João Capela assinalou mão na bola dentro da área, este já é o 8º penalti favorável ao F. C. Porto que assinala nas últimas 11 épocas. João Capela passou a ser o arbitro que mais penaltis favoráveis ao F. C .Porto assinalou nas últimas 11 épocas! Por falar nisso, o meu amigo sabe quais são os árbitros que assinalaram mais grandes penalidades favoráveis ao F. C. Porto nos últimos 11 campeonatos? Se não sabe e apenas tem uma ideia com base no conhecimento empírico que tem da nossa liga profissional, aqui ficam os registos estatísticos pela ordem decrescente:
- João Capela, que já assinalou 8 penaltis favoráveis ao F. C. Porto nos 17 jogos do clube arbitrados (ou seja em média usufrui de 1 penalti por cada 2 jogos realizados) e apenas foi capaz de assinalar 1 penalti desfavorável ao F. C. Porto nas últimas 11 épocas.
- Artur Soares Dias, que já assinalou 7 penaltis favoráveis ao F. C. Porto nos 24 jogos do clube arbitrados e apenas foi capaz de assinalar 2 penaltis desfavoráveis ao clube.
- Carlos Xistra, que já assinalou 7 penaltis favoráveis ao F. C. Porto nos 28 jogos do clube arbitrados e apenas foi capaz de assinalar 2 penaltis desfavoráveis ao clube.
- Pedro Proença, que assinalou 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto nos 16 jogos do clube arbitrados e não assinalou qualquer penalti desfavorável ao clube nos últimos 11 campeonatos.
- Hugo Miguel, que já assinalou 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto nos 24 jogos do clube arbitrados e apenas foi capaz de assinalar 1 penalti desfavorável ao clube.
Esta jornada, assistiu-se a mais uma demonstração descarada de como os critérios arbitrais podem variar consoante as cores das equipas em confronto. João Capela que havia arbitrado na semana anterior o Benfica 2 - Belenenses 2, em que não considerou infracção para grande penalidade nenhum dos 3 cortes com a mão ocorridos na área do Belenenses, contrariamente ao que aconteceu no F. C. Porto-Marítim,o em que aos 3 minutos por suposta mão, queria assinalar penalti favorável ao F. C. Porto (decisão revertida/corrigida pelo VAR), depois viria a expulsar um jogador do Marítimo aos 8 minutos e a assinalar o penalti que veio a permitir abrir o marcador aos 57 minutos.
No quadro que se segue podemos ver os dados estatísticos dos penaltis assinalados a favor dos 3 grandes de Portugal nas últimas 11 épocas separando esses dados em 2 blocos (os primeiros 5 anos e os últimos 6). Realce para o facto dos penaltis assinalados a favor dos grandes com o jogo ainda empatado, termos 44 desses importantes penaltis assinalados a favor do F. C. Porto, 34 a favor do Benfica e 33 a favor do Sporting. O mais difícil normalmente é marcar o golo que permite a vantagem no marcador e obriga o adversário a ter que se abrir. Estes são os penaltis mais valiosos.
Todos partimos do princípio de que estes 3 grandes de Portugal são as equipas que beneficiam de mais penaltis assinalados a seu favor, porque estatisticamente é expectável encontrarmos uma correlação positiva entre as equipas que mais atacam (mais golos marcam) e as que mais penaltis obrigam os seus adversários a cometer, mas inexplicavelmente em Portugal a equipa com o melhor ataque não é a que obrigou os adversários a cometer mais faltas na sua área (pelo menos aos olhos dos nossos árbitros). Pelos vistos o Benfica mesmo tendo um ataque, que nestes últimos 11 campeonatos tenha marcado mais 201 golos que o Sporting ainda assim (792-591), se constata que o Sporting usufruiu de mais penaltis favoráveis (90) do que os que foram assinalados para o Benfica (86).
Os penaltis não são todos iguais, alguns não têm qualquer efeito na repartição final dos pontos, como é o caso dos que são assinalados quando já se está a vencer por 2 ou mais golos de diferença, outros são muito importantes para o rendimento desportivo, como é o caso dos que são assinalados com o jogo empatado, pois permitem o desbloquear do resultado, estes golos são normalmente os mais difíceis de conseguir para os candidatos ao título. Com pontos ainda directamente em disputa, nas últimas 11 épocas foram assinalados:
- 55 penaltis favoráveis ao F. C. Porto (44 com o jogo empatado e 11 quando estava a perder por 1 golo de diferença).
- 46 penaltis favoráveis ao Benfica (34 com o jogo empatado e 12 quando estava a perder por 1 golo de diferença).
- 50 penaltis favoráveis ao Sporting (33 com o jogo empatado e 17 quando estava a perder por 1 golo de diferença).
Sem comentários:
Enviar um comentário