domingo, 18 de abril de 2021

Pela 1ª vez na historia, a equipa que mais golos marcou em Portugal é a última no ranking de penaltis

Ninguém acreditaria que o Benfica poderia ser em alguma temporada, a equipa com menos penaltis do campeonato, pois decorridas diversas jornadas as equipas que mais golos marcam tendem a ter mais penaltis.

Em pleno mês de Abril, ainda se deteta o extraordinário facto, de pela 1ª vez na história, o Benfica ser a equipa portuguesa com menos penaltis assinalados a seu favor, entre todas as que participam no campeonato. A temporada já vai longa, o Benfica já marcou 91 golos, o FCP já marcou 89 golos, o Braga já marcou 87 golos e o Sporting já marcou 66 golos esta temporada 2020/21. Comprova-se que, o C. A. quis que esta temporada, o FCP e o Benfica lutassem diretamente pela mesma classificação, concedendo 13 penaltis ao FCP (transformando-o no 1º do ranking de penaltis) e apenas 1 penalti ao Benfica (transformando-o no 18º e último do ranking de penaltis), quando todas as outras equipas da Liga já usufruíram de 2 ou mais penaltis. o C. A. concedeu ao FCP, uma vantagem de 12 penaltis em relação ao seu rival Benfica. Quem assistiria os jogos de um campeonato, se no inicio soubesse que nessa Liga haveria, 12 penaltis de diferença entre os 2 únicos assumidos candidatos ao titulo nessa Liga?

Algum adepto acredita que o seu clube consegue ultrapassar na classificação rival que, usufruiu de uma vantagem de 12 penaltis? Quem conhece algum exemplo semelhante, que já ocorreu na história do futebol, que indique aqui o nome dos 2 clubes e ano em que 12 penaltis não definiram quem ficará a frente. 

Aquilo que os dados históricos analisados aqui no blog demonstram, é que 6 penaltis de diferença, torna-se sempre uma diferença inultrapassável entre equipas com o mesmo potencial, como é o caso do FCP e do Benfica. Foi por isso, que aqui no Blog alertamos em 26/10/2020 apenas com 5 jornadas disputadas, que o C. A. estaria a criar condições arbitrais, que iriam garantir ao FCP que terminaria sempre a frente do Benfica em 2020/21.

Aqui está o quadro retirado do site ZeroZero, em que podemos comparar a tabela dos penaltis e a da classificação.





O Benfica, FCP ou Sporting todos já tiveram épocas com baixos rendimentos pontuais, o que nunca foram foi a equipa portuguesa com menos penaltis assinalados a seu favor numa temporada, pois por pior que estejam terminam sempre na metade superior da tabela, logo nunca chegam a ser o último do ranking de penaltis (isso é para as equipas que lutam para não descer). E uma equipa com um saldo positivo de 30 golos, com é o caso do Benfica 2020/21, somente num caso de claro viciação de penaltis na Liga, é que teria um saldo desfavorável de -2 penaltis (usufruiu de 1 penalti favorável e foi penalizado com 3 penaltis desfavoráveis). Todas as equipas que já disputaram 27 jogos na Liga Portuguesa, já usufruíram de 2 ou mais penaltis favoráveis, apenas o Benfica ainda só teve 1 penalti a seu favor! O Benfica, marcou nesta temporada o mesmo nº de golos do líder Sporting, somente o rei dos penaltis (o F. C. Porto), marcou mais golos no campeonato que o Benfica, ao apontar 56 golos, ou seja, o Benfica com os mesmos 13 penaltis do F. C. Porto seguramente teria marcado mais do que os 56 golos que o FCP marcou. O Benfica com 91 golos marcados esta temporada em todas as competições, é a equipa portuguesa com o melhor ataque, dai ser completamente incompreensível estatisticamente, que seja a equipa portuguesa, que usufruiu de menos penaltis em 2020/21. Em condições arbitrais normais, existe uma correlação positiva entre os golos marcados e os penaltis favoráveis.

