quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

O Saldo de golos dos 49 jogos do reinado Jorge Jesus e as comparações com os rivais

Desde que aterrou no Benfica vindo diretamente do Brasil, já passaram 49 jornadas do campeonato (34 na temporada 2020/21 e 15 na atual época 2021/22). Será que Jorge Jesus foi mesmo o grande incompetente que a comunicação social nos quer fazer crer? É que nestas últimas 2 épocas, o Benfica conquistou apenas 113 pontos (sendo obrigado a jogar com um saldo desfavorável de -2 penaltis), enquanto o FCP conquistou mais 8 pontos, ou seja, 121 pontos (usufruindo de um saldo favorável de 11 penaltis) e o Sporting mais 13 pontos, pois conquistou 126 pontos (usufruindo de um saldo favorável de 12 penaltis). 

Se nesses 49 jogos, Jorge Jesus teve 14 e 13 penaltis de desvantagem em relação ao Sporting e FCP, então seria expectável encontrarmos o Benfica com uma desvantagem no saldo de golos superior a 14 golos em relação aos rivais, certo! Isto partindo do principio que realmente estes 2 clubes neste período estão a jogar muito mais futebol que o Benfica, como é propagandeado na imprensa. Se realmente o Benfica nestes 49 jogos tivesse um desempenho futebolístico muito inferior aos rivais, então seguramente a diferença de golos entre o Benfica e os 2 clubes, teria de ser obrigatoriamente superior a 14 golos, pois por si só sem penaltis, um Benfica bastante incompetente não teria como evitar, que oficialmente se refletisse na classificação uma desvantagem de 14 golos em relação aos 2 rivais. Mas, se retirarmos o efeito dos penaltis, o Benfica de Jorge Jesus é de longe a equipa em Portugal com melhor saldo de golos nesses últimos 49 jogos, como se pode ver no quadro que se segue, em que se ordenou as equipas pelo seu saldo de golos sem penaltis.

Este é o quadro resumo da Liga Portuguesa nas últimas 2 épocas e o incompetente é o Jorge Jesus?
É só mudar o treinador do Benfica para o clube ter todas as condições de se sagrar campeão? Não brinquem com os Benfiquistas, os dados estatísticos que mais que o treinador é urgente mudar na arbitragem.

Ao consultarmos os números oficiais, qual não é a nossa surpresa, quando vemos que o Benfica, mesmo jogando em condições arbitrais muito adversas, consegue apresentar nestes 49 jogos, um saldo de golos superior ao do FCP e ao do Sporting! inacreditavelmente, um Benfica numa crise profunda alimentada propalada na comunicação social, mesmo assim, por si só conseguiu anular completamente os 14 golos de desvantagem que deveria ter do Sporting e os 13 golos de desvantagem que deveria ter do F. C. Porto. Só diretamente com os penaltis, nesses últimos 49 jogos, o FCP pôde acrescentar mais 25 pontos, o Sporting mais 22 pontos e o Benfica apenas 2 pontos. Ou seja, o Benfica em vez de, ter 20 pontos de desvantagem em relação ao Sporting, reduziu essa diferença para 13, o que quer dizer que, só por si sem nenhum efeito direto de penaltis recuperou 7, em vez, de ter uma desvantagem de 23 pontos em relação ao FCP, reduziu essa diferença para 8, o que quer dizer que, só por si sem nenhum efeito direto de penaltis recuperou 15 ao FCP. Ou seja, Jorge Jesus nas mesmas condições arbitrais que os rivais, teria conseguido uma vantagem de 8 pontos em relação ao extraordinário Sporting de Ruben Amorim que apenas não conquistou 21 dos 150 pontos que eram possíveis conquistar nestas últimas 50 jornadas que disputou e teria conquistado mais 15 pontos que o FCP do Sérgio Conceição nestas últimas 2 temporadas.

Felizmente o rendimento desportivo no futebol é facilmente mensurável, quando pegamos em 50 jogos, conseguimos qual é o saldo de golos de uma equipa e em princípio a equipa que apresenta o melhor saldo de golos sem o efeito de penaltis na sua Liga, tem forçosamente de poder conquistar pelo menos 1 dos 2 campeonatos se não mesmo os 2, que é o mais provável que aconteça, com:

  1. o Manchester City, que nestas últimas 2 épocas, é o clube das 6 principais Ligas, que apresenta o melhor saldo de golos sem penaltis (89 golos). É claramente o melhor da sua Liga domestica, na sua Liga o que mais se equipara é o Liverpool, que apresenta um saldo favorável de 59 golos sem o efeito dos penaltis. Como estamos a falar de 30 golos de diferença, comprova-se o porque de, muito provavelmente virmos a ter um bi-campeonato para o Manchester City, apesar de o Liverpool também apresentar uma grande equipa. Em Inglaterra, não se deteta viciação arbitral,  a melhor equipa sem o efeito dos penaltis acaba conquistando o campeonato como é expetável acontecer.
  2. o Bayern Munique, que nestas últimas 2 épocas, é o 2º clube com melhor desempenho entre as 6 principais Ligas, o que apresenta o 2º melhor saldo de golos sem penaltis (85 golos). É claramente o melhor da sua Liga domestica, na sua Liga o que mais se equipara é o Dortmund, que apresenta um saldo favorável de 41 golos sem o efeito dos penaltis. Como estamos a falar de 44 golos de diferença, comprova-se o porque de, muito provavelmente virmos a ter um bi-campeonato para o Bayern Munique. Em Alemanha, não se deteta viciação arbitral,  a melhor equipa sem o efeito dos penaltis acaba conquistando o campeonato como é expetável acontecer.
  3. o Inter de Milão, que nestas últimas 2 épocas, é o 3º clube com melhor desempenho entre as 6 principais Ligas, o que apresenta o 3º melhor saldo de golos sem penaltis (79 golos). É claramente o melhor da sua Liga domestica, o que mais se equipara é o Nápoles, que apresenta um saldo favorável de 57 golos sem o efeito dos penaltis. Como estamos a falar de 22 golos de diferença, comprova-se o porque de, muito provavelmente virmos a ter um bi-campeonato para o Inter de Milão. Em Itália, não se deteta viciação arbitral,  a melhor equipa sem o efeito dos penaltis acaba conquistando o campeonato como é expetável acontecer.
  4. o Benfica, que nestas últimas 2 épocas, é o 4º clube com melhor desempenho entre as 6 principais Ligas, o que apresenta o 4º melhor saldo de golos sem penaltis (78 golos). É claramente o melhor da sua Liga domestica, o que mais se equipara é o F. C. Porto, que apresenta um saldo favorável de 64 golos sem o efeito dos penaltis. Em Portugal, deteta-se viciação arbitral,  a melhor equipa sem o efeito dos penaltis acaba não tendo a mínima condição arbitral para poder lutar pelo campeonato, incompreensivelmente não reúne condições arbitrais, nem para ganhar 1 desses 2 campeonatos! Estando a falar de 14 golos de diferença, é incompreensível como chegamos ao ponto do Benfica, ter sido arredado de poder disputar o título de campeão nestas últimas 2 temporadas, ao ser privado de usufruir de penaltis assinalados a seu favor e ao ser a equipa com mais golos anulados pelo VAR.
  5. o Real Madrid, que nestas últimas 2 épocas, é o 5º clube com melhor desempenho entre as 6 principais Ligas, o que apresenta o 5º melhor saldo de golos sem penaltis (69 golos). É claramente o melhor da sua Liga domestica, o que mais se equipara é o Atlético Madrid, que apresenta um saldo favorável de 49 golos sem o efeito dos penaltis. Como estamos a falar de 20 golos de diferença, comprova-se o porque de, muito provavelmente virmos a ter um campeonato para cada uma das 2 equipas que apresentam o melhor desempenho na La Liga. Em Espanha, não se deteta viciação arbitral,  as 2 melhores equipa sem o efeito dos penaltis acabam repartindo os 2 campeonatos como é perfeitamente expetável acontecer.
  6. o PSG, que nestas últimas 2 épocas, é o 6º clube com melhor desempenho entre as 6 principais Ligas, o que apresenta o 6º melhor saldo de golos sem penaltis (66 golos). É claramente o melhor da sua Liga domestica, o que mais se equipara é o Lille, que apresenta um saldo favorável de 35 golos sem o efeito dos penaltis. Como estamos a falar de 31 golos de diferença, comprova-se o porque de, muito provavelmente virmos a ter um campeonato para cada uma das 2 equipas que apresentam o melhor desempenho na Liga Francesa. Em França, não se deteta viciação arbitral,  as 2 melhores equipa sem o efeito dos penaltis acabam repartindo os 2 campeonatos como é perfeitamente expetável acontecer. Encontramos assim, as 6 equipas com o melhor desempenho desportivo sem o efeito arbitral nas 6 principais Ligas da Europa.

Seque-se o quadro com o TOP30 dos clubes das 6 principais Ligas da Europa, ordenados pelo saldo de golos sem o efeito dos penaltis. Para surpresa de muitos, o Benfica do supostamente incompetente Jorge Jesus, com todos os clubes a competir nas mesmas circunstâncias (sem o efeito dos penaltis), é a 4 equipa com melhor saldo de golos entre as 116 que disputam as 6 Ligas.


    Sem comentários:

    Enviar um comentário