O penalti sempre foi a principal decisão, através do qual os árbitros conseguem influenciar o rendimento desportivo das equipas. É objetivamente a forma mais fácil de provar viciação arbitral!
Entre equipas com os mesmos objetivos, com rendimentos muito semelhantes sem o efeito dos penaltis, em condições arbitrais normais, não encontraremos 10 ou mais pontos de diferença entre elas, só em consequência dos penaltis que usufruíram ainda com o jogo empatado, pois afinal de contas é expectável os penaltis acontecerem para todas as equipas a cada 7,7 golos (os 3 grandes em conjunto marcaram 2.515 golos, usufruindo de 328 penaltis), consoante mais se ataca, mais golos se marca e mais penaltis são assinalados. O penaltis não tem todos a mesma importância no rendimento desportivo, os que são assinalados ainda com o jogo empatado ou quando a equipa está a perder por 1 golo, são mais influentes, pois apenas com essa decisão arbitral de assinalar penalti, a equipa pode diretamente acrescentar pontos e os que são assinalados quando a equipa já está a vencer por mais de 2 golos de vantagem, são quase irrelevantes em termos pontuais (comprovamos que existe uma clara vontade de viciar a competição, quando vemos que 17 dos 20 penaltis de vantagem do F. C. Porto em relação ao Benfica, foram assinalados em momentos em que diretamente se pode acrescentar pontos, 16 com o jogo empatado e 1 a perder por 1 golo). Nas últimas 13 épocas, entre equipas com o mesmo rendimento médio, não seria expectável comprovarmos, que 1 das equipas só diretamente com os penaltis, teve oportunidade de acrescentar mais 33 pontos que o seu principal rival (16*2+1)! Isto ocorrer, comprova que existe viciação desportiva na Liga Portuguesa! Já o Sporting nas 13 épocas, usufruiu de 41 penaltis assinalados a seu favor com o jogo empatado (no Benfica foram 40) e 18 penaltis assinalados a seu favor, quando estava a perder por 1 golo de diferença (no Benfica foram 17), ou seja, a longo prazo, os números de penaltis que interessam pontualmente, do Sporting e do Benfica tendem a ser muito semelhantes, como seria expectável, que ambas as equipas tivessem as mesmas condições arbitrais para obter sucesso desportivo, o F. C. Porto é que claramente usufruiu de uma vantagem tão grande, que indicia que houve viciação arbitral. Os penaltis com pontos diretamente em jogo, são muito importantes para a melhoria do rendimento desportivo, ou outros apenas dão mais confiança, como qualquer outro golo marcado, mas não se refletem diretamente na pontuação. Por aqui se vê que, sistematicamente existe uma tendência pró FCP, ano após ano e desfavorável ao sucesso do Benfica, mas em 2020/21 atingiu-se o limite máximo de influência arbitral, que alguma vez se viu numa Liga Profissional futebol. 12 penaltis de diferença nunca acontecem entre os 2 principais candidatos, nunca!
O Benfica 2020/21 não teve nem os penaltis que valem pontos, nem sequer os insignificantes pontualmente, o que demonstra que existe uma vontade expressa de não conceder sequer qualquer penalti favorável ao Benfica, ninando assim a confiança dos seus jogadores na luta pelo título. Chegamos a este exemplo record mundial, de 12 penaltis de diferença entre 2 dos principais candidatos ao titulo (14 pontos só aproveitando as oportunidades concedidas pelos árbitros)! Alguém conhece na história do futebol outra época semelhante, de tamanha diferença de penaltis entre F. C. Porto e Benfica?
O Benfica em 2020/21 foi obrigado a conquistar todos os 38 pontos, sem ter tido a oportunidade de acrescentar nenhum ponto diretamente com um penalti assinalado a seu favor, tendo até perdido 5 pontos nos 3 jogos em que foi punido com penaltis desfavoráveis, ou seja, sem o efeito arbitral tão adverso, só pelo seu mérito desportivo, o Benfica poderia ter conquistado 43 pontos até a data. Nestas 19 jornadas de 2020/21 dada a enorme diferença arbitral entre as condições concedidas aos candidatos, facilmente se comprova que, apenas aproveitando os 11 penaltis concedidos pelos árbitros, o F. C. Porto teve oportunidade de acrescentar diretamente mais 14 pontos que o Benfica, que ainda não teve nenhum penalti a seu favor nesta temporada 2020/21. O Sporting também só com os 5 penaltis que usufruiu em 2020/21, teve oportunidade de conquistar mais 10 pontos que o Benfica esta temporada. O P. Ferreira, com os 4 penaltis que já usufruiu (3 delas assinalados ainda com o jogo empatado), teve oportunidade de conquistar mais 6 pontos que o Benfica. O Braga, com os 3 penaltis que já usufruiu até ao momento, 2 delas assinaladas ainda com o jogo empatado, acabou dessa forma por ter a oportunidade de conquistar esta época mais 4 pontos que o Benfica. Assim, pelos penaltis concedidos as 5 equipas de topo da classificação em 2020/21, o C. A. escalonou as equipas do topo da seguinte forma:
- F. C. Porto, que teve oportunidade de acrescentar mais 14 pontos diretamente com os 11 penaltis (usufruiu de 6 penaltis ainda com o jogo empatado e 2 quando estava a perder por 1 golo de diferença). Assim sendo, constata-se que nas mesmas condições arbitrais do Benfica (0 penaltis), o F. C. Porto, só pelo seu mérito desportivo apenas foi capaz de conquistar 27 pontos!
