa influência negativa, no rendimento desportivo do Benfica, as 6 vezes que nomeou, o Artur Soares Dias para apitar jogos da 1ª Liga nesta temporada, 3 desses jogos foram para apitar o Benfica, nos quais, o Benfica perdeu 6 pontos em pleno Estádio da Luz. Como um árbitro consegue ver mais faltas na área do Benfica do que na dos seus adversários? É que nesses 38 jogos do Benfica que apitou, o Benfica marcou 86 golos e sofreu 43, ou seja, aos olhos do Artur Soares Dias, os avançados do Benfica só sofrem uma infração na área a cada 14,3 golos marcados, mas já vê faltas cometidas pelos defesas do Benfica a cada 5,4 sofridos, que disparidade de sensibilidade aos contatos na área! 
  • Rui Costa, nas últimas 14 épocas, foi nomeado para 28 jogos do Benfica (23 deles na Luz), foi o arbitro que mais jogos do Benfica na Luz apitou nestas últimas 14 épocas e conseguiu a proeza de ter assinalado 4 penaltis favoráveis e 4 desfavoráveis ao Benfica, mesmo tendo o Benfica nesses 28 jogos sofrido apenas 19 golos e marcado 77 golos. Ou seja, em média, Rui Costa, viu uma infração cometida pelos defesas do Benfica a cada 4,8 golos sofridos pelo Benfica, mas já só conseguiu assinalar 1 infração na área sobre os avançados do Benfica, a cada 19,3 golos marcados pelo Benfica. Sabendo nós que nesta temporada na Liga Portuguesa é assinalado 1 penalti a cada 7,7 golos marcados (foram assinalados 70 penaltis em 541 golos marcados), perguntam os meus amigos, como estes 2 árbitros portuenses, cuja média de penaltis por golos marcados ou sofridos nos jogos do Benfica está muito distante do que é a média geral de todos os clubes da Liga, são precisamente o arbitro que mais vezes apitou o Benfica e o que mais vezes apitou na Luz? Fontelas Gomes ao nomear sistematicamente estes árbitros para os jogos do Benfica, tem o objetivo de sonegar penaltis ao Benfica só pode, pois ele conhece a tendência arbitral deles. É ridículo, com 2 exemplos, como estes 2 árbitros acima, abrir uma investigação por suspeita de alegadamente o Benfica ter subornado o Bruno Paixão para que ele favorece o Benfica. Então, o Benfica nestas últimas 14 épocas conquistou em média 79% dos pontos possíveis com todos os árbitros, mas com o alegadamente corrompido Bruno Paixão o Benfica só consegue conquistar 76% dos pontos possíveis. Estes gajos, lançam estas cortinas de fumo, acusando o Benfica das mais estapafúrdias invenções. Mas alguém com 2 dedos de testa acredita que o Benfica iria corromper o Bruno Paixão e nos jogos arbitrados por ele o Benfica iria conquistar ainda menos do que conquista em média com todos os árbitros, o mesmo arbitro com o qual o Sporting conquistou em média 87% dos pontos possíveis. Como é que ele mesmo querendo, não conseguiria permitir ao Benfica conquistar pelo menos os mesmos 87% que permitiu ao Sporting, é que nestas últimas 14 épocas, ninguém tem dúvidas que o Benfica teve plantéis muito superiores aos do Sporting. Se o ridículo matasse, CNN (TVI), CMTV (COFINA)! O que são capazes para abafar o comportamento vergonhoso no Dragão, sem que haja nenhuma posição publica em defesa da imagem do futebol Português, nem do Pedro Proença, nem do Fernando Gomes, nem do Fontelas Gomes ou APAF em defesa do João Pinheiro que levou uma sapatada do Coates a frente de todos os adeptos de futebol em Portugal, afinal de contas estávamos a assistir ao jogo do titulo 2021/22!

Espero que a Direção do Benfica já se tenha consciencializado, que tem de defender o Benfica publicamente, os Benfiquistas exigem que se defenda o clube e seja denunciado a influência arbitral.
O Benfica, como clube grande, melhor ataque da Liga, não pode nunca ser o que tem menos penaltis assinalado a seu favor entre todas as equipas que participaram nas últimas 2 épocas. Aqui estão as equipas da 1ª Liga, ordenados pelo número de penaltis favoráveis que usufruíram nas últimas 2 épocas:

Os Benfiquistas desesperam por largar o último lugar do ranking de penaltis das últimas 2 épocas! As jornadas vão passando e não há jeito de o Benfica deixar de ser o clube com menos penaltis da Liga!
É que destes 6 últimos do ranking de penaltis ninguém espera que possam lutar sequer pelas competições Europeias, quanto mais para a entrada direta na Liga dos Campeões!

Conseguirá usufruir de 1 penalti favorável na próxima jornada e assim entrar no último terço deste campeonato, fora do último lugar no ranking de penaltis, entre todas as equipas que participaram nos últimos 2 campeonatos?

Qual é o mérito desportivo de competir com regras mais favoráveis que os restantes competidores?

PS: A Federação ganhou o recurso, todos os jogadores estão obrigados a cumprir o castigo após o 5º amarelo! Inaceitável, numa competição profissional, o Palhinha não cumprir castigo, nem o clube ser penalizado com derrota por batota no jogo em que o utilizou, desrespeitando o que está instituído nos regulamentos da competição, que todos os outros clubes estão obrigados a cumprir e cumpriram durante a época! A batota não pode prevalecer no desporto, a batota deve ser exemplarmente punida no desporto, sempre! Verdade Desportiva ferida de Morte! 


Sem comentários:

Enviar um comentário