sábado, 2 de março de 2019

Vergonhoso, ... Jorge Sousa nomeado para o Clássico!

Em 08/02/2019 Jorge Sousa apitou o F. C. Porto, com o resultado em 0-0 aconteceu este lance na área defendida pelo F. C .Porto, qual foi a decisão do Jorge Sousa?

Nada assinalou obviamente, não é a 1ª vez que ele demonstra claramente que estando o jogo equilibrado, nunca assinalaria um penalti desfavorável ao F. C. Porto, já tinha acontecido no celebre jogo do Nevoeiro na Madeira em que perdoou 2 penaltis durante 2 dias seguidos nesses lances!





No Moreirense-F. C. Porto da 21ª jornada, o Moreirense chegou aos 90 minutos a vencer e o 4º arbitro levantou a placa de 4 minutos de descontos como indicado no site da Record na imagem acima, nas efectivamente foram jogados mais 10 minutos de tempo extra e o F. C. Porto chegou ao empate e ainda teve uma oportunidade de marcar o golo da vitória aos 99 minutos!
Alguém se lembra de algum jogo do Benfica arbitrado pelo Jorge Sousa que tenha chegado aos 99 minuto? E olha que existiram diversos jogos arbitrados por Jorge Sousa em que o Benfica não conseguiu vencer nas últimas 11 épocas. Pela incidências deste jogo e pelo já longo histórico, não admira que o Luís Gonçalves e o Pinto da Costa tenham feito questão de ir ao balneário do Jorge Sousa dar-lhes os seus cumprimentos por um regresso a actividade e lhe demonstram todo o apreço pelos seus ofícios ao longo destes anos todos. Só admira é que como o Conselho de Arbitragem ainda consegue nomear Jorge Sousa para confrontos directos decisivos para a atribuição do título?

Depois de um longo período lesionado, está temporada até a 21ª jornada ainda não tinha apitado nenhum jogo da Liga Nos,  ou seja desde o início da época 2018/19 em 04/08/2018 até 08/02/2019 não foi nomeado para dirigir nenhuma partida. Assim que esteve apto, foi nomeado para um jogo do F. C. Porto logo no seu 1ª jogo, o Concelho de Arbitragem sabe perfeitamente que este árbitro é um dos predilectos dos defensores dos interesses portistas. Sabe o Conselho de Arbitragem e sabem todos os adeptos de futebol atentos as questões arbitrais, aqui no blog há muito que que chamamos a atenção que este arbitro não tem condições sequer para dirigir jogos do Benfica ou do F. C. Porto com outros adversários quanto mais um confronto directo entre essas 2 equipas.
Referimos aqui em 29/04/2015 que Jorge Sousa não consegue garantir equidade, apitando o Benfica.
Em 22/11/2015 alertados pelo facto de constatarmos estatisticamente que o Benfica diminuía drasticamente o seu rendimento médio, nos jogos arbitrados por Jorge Sousa em comparação com rendimento médio do clube com todos os árbitros, publicitamos o incrível facto de nos 29 jogos do Benfica que ele tinha arbitrado até essa data, o clube só ter conseguido vencer 3 desses jogos por 1 golo de diferença, ou seja, nos jogos mais ou menos competitivos, o Jorge Sousa conseguia normalmente evitar a vitória do Benfica em nome do sucesso desportivo do F. C. Porto, pois como se sabe o Benfica tem sido o principal rival do F. C .Porto na luta pelos títulos nas últimas 11 épocas, no geral as 2 equipas conquistaram em média 80% dos pontos disputados nesses 338 jogos que cada uma delas disputou, com todos os árbitros, mas quando analisamos só os jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, verificamos que o rendimento do F. C. Porto é 15 superior ao do Benfica. Nestas últimas 11 épocas Jorge Sousa é um dos árbitros que arbitrou mais jogos do Benfica e também do F. C. Porto, Sporting e do Braga, mas ao consultarmos o rendimento médio de cada um destes clubes nos seus jogos, verificamos sem surpresa que o F. C. Porto é o Clube com melhor rendimento médio e que inexplicavelmente o Benfica não é o 2º clube com o melhor rendimento médio, nem o 3º, pois quer o Sporting, quer o Braga conquistam em média uma maior % de pontos do que o Benfica nos jogos arbitrados por Jorge Sousa, o Benfica é pois o candidato ao titulo com pior rendimento médio nos jogos dirigidos por Jorge Sousa. Em 08/12/2016 voltamos a demonstrar que Jorge Sousa não tem condições para dirigir jogos do Benfica, o argumento dessa altura continua valido hoje, que é o estranho facto de o Benfica nestas últimas 11 épocas ter conquistado em média apenas 58% dos pontos possíveis nos jogos arbitrados por Jorge Sousa, quando o rendimento médio geral do Benfica nos jogos contra cada um dos clubes do campeonato Português é normalmente muito superior a esse, pois mesmo contra o Sporting que é o 2º clube com o qual o Benfica obtém o pior rendimento médio no campeonato nacional, o Benfica conquistou em média 62% dos pontos possíveis nesses 22 confrontos directos com o Sporting nas últimas 11 épocas. Logo, como é possível encontrarmos um arbitro que nesse mesmo período se possa revelar um obstáculo mais difícil de ultrapassar para o Benfica do que é o seu próprio rival natural (Sporting)! No campeonato Nacional não é possível que o Jorge Sousa arbitre jogos do Benfica sistematicamente contra adversários mais fortes que o próprio Sporting. É um dado estatístico revelador, não existem em Portugal tantas equipas mais fortes que o Sporting. ou o Braga. Em 02/12/2017 era aqui publicado que Jorge Sousa não garante imparcialidade.

Que este arbitro não tem condições para exercer a autoridade arbitral com imparcialidade num F. C. Porto - Benfica, já todos os adeptos de futebol sabem desde que viram a sua miserável actuação na Final da Taça da Liga, em que com os jogadores do F. C. Porto de cabeça perdida não foi capaz de lhes exibir sequer 1 cartão vermelho, por isso não foi novidade para ninguém que no último clássico que dirigiu, jogo da 1ª volta da época passada (2017/18), não tenha sequer exibido cartão amarelo em nenhuma destas entradas assassinas ao Jonas e depois tenha sido capaz de expulsar o Zivcovic 6 minutos depois deste entrar em campo por 2 faltas banais, qualquer delas muito menos grave que estas 2 protagonizadas pelo Filipe nos lances que se seguem.


Com o critério arbitram normalmente utilizado pelo Jorge Sousa, em termos anímicos e de confiança para disputar os lances com tudo/sem receios, como acham que entram em campo hoje por exemplo o Filipe, o Jonas e o Zivcovic? Isto só para falar nos jogadores envolvidos nesses lances completamente absurdos do último clássico que dirigiu.

Esta plena confiança do F. C. Porto no arbitro é uma grande vantagem que o Conselho de Arbitragem mais uma vez dá ao clube, ao nomear pela 8 vez em 10 possíveis, um arbitro da própria Associação do Porto para um clássico entre o Benfica e o F. C. Porto nos últimos 5 campeonatos.
Basta!
Basta!
Basta!
Já enjoa! 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, sempre para o mesmo lado Basta!
Só mesmo um Benfica muito superior conseguirá impedir o que o Conselho de Arbitragem preparou!

1 comentário:

Anónimo disse...

Só quem anda distraído é que não percebeu que Jorge Sousa já andava a ser preparado há semanas. Há 3 semanas recebeu visita do Capo no balneário acompanhado do cão raivoso que o segue. Já sabiam então que iria ser ele.
E há uma semana foi apanhado a comer num restaurante com o Hugo Miguel e o mesmo cão sarnento.
É a transparência de que tanto falam!