- Sporting, que teve oportunidade de acrescentar mais 10 pontos diretamente com os 5 penaltis, pois, todas as 5 foram assinaladas ainda com o jogo empatado. Só pelo seu mérito desportivo conquistaria 41 pontos, também aqui é até ao momento a melhor equipa em 2020/21.
- P. Ferreira, que teve a oportunidade de acrescentar mais 6 pontos diretamente com os 4 penaltis (3 deles assinalados ainda com o jogo empatado). Não era candidato ao topo, mas aproveitou bem esta oportunidade de acrescentar 6 pontos aos 29 pontos que só por si conquistou, para fazer 35 pontos.
- Braga, que teve oportunidade de acrescentar mais 4 pontos diretamente com os 3 penaltis, pois 2 deles foram assinalados ainda com o jogo empatado. Só pelo seu mérito desportivo, conquistaria 36 pontos, mesmo jogando sem penaltis, ou seja, neste momento é a 3ª equipa com melhor desempenho desportivo sem a ajuda arbitral, logo atrás do Sporting que conquistou 41 pontos e do Benfica que conquistou 38 pontos sem o efeito dos penalti assinalados a seu favor.
- Benfica, que só pelo seu mérito desportivo conquistou 38 pontos, se depender só dos árbitros portugueses, não conquistaria nenhum ponto nestas 19 jornadas, sendo mesmo a única das equipas do topo da tabela nos 6 principais campeonatos na Europa, que ainda não usufruiu de nenhum penalti a seu favor. A luta do Benfica não é para fugir a despromoção, como é o caso do Nacional da Madeira, do Cádiz e do Armínia Bielefeld, que com os poucos golos marcados em todas as competições até ao momento, até se pode compreender das razões pelas quais ainda não tiveram nenhum penalti, pois ainda só marcaram 26, 22 e 18 golos em 2020/21, enquanto o Benfica é atualmente o 8º clube Europeu com mais golos marcados, com 70 golos. Incomparável! Em fevereiro, depois de 70 golos marcados, o 8º melhor ataque da Europa, não pode ainda continuar sem nenhum penalti a seu favor, quando foi a última vez que isso ocorreu noutra Liga da Europa?
Aqui está o quadro resumo dos 5 primeiros classificados da Liga portuguesa, ao que se acrescenta os dados das outras 3 equipas na Europa, que tal como o Benfica ainda não usufruíram de nenhum penalti.
Os adeptos devem ter presente, que existe uma correlação positiva, entre os penaltis favoráveis e o rendimento desportivo, é por isso, que nas 4 primeiras posições das 6 principais Ligas Europeias, além do surreal caso atípico a que o Benfica esta sujeito em Portugal, todas as outras 23 equipas já usufruíram de diversos penaltis (6 penaltis em média para cada clube), 148 no total e em conjunto os 23 apresentam um saldo positivo de 528 golos no total, ou seja, 23 golos positivos em média, 17 sem penaltis (o Benfica tem neste momento, saldo positivo de 16 golos sem penaltis)! As equipas na Europa com o mesmo rendimento desportivo do Benfica, em média já beneficiaram de 6 penaltis assinaladas a seu favor, mas o Benfica continua sendo privado de penaltis favoráveis, até que chegamos ao momento atual, em que o campeonato já está praticamente entregue ao Sporting!
É incompreensível constatarmos que nas últimas 13 épocas, o Benfica é destacadamente a equipa que mais chegou a área adversária, pois marcou mais 42 golos que o F. C. Porto e mais 224 golos que o Sporting, mas mesmo assim, foram assinalados mais 20 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e mais 5 penaltis favoráveis ao Sporting do que ao Benfica, o que é estatisticamente claramente incompreensível! Pois, em condições arbitrais normais, as equipas que mais golos marcam acabam sendo também as equipas que obrigam os adversários a cometer mais infrações na sua área defensiva. A titulo de curiosidade podemos ver que nos 6 primeiros anos (era Vítor Pereira na presidência do C.A.), o F. C. Porto usufruiu de 61 penaltis (em média 10 por época), o Benfica de 52 penaltis (em média 9 por época) e o Sporting de apenas 40 penaltis (em média 7 por época), mas já nos últimos 7 campeonatos (era Fontelas Gomes na presidência do C.A.), o Sporting que era o clube com menos penaltis (menos 21 que o F. C. Porto e 12 que o Benfica) passou a ser o clube português com mais penaltis nesses 7 anos, usufruiu de 66 penaltis, seguindo-se o F. C. P orto com 60 penaltis (6 a menos que o Sporting) e o Benfica com 49 penaltis (17 a menos que o Sporting). Alguém me consegue explicar como foram assinalados mais 17 penaltis favoráveis ao Sporting do que ao Benfica, se nestes últimos 7 anos, o Benfica foi claramente uma equipa mais ofensiva que o Sporting, como prova o facto de ter conseguido, marcar mais 95 golos que o Sporting (533-438)! É evidente que houve viciação desportiva na Liga Portuguesa, é impossível, uma equipa que marca menos 95 golos, usufruir de mais 17 penaltis que o seu rival em condições arbitrais equivalentes! O C. A. presidido pelo Fontelas Gomes claramente viciou a Liga. Basta ver os dados no quadro seguinte para perceber!
Inacreditável, nas últimas 13 épocas, o Sporting e o F. C. Porto usufruíram de 1 penalti a cada 7 golos que marcam, enquanto o Benfica apenas usufrui de 1 penalti a cada 9 golos que marca (927 golos, usufruindo de 101 penaltis)! O FCP marcou 885 golos usufruindo de 121 penalti e o Sporting marcou 703 usufruindo de 106 penaltis! Os 3 grandes em conjunto sofreram 907 golos e 118 penaltis desfavoráveis (-49 Sporting, -39 Benfica e -30 F. C. Porto). Nas restam dúvidas que o FCP foi quem jogou estas últimas 13 épocas em melhores condições arbitrais para ter sucesso desportivo.
Nestas últimas épocas, apenas o Benfica e o F. C. Porto tem sido campeão e podemos ver na linha DIFERENÇAS GOLOS SEM O EFEIRO PENALTIS (BENFICA-PORTO), que normalmente no final do campeonato, a equipa com melhor saldo de golos sem o efeito de penaltis acaba se sagrando campeão no final da temporada. Esta temporada 2020/21 é de longe a época, em que existe maior influência arbitral na Liga Portuguesa, pois nunca uma equipa do Benfica, que sem o efeito penaltis tenha uma vantagem de 6 golos em relação ao F. C. Porto, deixou de ficar a frente desse clube no final da temporada. Só atualmente em 2020/21, fruto dos 12 penaltis de diferença, obviamente o F. C. Porto consegue estar a frente do Benfica, mesmo tendo o Benfica claramente um melhor desempenho sem o efeito dos penaltis. A diferença de penaltis é enorme para qualquer clube a poder ultrapassar, não é fácil para qualquer linha atacante anular por si só, uma desvantagem de 12 penaltis. Será que alguém conhece algum clube que ultrapassou na classificação, um rival que usufruiu de uma vantagem de 12 penaltis? Querem obrigar Jorge Jesus a fazer o que ninguém fez na história!
Mais uma vez... de louvar o teu trabalho mas qual será o resultado se:
ResponderEliminar- a nossa direção não se interessa por isto
- O CA não muda nem é posto sob pressão para corrigir (e quando o é, é para os que já são beneficiados)
- a liga também só puxa para um lado
- a FPF pactua com isto tudo
No topo claro está a direção do SLV que pelos vistos está em paz com isto tudo.
Excelente análise científica do problema. Mas tentar explicar isso ao analfabeto do Vieira e sus muchachos chupistas é missão impossível.
ResponderEliminarA vigarice é mais que evidente, mas os donos da bola (Liga/FPF) precisam disso para sobreviver. Tal como o Vieira estão bem amarrados por algo que pesa sobre as suas cabeças e/ou são simplesmente corruptos.
Muito bom trabalho!
ResponderEliminarInfelizmente fazes aquilo que deveria ser o Benfica a fazer...
Obrigado!
João
Resumindo, queres o Vitor Pereira de volta ao CA. Percebido...
ResponderEliminarCarlos,
ResponderEliminarÉ obvio que o Benfica tem sido roubado na generalidade das últimas 13 épocas, pois:
• Nas primeiras 6 épocas (período Vitor Pereira), o F. C. Porto marcando 400 golos nesse período, foi compreensivelmente também a equipa que usufruiu de mais penaltis (61 no total), ou seja, em média foram beneficiou de 1 penalti a cada 7 golos que marca, mas mas últimas 7 épocas, o Benfica é claramente o melhor ataque e não usufruiu de mais penaltis que o F. C. Porto nem que o próprio Sporting. O Sporting nas primeiras 6 épocas também beneficiava de 1 penalti a cada 7 golos marcados, pois usufruiu de apenas 40 penaltis muito por culpa de só ter marcado 265 golos nessas 6 épocas. Já o Benfica tinha marcado neste período 394 golos, apenas menos 6 que o F. C. Porto e usufruiu de 52 penaltis (menos 9 penaltis que o F. C. Porto, mas mais 12 que o Sporting). Saltava a vista, que enquanto os rivais usufruíam de 1 penalti a cada 7 golos marcados, o Benfica só usufruía a cada 8 golos marcados. Era mau, mas agora está pior ainda.
• Esta discrepância aumentou nos últimos 7 campeonatos (era Fontelas Gomes), em que o Benfica marcou 533 golos, mas só usufruiu de 49 penaltis, ou seja em média beneficia de 1 penalti a cada 11 golos marcados, enquanto o F. C. Porto neste período usufruiu de 1 penalti a cada 8 golos marcados. Pois, o FCP marcou 485 golos, usufruindo de 60 penaltis e o Sporting, que marcou 438 golos, usufruiu de 66 penaltis (em média beneficiou nos últimos 7 campeonatos de 1 penalti a cada 7 golos marcados).
Como se pode ver, sempre foi mais fácil serem assinalados penaltis favoráveis ao Sporting do que ao Benfica, pois a cada 7 golos tem sido assinalado 1 penalti favorável ao Sporting, já o Benfica quando não tinha equipas tão bem preparadas para conquistar o titulo ainda eram assinalados penaltis favoráveis ao Benfica a cada 8 golos, nas últimas 7 épocas, em que o Benfica tem vindo a se apresentar muito mais forte do que a concorrência (os golos demonstram uma vantagem de 48 golos sobre o FCP e 95 golos sobre o Sporting), os árbitros deixaram de assinalar penaltis favoráveis ao Benfica, em média já só consegue usufruir de 1 penalti a cada 11 golos marcados. Tem sido assim, que se tem forçado o Benfica a não marcar tantos golos a mais do que os rivais na luta pelo titulo.
Este foi o efeito mais visível da viciação arbitral do atual Conselho de Arbitragem.
Os penaltis influenciam muito o rendimento desportivo, por alguma razão, as equipas europeias com mais penaltis estão todas muito bem classificadas, como se pode ver:
1º com mais penaltis é o Milão, já usufruiu de 14 penaltis nesta temporada, é neste momento das principais favoritos a conquistar a Liga Italiana, leva 7 pontos de vantagem sobre a Juventus que usufruiu de 5 penaltis.
2º com mais penaltis na Europa é o F. C. Porto, que já usufruiu de 11 penaltis na Liga 2020/21, neste momento encontra-se em 2º em Portugal, mas já com 3 pontos de vantagem sobre o Benfica. Nunca na história o F. C. Porto se deixou ultrapassar na classificação por rival que usufruiu de menos 6 penaltis e está temporada foi-lhe concedida a maior vantagem de sempre (11 penaltis sobre o Benfica e 6 sobre o Sporting).
3º Leicester, já usufruiu de 10 penaltis, neste momento está obviamente bem classificado, é até o clube melhor colocado para poder ainda sonhar em alcançar o Manchester City, por exemplo o Liverpool campeão em titulo e com muito melhor plantel, ainda apenas usufruiu de 6 penaltis já está com 6 pontos de desvantagem em relação ao Leicester, agora imaginem uma equipa tentar não se atrasar na luta pelo titulo não usufruindo de nenhum penalti favorável, como estão a fazer ao Benfica.
Além do extraordinário Benfica 2020/21, não existe mais nenhuma outra equipa sem penaltis ou com apenas 1 penaltis, nas 5 primeiras posições em qualquer dos 6 principais campeonatos Europeus. O Benfica é caso único no futebol Europeu.
O que me faz confusão é como é que é só em Portugal que pelos vistos o Benfica não deve ter um futebol atacante dentro da área adversária. Na Liga Europa já vamos com 4 pênaltis em 7 jogos, como é possível que em 19 jornadas da Liga + 5 eliminatórias da Taça de Portugal + 7 jogos para a Taça da Liga (são até à data 31 jogos em que apenas foi assinalado 1 penalti a favor mas já vão com 3 pênaltis contra). Só no campeonato em que o Fontelas vive é que isto é normal acontecer. Há uma clara e notória vontade em não deixar o Benfica jogar o que tem capacidades para o fazer, e de puxar os clubes falidos para cima tentando os manter à tona com entradas directos para a Champions. Este é o que a sagrada aliança está a fazer ao futebol português e se o Benfica não acordar de uma vez por todas isto só vai pior (aliás ano após ano isto só tem piorado, mas o silêncio ensurdecedor, incompreensívelmente, mantém-se...
ResponderEliminar