Será que alguma vez na história, a última equipa do ranking de penaltis conseguiu ainda assim, lutar pelos lugares de topo? É impossível, uma equipa com apenas 1 penalti favorável conseguir lutar para ser campeão, como se pode comprovar pelas classificações dos 2 últimos do ranking de penaltis nas últimas épocas:

  • Em 2020/21, o Benfica com apenas 1 penalti é 3º na classificação, Nacional é o 18º e último com apenas 2 penaltis. O Tondela e o Boavista também só tiveram 2 penaltis, todos os restantes clubes tiveram 3 ou mais penaltis favoráveis.
  • Em 2019/20, o Setúbal foi 16º na classificação com apenas 1 penalti, Belenenses foi o 15º com apenas 3 penaltis. Todas as restantes equipas tiveram 4 ou mais penaltis favoráveis.
  • Em 2018/19, o Moreirense foi 6º na classificação com apenas 1 penalti, o Tondela foi 15º com apenas 4 penaltis. Todas as restantes equipas tiveram 4 ou mais penaltis favoráveis.
  • Em 2017/18, o Aves foi 13º na classificação com zero penaltis, P. Ferreira foi o 17º e penúltimo com apenas 2 penaltis. Todas as restantes equipas tiveram 3 ou mais penaltis favoráveis.
  • Em 2016/17, o Chaves foi 11º na classificação com apenas 1 penalti, Arouca foi 17º e penúltimo com apenas 1 penalti. Rio Ave também só teve 2 penaltis e todas as restantes equipas tiveram 3 ou mais penaltis favoráveis.
  • Em 2015/16, o Boavista foi o 14º na classificação com apenas 1 penalti, o União da Madeira foi o 17º e penúltimo com apenas 1 penalti. Rio Ave também só teve 1 penalti e todas as restantes equipas tiveram 2 ou mais penaltis favoráveis.
  • Em 2014/15, o Boavista foi o 13º na classificação com apenas 2 penaltis, Moreirense foi o 11º e último com apenas 2 penaltis. Todas as restantes equipas tiveram 4 ou mais penaltis favoráveis. 
  • Em 2013/14, o Rio Ave foi o 11º na classificação com apenas 2 penaltis, P. Ferreira foi o 15º e penúltimo com apenas 2 penaltis. Belenenses foi 14º com 2 penaltis e todas as restantes equipas tiveram 3 ou mais penaltis favoráveis. 
  • Em 2012/13, o P. Ferreira foi o 3º na classificação com apenas 2 penaltis, Moreirense foi o 15º e penúltimo com apenas 2 penaltis. Todas as restantes equipas tiveram 3 ou mais penaltis favoráveis.
  • Em 2011/12, o Beira-Mar foi o 13º na classificação com apenas 1 penalti, Académica foi o 11º e último com apenas 2 penaltis. Marítimo e Feirense também tiveram apenas 2 penaltis e todas as restantes equipas tiveram 3 ou mais penaltis favoráveis.
  • Em 2010/11, o Beira-Mar foi o 13º na classificação com apenas 1 penalti, Portimonense foi o 15º e penúltimo com apenas 2 penaltis. Todas as restantes equipas tiveram 2 ou mais penaltis favoráveis.
  • Em 2009/10, o Rio Ave foi o 12º na classificação com apenas 2 penaltis, Belenenses foi o 15º e penúltimo com apenas 2 penaltis. Naval também só teve 2 penaltis e todas as restantes equipas tiveram 3 ou mais penaltis favoráveis. 
  • Em 2008/08, o Rio Ave foi o 12º na classificação com apenas 1 penalti, Guimarães foi o 8º com apenas 1 penalti. Académica também só teve 1 penalti e todas as restantes equipas tiveram 2 ou mais penaltis favoráveis.
Como podem comprovar, não se encontra o nome de um dos candidatos ao título nas 2 últimas posições no ranking de penaltis, nem por uma única vez, vemos aparecer nessa listagem, o F. C. Porto, o Sporting ou o Braga. O que aconteceu ao Benfica 2020/21 é na realidade um caso único na História do futebol. NUNCA O MELHOR ATAQUE DO PAÍS, O CONSEGUIU SER, SENDO O ÚLTIMO NO RANKING DE PENALTIS DESSA LIGA. O BENFICA 2020/21 É UM EXEMPLO HISTÓRICO.

Sem comentários: