Quem acompanha regularmente este blog, sabe que aqui temos seguido um critério objectivo de registar todas as decisões arbitrais relevantes (penaltis e expulsões) efectivamente tomadas pelos árbitros, depois estatisticamente consegue-se determinar qual é a equipa que usufruiu de melhores condições arbitrais em cada época. Quando num determinado jogo, o arbitro assinala mais penaltis e expulsões favoráveis do que os desfavoráveis, classificamos a arbitragem como uma arbitragem favorável. Estatisticamente comprova-se aqui, que todos os 4 clubes aqui analisados obtêm melhor rendimento médio nos jogos em que beneficiam de um penalti favorável do que nos jogos em que não usufruem de nenhum penalti, da mesma forma que todas as equipas obtêm um rendimento médio inferior nos jogos em que são penalizados com um penalti desfavorável do que é o rendimento médio do clube nos jogos em que não ocorrem penaltis. Mesmo sem a ajuda de um conhecimento cientifico (estatístico), os adeptos em geral já reconheciam este efeito das grandes penalidades assinaladas nas probabilidades de sucesso desportivo de um clube.
Como é óbvio, todas as equipas preferem usufruir de penaltis favoráveis, em vez de sofrerem penaltis desfavoráveis e preferem jogar em superioridade numérica do que em inferioridade numérica. Neste campeonato 2019, nas 28 jornadas já decorridas temos que as condições arbitrais não foram semelhantes para as 4 equipas candidatas ao título, principalmente entre as 2 equipas que ainda estão em acesa disputa por este campeonato (Benfica e o F. C. Porto), já que o Braga e o Sporting neste momento já se encontra a 11 pontos e 8 pontos da liderança respectivamente, quando só faltam disputar 6 jogos. Temos a curiosidade de o Braga, nesta última jornada ter sido arbitrado pelo Artur Soares Dias, saindo derrotado novamente, tendo assim neste campeonato perdido 9 pontos somente nos 5 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, o que acrescido aos 6 pontos que perdeu nos únicos 2 jogos seus que o Jorge Sousa apitou esta temporada 2018/19. Historicamente tem sido estes 2 árbitros portuenses a garantir as vantagens do F. C. Porto em relação ao Benfica nas últimas épocas, está época o Braga também acabou apanhando por tabela, pois sofreu 3 penaltis desfavoráveis nos 7 jogos arbitrados por estes 2 árbitros portuenses acabou perdendo 15 pontos, ou seja nos restantes 21 jogos dirigidos por todos os outros árbitros, o Braga apenas sofreu 2 penaltis e perdeu 11 pontos. Mesmo, utilizando a influência arbitral conhecida de apenas 2 árbitros, é possível arredar uma equipa da luta pelo título, como se pode ver no caso do Braga. Jorge Sousa ao validar um golo do F. C. Porto em fora-de-jogo e obrigando o Benfica a jogar essa partida em inferioridade numérica durante 18 minutos, fez o que pode para que o F. C. Porto não perdesse esse jogo, tivessem os jogadores do F. C. Porto feito a sua parte e o Benfica teria perdido pontos nesse jogo. Nos 3 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, o Benfica perdeu 3 pontos, nesta época 2018/19, Artur Soares Dias assinalou 2 penaltis favoráveis, 2 penaltis desfavoráveis e expulsou um jogador do Benfica, obrigando o clube a jogar 10 minutos em inferioridade numérica, já o F. C. Porto, venceu os 6 pontos disputados nos 2 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias. No acumulado dos últimos 11 campeonatos, Artur Soares Dias assinalou 7 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 2 desfavoráveis e também assinalou 6 penaltis favoráveis ao Benfica e uns incríveis 7 penaltis desfavoráveis ao Benfica. Para se perceber melhor da anormalidade que é assinalar 7 penaltis desfavoráveis a um clube grande, podemos afirmar que em todo o quadro de árbitros que dirigiu jogos do campeonato nas últimas 11 épocas não existe nenhum arbitro que tenha assinalado mais de 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, repito nenhum arbitro nas últimas 11 épocas assinalou mais de 2 penaltis contra o F. C. Porto!
Convêm que fique claro para todos os adeptos de futebol que as condições arbitrais nestas 28 jornadas não foram iguais, o Benfica apenas usufruiu de 95 minutos em superioridade numérica (4 expulsões favoráveis) e já jogou 117 minutos em inferioridade numérica (sofreu 7 expulsões desfavoráveis), enquanto o F. C. Porto ainda não sofreu nenhuma expulsão desfavorável (nenhum minuto em inferioridade numérica nas 28 jornadas) e já usufruiu de 8 expulsões favoráveis (jogou 187 minutos em superioridade numérica). Esta época foram assinaladas 6 grandes penalidades favoráveis ao Benfica (2 deles ainda com o jogo empatado e 1 quando estava a perder) e 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto (5 deles com o jogo empatado e 1 deles quando estava a perder). Estas são as condições objectivas em que decorreram as 28 jornadas.
Esta semana foram assinalados penaltis favoráveis ao F. C. Porto (é o 94º das últimas 11 épocas), ao Sporting, (é o 91º das últimas 11 épocas) e ao Benfica (é o 87º das últimas 11 épocas). No final da temporada como será a ordem dos clubes que mais penaltis favoráveis beneficiaram nas últimas 11 épocas?
Eis o quadro resumo dos penaltis favoráveis assinalados nos últimos 11 campeonatos:
ÁRBITROS (INFLUÊNCIA ARBITRAL)
- ANTÓNIO NOBRE
- Artur Soares Dias
- BRUNO ESTEVES
- BRUNO PAIXÃO
- CARLOS XISTRA
- CLÁUDIO PEREIRA
- COSME MACHADO
- DUARTE GOMES
- FÁBIO VERÍSSIMO
- GUSTAVO CORREIA
- HÉLDER MALHEIRO
- HUGO MIGUEL
- JOÃO CAPELA
- JOÃO FERREIRA
- JOÃO PINHEIRO
- JORGE FERREIRA
- JORGE SOUSA
- LUCÍLIO BAPTISTA
- LUIS FERREIRA
- LUÍS GODINHO
- MANUEL MOTA
- MANUEL OLIVEIRA
- MARCO FERREIRA
- NUNO ALMEIDA
- OLEGÁRIO BENQUERENÇA
- PAULO BAPTISTA
- PEDRO PROENÇA
- RUI COSTA
- TIAGO MARTINS
- VASCO SANTOS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário